A terceira etapa do Estadual de Bodyboarding aconteceu nos dias 19 e 20 de outubro na Praia de Itaparica, Vila Velha (ES), confirmando as expectativas com boas ondas e disputas acirradas em sete categorias.
Na Open Feminino, Marylene Berundio brilhou mais uma vez, garantindo sua terceira vitória consecutiva. Com essa conquista, ela já foi declarada Campeã Estadual de 2024. Mesmo se recuperando fisicamente, Marylene usou sua experiência para escolher as melhores ondas e administrar a vantagem, garantindo também a cobiçada Bike Elétrica da Inow. Luiza Mezadri ficou em segundo lugar, seguida por Maria Silva em terceiro.
Na Profissional Masculino, o então líder Gabriel Castelan não avançou no Round 3, e o 10x campeão estadual Lucas Nogueira aproveitou para vencer sua segunda etapa consecutiva, tomando a liderança do ranking. Ronieris Viana ficou em segundo na final, subindo para o terceiro lugar no ranking geral. A grande final em dezembro promete fortes emoções.
Na Profissional Feminino, a atual campeã mundial e tricampeã estadual, Maíra Viana, enfrentou uma disputa acirrada contra a heptacampeã estadual e Medalhista de Ouro no Pan-Americano, Maylla Venturin. A vitória foi decidida a favor de Maíra, que somou a maior nota da bateria, 8.00 pontos, garantindo sua vitória nas ondas de Itaparica.
Um fato inédito aconteceu na categoria Sub 16, com a histórica vitória de Nicollas Raich, jovem indígena de Aracruz. Nicollas chegou à final e, com uma média de 8,20 em sua última onda, assumiu a liderança e manteve-se no topo até o fim, conquistando uma vitória celebrada por todos.
Na Legend, Elwes Vieira, que havia vencido as duas primeiras etapas, foi superado por Henrique Andrade, que pegou as melhores ondas e garantiu o primeiro lugar. Marcelo Miranda ficou em segundo, enquanto Elwes terminou em terceiro, mantendo-se na liderança do ranking.
Na Master, Dudu Bacteria continua invicto, vencendo mais uma etapa e permanecendo na liderança do ranking. Leonardo Moreira ficou em segundo lugar, seguido por Gleicione Costa, o atual campeão da modalidade, em terceiro, e Washington Barreto completando a final na quarta posição.
Na Sub 18, Henry Cogo, de Guarapari, mostrou muita técnica e ousadia para vencer, deixando Guilherme Montenegro em segundo e Miguel Bedran em terceiro. Gabriel Ramalhete, também de Guarapari, terminou em quarto lugar.
Fechando o dia de competições, na Iniciantes, João Lamego surpreendeu a todos nos instantes finais com uma manobra progressiva e inovadora, recebendo uma nota 10 unânime, levantando a praia. Em seguida, somou mais um 8.25 pontos, garantindo o maior somatório de toda a etapa entre os 96 atletas inscritos.
A próxima e decisiva etapa será nos dias 14 e 15 de dezembro, na Barra do Jucu, Vila Velha.
Masculino Profissional
1 Lucas Nogueira
2 Ronieris Viana
3 Gabriel Andrade
4 Paulo Galatti
Feminino Profissional
1 Maíra Viana
2 Maylla Venturin
3 Bianca Simões
Open Masculino
1 Luiz Monjardim
2 Matheus Rodrigues
3 Davi Ribeiro
4 Marcio Santana
Sub 18
1 Henry Cogo
2 Gui Montenegro
3 Miguel Bedran
4 Gabriel Ramalhete
Sub 16
1 Nicollas Raich
2 Leonardo Silva
3 Gabriel Ramalhete
4 Giliardson Costa
Iniciante
1 João Lamego
2 Matheus Rodrigues
3 Iago Meira
4 David Lucas
Master Masculino
1 Dudu Bactéria
2 Leonardo Moreira
3 Gleicione Costa
3 Washington Barreto
Legend Masculino
1 Henrique Andrade
2 Marcelo Miranda
3 Elwes Vieira
4 Marcelo Rocha
Open Feminino
1 Marilene Berundio
2 Luiza Majevski
3 Maria Silva