Florianópolis (SC) foi o palco de abertura do SC Bodyboarding Tour 2025, que teve sua primeira etapa realizada nos dias 22 e 23 de março, na Praia do Matadeiro, ao sul da ilha. Apresentado pela ArcelorMittal, o evento reuniu atletas de vários estados e contou com performances de alto nível, marcando com intensidade o início da temporada.
O sábado (22) começou com ondas na casa do meio metro e boa formação, permitindo aos concorrentes boas execuções de manobras. Conforme a maré foi mudando, as atletas precisaram se adaptar às novas condições, enfrentando algumas baterias desafiadoras que exigiram estratégia, técnica e leitura de onda.
Com a presença de lendas do bodyboard nacional, como Eder Luciano (SC), Gugu Barcellos (RJ), Marlus Joca (CE), Paola Simão (RJ), Joselani Amorin (RS), Mayra Gonçalves (PR) e Cris Silva (SC), o evento teve um nível técnico elevado desde a primeira fase.
Da promessa à nota perfeita
Um dos momentos mais marcantes foi protagonizado por Natanael Bueno (PR), que com apenas quatro meses de prática no bodyboard e estreiando em competições, conquistou a maior onda do evento durante a semifinal da categoria Iniciantes. A cena arrancou aplausos e comentários como “parecia que ele desceu um prédio”, segundo os competidores na areia. Apesar da nota não ter sido suficiente para a classificação, a coragem do jovem atleta chamou a atenção.
O ápice técnico do fim de semana ficou com por conta do catarinense e Top 5 mundial Eder Luciano, que recebeu a única nota 10 do evento ao completar um ARS (Air Roll Spin) seguido de um rolo. A manobra arrancou gritos do público e aprovação total dos juízes. Na final da categoria Masculino Profissional, Eder superou Hermano Costa (RJ) com um somatório de 14,75, garantindo a vitória com 3,25 pontos de vantagem.
Ver essa foto no Instagram
Veja o 10 de Eder Luciano acima.
Tradição e vitórias no Feminino
No Feminino, o domínio catarinense veio com sabor familiar: a local do pico e a presidente da Federação Catarinense de Bodyboard (Fecab), Cris Silva, venceu a categoria Master Feminino, somando 12,25 pontos. Na Open Feminino, sua filha, Doris Melo, campeã catarinense Open em 2024, também levou a melhor, começando 2025 com o pé direito.
Próxima etapa
A expectativa agora é para a segunda etapa do SC Bodyboarding Tour 2025, que acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, na cidade de Navegantes.
Campeões da 1ª etapa do SC Bodyboarding Tour 2025
Profissional Masculino
1 Eder Luciano (SC)
2 Hermano Castro (RJ)
3 Gabriel Castro (CE)
4 André Luiz (RJ)
Profissional Feminino
1 Joselani Amorim (RS)
2 Mayra Gonçalves (PR)
3 Francis Aoto (RP)
4 Paola Simão (RJ)
Open Masculino
1 Gustavo Barreto (RJ)
2 Nathan Henrique (PR)
3 Paulo Henrique (SC)
4 Luis Antônio Pittol (SC)
Open Feminino
1 Doris Melo (SC)
2 Mayra Gonçalves (PR)
3 Joana Pereira (SC)
4 Marta Andrade (RS)
Master Feminino
1 Cris Silva (SC)
2 Pérola de Souza (PR)
3 Naiara Stringhini (SC)
4 Alé Nahra (SC)
Master Masculino
1 Paulo Henrique (PR)
2 Gugu Barcelos (RJ)
3 Flávio Henrique (PR)
4 Marlon José (PR)
Legend
1 Marlus Joca (CE)
2 Gugu Barcelos (RJ)
3 Djan Porrua de Freitas (SC)
4 Ronaldo Figueiredo (SC)
Iniciantes
1 Antônio Paris (PR)
2 Pedro Henrique Dorneles (PR)
3 Alan Cauan dos Santos (PR)
4 Matheus Lima (SC)
Sub 14 Mista
1 José Fernando Paris (PR)
2 Natanael Bueno (PR)
3 Ryan Brayan (RP)
4 Nauan Arthoff (SC)