Foi realizada no último domingo, 29 de abril, a primeira etapa do Rio Bodyboarding Master Series 2018, na paradisíaca Praia Brava, em Arraial do Cabo.
Com ondas tubulares em torno de meio metro e boa formação, os atletas acima de 30 anos mostraram que continuam representando o esporte em alto nível. Vários tubos e muitas manobras aéreas foram executadas, elevando o nível do evento.
O formato da competição é por equipes, mas as ondas são avaliadas individualmente, que somam tanto para a equipe, quanto para a competição individual.
A disputa foi super equilibrada em ambos os formatos. Na disputa por equipe, quem se deu melhor foi o time formado por Rodrigo Correa, Gugu Barcellos, Marcelo Rocha (ES), Alex Sandro e Felipe Colombo, que antes da competição já era apontada como a grande favorita, deixando a equipe composta por Raphael Nunes, Wagão Rizzo, Edson Muniz, Gil Alexandre e Eduardo Cebola na 2ª colocação.
Nas disputas individuais, garante o título quem somar as quatro melhores notas nos dois rounds (duas melhores no round 1, mais as duas melhores do round 2).
Na categoria Sênior (30 a 34 anos), quem se deu melhor foi o carioca Felipe Colombo, deixando o niteroiense Eduardo Cebola na 2ª colocação, por uma diferença mínima de 0,1 ponto (apenas 1 décimo).
Na categoria Master (35 a 39 anos), quem levou a melhor foi o campeão Master de 2016, o macaense Alex Sandro e na 2a colocação, o campeão Master 2017, o capixaba Leonardo Moreira.
Na categoria Grand Master (40 a 44 anos), a festa foi niteroiense. O campeão foi Gugu Barcellos, que também foi o maior pontuador da etapa, seguido por Fabio Simonin, que terminou empatado com outro atleta de Niterói, Guilherme Gianelli, mas no critério de desempate, Simonin acabou ficando com o vice campeonato.
Na categoria Legend (acima de 45 anos), o campeão foi outro atleta de Niterói, Rodrigo Correa, estreando na categoria em 2018, deixando o ídolo e multicampeão legend Claudio Marques, na 2ª colocação por uma diferença de apenas 6 décimos.
Na categoria Feminino Master, quem saiu vitoriosa foi a macaense Renata Pimentel, seguida de perto por outra macaense, Evelyn Paixão.
No fim do evento, foi realizado um trabalho de conscientização e preservação da praia, onde atletas e público presente limparam toda a extensão da Praia Brava.
A premiação foi realizada com uma grande confraternização entre atletas, amigos e familiares, no Restaurante Container Steak Bar, na praia Grande.
Essa primeira etapa contou com patrocínio de Kamona Surf Shop, Pena e Scaleup Consultoria e apoio de ACorp Eventos e Pranchas MOV.
O Rio Bodyboarding Master Series é um movimento autêntico, que visa resgatar a essência do bodyboarding e de seus ídolos, trazer novamente pra água antigos atletas e promover o esporte em praias propícias para a prática.
A próxima etapa está programada para acontecer em agosto (provavelmente, 18 ou 19/8), na praia de Itacoatiara.
Mais informações pelo email [email protected].
Resultados da etapa na Praia Brava
Equipe campeã: Rodrigo Correa, Gugu Barcellos, Marcelo Rocha (ES), Alex Sandro e Felipe Colombo (35,8 pontos);
Equipe vice: Raphael Nunes, Wagão Rizzo, Edson Muniz, Gil Alexandre e Eduardo Cebola (32,4 pontos);
Equipe 3º lugar: Claudio Marques, André Paiva, Guilherme Muller, Leonardo Moreira (ES) e Evelyn Paixão (31 pontos).
Sênior (30-34 anos)
1º – Felipe Colombo (20,3 pontos)
2º – Eduardo Cebola (20,2 pontos)
Master (35-39 anos)
1º – Alex Sandro (21,1 pontos)
2º – Léo Moreira (ES) (19,5 pontos)
Grand Master (40-44 anos)
1º – Gugu Barcellos (22,8 pontos)
2º – Fabio Simonin (18 pontos)
Legend (acima de 45 anos)
1º – Rodrigo Correa (18,3 pontos)
2º – Claudio Marques (17,7 pontos)
Feminino Master
1º – Renata Pimentel
2º – Evelyn Paixão
Prêmio extra:
Maior pontuador geral – Gugu Barcellos