Bodyboarders de quatro estados marcaram presença na Praia Brava, Guaratuba (PR), para a primeira etapa do Circuito Paranaense de Bodyboard, realizada no último final de semana (10 e 11).
Ausente do estadual há mais de dez anos, o retorno triunfal do município do litoral sul paranaense não poderia ter sido melhor. Além da incrível estrutura oferecida à toda a comunidade do bodyboarding paranaense, e da boa premiação, os Jogos de Aventura & Natureza ainda contaram com altas ondas.
Campeão paranaense profissional de 2015, o matinhense João Vitor da Silva era só sorrisos durante os dois dias de competições em Guaratuba. Ao final do evento, ele ainda teve a honra de emplacar mais uma vitória em sua carreira, na categoria Elite, a primeira no município vizinho à sua casa.
“Curti demais o campeonato!”, diz João Vitor. “Desde a penúltima etapa do ano passado que eu não surfava, e ainda consegui ganhar. Isso me deixou no gás para a sequência da competição! Foi realmente um presentão de Dia dos Pais!”, comemora o atleta.
Isa Nunes foi outro grande destaque dos Jogos. Por pouco, a campeã brasileira amadora de 2017 não teria a chance de participar do evento por falta de competidoras em sua categoria, e por uma decisão da Federação Paranaense de Bodyboarding, em não deixá-la de fora desta nova fase do Circuito Paranaense, permitiu que a atleta competisse na categoria Elite feminina.
No fim das contas, com a chegada de uma atleta de fora do estado, a paulista Giovanna Schinaider, e também com a participação da matinhense Kenia Maele, a categoria amadora feminina aconteceu com apenas três atletas, e Isa Nunes competiu nas duas categorias.
E não é que a atleta de Paranaguá conquistou duas vitórias? Mesmo sem direito à premiação em dinheiro, Isa mostrou que sua carreira está evoluindo cada vez mais, e mostrou que vai com tudo para a disputa do título brasileiro da atual temporada.
Highlights:
De Paranaguá também saiu o grande campeão da categoria Master. O experiente Rogério da Silva voltou a disputar um evento no Paraná, após sete anos competindo apenas as etapas do Circuito Catarinense, e saiu na frente da corrida pelo título paranaense de 2019. Outro atleta que fez bonito após anos afastado do Circuito foi o guaratubano Alex Antum, que conquistou a segunda colocação em sua casa.
Assim como os representantes de Paranaguá, o município de Pontal do Paraná também fez bonito nos Jogos de Aventura & Natureza. Os atletas gerados no Centro de Treinamento de Bodyboarding do Balneário de Ipanema fizeram um grande espetáculo em Guaratuba, e coletaram duas vitórias: Jailton Camargo foi o vencedor na categoria Open Masculino. O mesmo aconteceu na categoria Sub-16, na qual Cezar Brito, superou três conterrâneos na bateria decisiva.
Cezinha mostrou que continua em plena forma, conquistando a melhor somatória e a melhor onda de todo o evento, o que colocou seus colegas em combinação e lhe garantiu a primeira posição na abertura do Circuito Paranaense de 2019.
A próxima etapa do Circuito Paranaense de Bodyboarding está prevista para acontecer em Matinhos, no mês de setembro. Já os Jogos de Aventura & Natureza, retornam no final de outubro, desta vez em pleno Balneário Ipanema, em Pontal do Paraná.
Os Jogos de Aventura & Natureza são uma realização do Governo do Estado do Paraná. Apoio: Prefeitura de Guaratuba. As competições de bodyboarding tiveram o patrocínio do Grupo UNINTER, através dos Polos Uninter de Guaratuba e Pontal do Paraná. A MOV Bodyboard co-patrocinou o evento com pranchas aos vencedores de seis categorias. A primeira etapa do estadual também contou com o apoio da Genesis Bodyboards Brasil, On Eyewear Bodyboarding Company, Merrel Tattoo Guaratuba, Burn’s Clothing Co. e Tide Rise Surf.
Resultados
Elite Masculino
1 João Vitor da Silva – Matinhos (PR)
2 Marcos Boeno – Matinhos (PR)
3 Leandro Gonçalves – Pontal do Paraná (PR)
3 Paulo Henrique Santos – Matinhos (PR)
Elite Feminino
1 Isa Nunes – Paranaguá (PR)
2 Gutta Borges – Matinhos (PR)
3 Francis Aoto – Guaratuba (PR)
4 Vanessa Pavlak – Guaratuba (PR)
Open Masculino
1 Jailton Camargo – Pontal do Paraná (PR)
2 Matheus Maccafferty – Pontal do Paraná (PR)
3 Edevailton Camargo – Pontal do Paraná (PR)
4 Lucas Obiava – Pontal do Paraná (PR)
Open Feminino
1 Isa Nunes – Paranaguá (PR)
2 Giovanna Schinaider – Mongaguá (SP)
3 Kenia Maele – Matinhos (PR)
Sub 16 Masculino
1 Cezar Brito – Pontal do Paraná (PR)
2 Roger Fusculin – Pontal do Paraná (PR)
3 Pedro Henrique – Pontal do Paraná (PR)
4 Natanael Felipe – Pontal do Paraná (PR)
Master Masculino
1 Rogério da Silva – Paranaguá (PR)
2 Alex Antun – Guaratuba (PR)
3 Marcos Maciel – Balneário Barra do Sul (SC)
4 Alexandre Menezes – Piçarras (SC)