Itacoatiara Pro

Swell pesado a caminho

Itacoatiara Pro pode ter ondas de até 3 metros nos próximos dias, em Niterói (RJ).

0
Antonio Cardoso é um dos Tops da elite mundial do bodyboarding.Tony D'Andrea / Uma Rosa Filmes
Antonio Cardoso é um dos Tops da elite mundial do bodyboarding.

Conforme estava previsto, o Itacoatiara Pro foi novamente adiado nesta sexta-feira (22), postergando em mais um dia o reinício da etapa brasileira do Circuito Mundial de Bodyboarding.

A previsão vem se concretizando ao longo da semana e a expectativa é enorme para os próximos quatro dias da janela de espera do evento. Uma ondulação de sul / sudoeste encostou com força e a previsão indica até 3 metros de onda entre sábado e terça.

“Nós não poderíamos esperar algo melhor do que isso. Todos os gráficos têm apontado a mesma coisa e até agora não falhou. Se a ondulação se manter dessa forma a partir de sábado, teremos o melhor swell desses sete anos de Itacoatiara Pro”, comenta Pedro Kurdian, Presidente da Associação de Bodyboard de Niterói.

Com isso, a expectativa para a estreia dos tops aumenta a cada hora, especialmente devido ao novo formato de competição que será utilizado pela primeira vez no Brasil. Implementado este ano e já testado em Arica, no Chile, o novo modelo de disputa permite que os 32 classificados para o evento principal caiam na água três vezes.

Nessas três baterias, os atletas devem puxar ao máximo o nível de radicalidade, pois apenas as três melhores ondas serão computadas no somatório, independente em qual bateria elas tenham sido feitas.

O Brasil consolidou-se como a nação com o maior número de atletas no evento principal, com dez atletas defendendo as cores da bandeira brasileira contra 5 havaianos, 3 sul-africanos, 3 australianos, 3 chilenos, 2 franceses, 2 portugueses, 1 marroquino, 1 argentino, 1 peruano e 1 de Ilhas Reunião.

A lista de brasileiros inclui os integrantes dos Top 24 – Eder Luciano (SC), Uri Valadão (BA), Roberto Bruno (CE) e Dudu Pedra (RJ) – os Wild Cards – João Zik (RJ) e Sócrates Santana (RJ) – além dos quatro classificados através das triagens – Adejaldo Silva (RJ), Isaias Ravyc (CE), Hugo Medeiros (RJ) e David Barbosa (RJ).

Tricampeão mundial do ISA Games, Eder Luciano falou sobre a espera para o início do evento principal. “Apesar de não ter competição temos uma condição boa para treinos e a gente tem surfado bastante. A ansiedade é enorme para esse swell, quem sabe não seremos abençoados com ótimas condições mais uma vez aqui em Itacoatiara. Temos quatro dias bons de previsão e a expectativa dos atletas é a mesma de podermos competir nas melhores condições na melhor praia do Brasil. Estamos concentrados e prontos para representar bem nosso país”, disse.

Uma nova chamada será realizada neste sábado (23), às 7h.

Itacoatiara Pro 2018

Primeira fase

1 Jared Houston (AFS) x Uri Valadão (BRA) x Brahim Iddouch (MAR) x Mack Crilley (HAV)
2 Antonio Cardoso (POR) x Tristan Roberts (AFS) x Sócrates Santana (BRA) x Adejaldo Silva (BRA)
3 Eder Luciano (BRA) x Alan Munoz (CHI) x Isaias Ravyc (BRA) x Patrick Orr (HAV)
4 Tanner McDaniel (HAV) x Maxime Castillo (FRA) x Roberto Bruno (BRA) x David Barbosa (BRA)
5 Pierre Louis Costes (FRA) x Miguel Rodriguez (PER) x Nicolas Chiara (ARG) x Kevin Torres (CHI)
6 Dudu Pedra (BRA) x Amaury Lavernhe (I REU) x João Zik (BRA) x Sammy Morrentino (HAV)
7 Jacob Romero (HAV) x Lewy Finnegan (AUS) x Lachlam Cremsie (AUS) x George Humphreys (AUS)
8 Iain Campbell (AFS) x Dino Carmo (POR) x Sacha Damjanic (CHI) x Hugo Medeiros (BRA)

Itacoatiara Pro – Galeria de campeões

2012 – Dave Winchester (Austrália)
2013 – Amaury Lavernhe (Ilhas Reunião)
2014 – Jared Houston (África do Sul)
2015 – Amaury Lavernhe (Ilhas Reunião)
2016 – Alex Uranga (País Basco)
2017 – Diego Cabrera (Ilhas Canárias)