Cearense de bodyboarding

Zacarias e Patrícia vencem

Zacarias Nunes e Patrícia Helena conquistam título da principal categoria na primeira etapa do Cearense de Bodyboarding 2025 na Praia do Futuro, Fortaleza (CE).

0

Rolou neste domingo (23) a primeira etapa do Circuito Cearense de Bodyboarding 2025 na Praia do Futuro, Fortaleza (CE). Contando com a presença dos melhores bodyboarders em atuação no Ceará, o evento, que durou três dias, também recebeu competidores vindos dos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Espírito Santo. Ao todo, 218 atletas participaram do evento.

Com atuações eletrizantes e irretocáveis vencendo simplesmente todas as baterias que disputaram, Zacarias Nunes e Patrícia Helena conquistaram o lugar mais alto do pódio na principal categoria, a Profissional.

E como não poderia ser diferente, na última bateria da categoria mais importante entre os homens, Zacarias Nunes protagonizou uma das viradas mais eletrizantes de toda a competição. Matheus Billy liderou a final praticamente do início ao fim, mesmo com as constantes investidas de Zacarias.

Contudo, faltando menos de 30 segundos para o término, a onda salvadora veio para Zacarias, que não pensou duas vezes em arriscar tudo em uma manobra de alto grau de dificuldade, mandando um backflip perfeito para assumir a liderança da bateria. Mas, Billy, que havia dominado a bateria, não entregaria o título tão fácil e ainda teve uma última chance de vencer em uma onda que veio nos últimos segundos da bateria. Terminada a bateria, todos na praia ficaram na expectativa de quem seria o grande campeão. O troféu de campeão da 1ª Etapa do Circuito Cearense de Bodyboarding 2025 ficou nas mãos de Zacarias Nunes, que vibrou muito junto com sua torcida.

“Estou muito feliz com esse resultado. Foi uma Final muito especial. Eu venho treinando muito, esse ano tem sido de grandes mudanças, grandes transformações e sinto que estou no caminho certo. Quero agradecer a todos que torcem por mim, meus patrocinadores e apoiadores, a minha família e a todas as mães que tenho espalhadas por onde quer que eu ande, porque muitas vezes parece que tenho várias famílias”, declara Zacarias.

Entre as mulheres o destaque ficou por conta da brilhante atuação de Patrícia Helena. Fazendo um campeonato perfeito, vencendo todas as baterias que disputou, Patrícia enfrentou Bia Jesus na final em uma bateria que foi definida nas duas primeiras onda. Ela já havia aberto o placar na disputa com uma boa onda que lhe rendeu uma nota 6.0 pontos.

Contudo, aos 15 minutos de bateria, Patrícia pegou a maior onda que subiu na bateria para mandar um El Rollo no crítico, levantando a torcida e arrancando nada menos que um 9.0. Daí para frente Bia Jesus iniciou uma corrida para tentar superar a adversária. Mas, infelizmente, as ondas não ajudaram e Bia acabou terminando com a segunda colocação. Ao final da bateria Patrícia fez questão de reforçar que estava ali para vencer.

“Eu já tinha dito (ainda na semifinal) que estava aqui pra vencer. A Bia é uma excelente competidora e muito me honra e alegra disputar uma final com ela. Mas, no fundo do meu íntimo eu sentia que esse evento era meu, que hoje era meu dia. E graças a Deus deu tudo certo”, declara.

Ainda entre as profissionais Feminino, destaque para a presença da Pentacampeã Mundial Neymara Carvalho, que mesmo tendo perdido na Fase 3 da competição, fez questão de interagir com as novas gerações, transmitindo muito do conhecimento angariado em décadas de competições nacionais e internacionais.

Na principal categoria entre os amadores, a Open, o show foi comandado por Levi Almeida e Cely Silva. Com uma performance digna de um atleta de ponta, o bodyboarder local da Prainha, Levi Almeida, comprovou mais uma vez que a bela praia do Litoral Oeste cearense mantém seu status de celeiro de grandes atletas e continua a forjar grandes campeões. Com uma combinação de fortes manobras, aliada a uma leitura de ondas privilegiada, Levi faturou o título da etapa e largou na frente na corrida pelo cobiçado título do circuito, trazendo consigo Vinícius Lopes (que chegou a cravar uma nota 10 na Fase 2 da competição), Paulo Vitor e Gabriel Maia na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.

Na Feminino as ações foram comandadas por Cely SIlva, que surfou muito para conquistar uma das quatro vagas na grande Final e superar as adversárias Vitória Castro, Maria Clara e Vida Andrade, respectivamente segunda, terceira e quarta colocadas.

Na Dropknee o grande campeão foi Erik Silvino. Atual campeão estadual da categoria, ele entrou determinado a manter o título em uma difícil bateria que contou com mais três especialistas na modalidade. No fim Willian Bezerra terminou com a segunda colocação, Paulo Sérgio ficou em terceiro e Pedro Cabral completou o pódio na quarta colocação. Ao final da bateria o campeão expressou a sua felicidade com o resultado:

“A modalidade Dropknee exige muito equilíbrio e por isso qualquer atleta que queira se destacar tem que treinar muito. Estou muito feliz com essa vitória e espero conseguir manter a liderança até o fim do Circuito. Sei que não será fácil, mas continuarei trabalhando duro para conquistar esse e todos os meus objetivos”, afirma Erik.

Entre os Masters o grande campeão foi Gilvan Rocha vencendo uma disputa acirradíssima com grandes nomes da modalidade, Phillipe Silva, Cassote Santos e Luiz Carlos, segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente.

Na Grand Master o destaque ficou por conta da atuação do potiguar Daniel Dantas, que veio do Rio Grande do Norte para faturar um dos títulos mais desejados pelos veteranos. Em segundo ficou Frederico Tavares, em terceiro o pernambucano Adriano Silveira e em quarto Rodrigo Herculano.

Na Legends quem subiu no lugar mais alto do pódio foi Marlus Joca, com Marcelo Costa em segundo, Rafael Moraes em terceiro e Eduardo Holanda na quarta colocação.

E completando o espetáculo entre os mais experientes, Paulo Sérgio deu um show de habilidade para faturar mais um troféu para a sua coleção, com Gustavo Garcia finalizando na segunda colocação. E por falar em coleção de troféus, Alberto Colares, o Betinho, que terminou na terceira colocação da categoria, chegou ao seu 298º troféu, anunciando que teremos festa ao atingir a impressionante marca de 300 troféus conquistados: “Se quem conquista três (troféus) pede música, quem conquista 300 pode pedir uma festa”, comentou Betinho entre risos. Em quarto ficou Carlos Wellington.

Na categoria PCD o grande campeão foi Pedro Maciel, com Rangéria Amorim na segunda colocação, Cristiane Andrade em terceiro lugar e Tércio Cyclop na quarta colocação. Todos os competidores mais uma vez deram uma verdadeira demonstração de dedicação ao esporte e fair play, arrancando muitos aplausos dos presentes.

As categorias de base também protagonizaram seu show, mostrando que a renovação está em franca expansão e que a manutenção do Ceará como estado referência no bodyboarding brasileiro e mundial está garantida.

Na Iniciante Masculino o grande destaque foi o bodyboarder pernambucano André Barros, que não se intimidou com a superioridade numérica dos adversários locais e cravou a bandeira do seu estado no topo do pódio. Cauã Almeida finalizou na segunda colocação, com Arthur Duarte em terceiro e Wanderson Santiago em quarto.

Na Iniciante Feminino a grande campeã foi Kailany Sousa, com Maria Clara, Pamela Castro e Sara Alves completando o pódio na segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.

Na categoria Estreante Masculino Lucas Guedes comemorou muito a conquista do primeiro lugar, com Luis Gustavo em segundo, Luiz Fernando em terceiro e Midiã Martins na quarta colocação.

Entre as mulheres que estão estreando em competições, a grande campeã foi Bea Coelho, com Clarice Nascimento em segundo, Clara Ramos em terceiro e Ketley Marinho em quarto lugar.

E finalizando as 15 categorias em disputa na etapa de abertura do certame estadual de bodyboarding 2025 a categoria Estreante foi mais uma festa para pais e amigos presentes à praia, com Gabriel Ramos terminando em primeiro, Danilo Santos em segundo, Guilherme Mendes em terceiro e Maycon Freitas na quarta colocação.

Ano começa com pé direito

Assim como prometido pela nova gestão da federação que teria o maior e melhor circuito da história do bodyboarding cearense, o ArcelorMittal, FTrade e Faculdade Estácio Apresentam: Circuito Cearense de Bodyboarding 2025-1ª Etapa comprovou mais uma vez que a modalidade segue firme no caminho do crescimento, como explicou o Presidente Marcelo Barros.

“Estamos muito felizes com tudo o que aconteceu nessa primeira etapa. Mesmo com muita chuva nossos atletas mostraram porque o Ceará é considerado uma das maiores potências do esporte no país. Foram três dias de altas ondas, com nada menos que quatro notas dez assinaladas pelos atletas, além de muitas notas nove. E para nós isso prova o alto nível dos nossos atletas. Claro que primamos por oferecer uma estrutura a altura dos competidores. Mas, o que torna um esporte grande não é o tamanho do palanque, e sim o nível técnico dos atletas. E é para que eles tenham cada vez mais oportunidades de crescimento que eu e todos que fazem a Federação de Bodyboarding do Ceará batalhamos diuturnamente. Não é fácil. Mas, é muito gratificante ver os frutos do nosso trabalho surgindo a cada dia, com o surgimento de novos nomes e a consolidação de nossos ídolos”, declara Marcelo Barros.

A Etapa de Abertura do Circuito Cearense de Bodyboarding 2025 conta com os patrocínios de ArcelorMittal, FTrade e Faculdade Estácio. Co-Patrocínio de High Score, Genesis Boards, Ativo Contábil e Paula Castelo Natura e Avon. Apoios de PolyCell, MOB/Giga Mais Fibra, IBESF, WoW, LINK (Agência de Sites) e Barraca do Jhonny. Realização: FBCE. Arbitragem: ACEABB.

Resultados

Profissional Masculino
1 Zacarias Nunes
2 Matheus Billy
3 José Augusto
3 Roberto Bruno

Profissional Feminino
1 Patrícia Helena
2 Bia Jesus
3 Clara Pontes
3 Marília Alencar

Open Masculino
1 Levi Almeida
2 Vinícius Lopes
3 Paulo Vitor
4 Gabriel Maia

Open Feminino
1 Cely Silva
2 Vitória Castro
3 Maria Clara
4 Vida Andrade

DK
1 Erik Silvino
2 Willian Bezerra
3 Paulo Sérgio
4 Pedro Cabral

Master
1 Gilvan Rocha
2 Phillipe Silva
3 Cassote Santos
4 Luiz Carlos

Grand Master
1 Daniel Dantas
2 Frederico Tavares
3 Adriano Silveira
4 Rodrigo Herculano

Legend
1 Marlus Joca
2 Marcelo Costa
3 Rafael Moraes
4 Eduardo Holanda

Grand Legend
1 Paulo Sérgio
2 Gustavo Garcia
3 Alberto Colares
4 Carlos Wellington

PCD
1 Pedro Maciel
2 Rangéria Amorim
3 Cristiane Andrade
4 Tércio Cyclop

Iniciante Masculino
1 André Barros
2 Cauã Almeida
3 Arthur Duarte
4 Wanderson Santiago

Iniciante Feminino
1 Kailany Sousa
2 Maria Clara
3 Pamela Castro
4 Sara Alves

Estreante Masculino
1 Lucas Guedes
2 Luis Gustavo
3 Luiz Fernando
4 Midiã Martins

Estreante Feminino
1 Bea Coelho
2 Clarice Nascimento
3 Clara Ramos
4 Ketley Marinho

Escolinha
1 Gabriel Ramos
2 Danilo Santos
3 Guilherme Mendes
4 Maycon Freitas

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso.
Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.