Master de Bodyboard 2025

Stéfano vence no Paraná

Stéfano Triska conquista título da Legends na primeira etapa do Circuito Brasileiro Master de Bodyboarding 2025, realizada na Praia Brava de Caiobá, Matinhos (PR).

0
Stéfano Triska e seus troféus.

O bodyboarder Stéfano Triska conquistou o título da categoria Legends na primeira etapa do Circuito Brasileiro Master de Bodyboarding 2025, realizada entre os dias 14 e 16 de fevereiro, na Praia Brava de Caiobá, Matinhos (PR). A categoria Legends é destinada a atletas com 45 anos ou mais, e a vitória de Triska marca um retorno triunfante do atleta paranaense ao topo do pódio.

Um evento histórico para o esporte – Promovida pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, e realizada em parceria com a Federação Paranaense de Bodyboarding (FPB) e a Confederação Brasileira de Bodyboarding (CBRASB), essa foi a primeira edição do evento no Paraná. A competição reuniu mais de 80 atletas de nove estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, BA, AL e CE), consolidando-se como um marco para o esporte no estado.

O evento faz parte do projeto Jogos de Aventura e Natureza e proporcionou um palco de alto nível para competidores de diversas categorias, incluindo: PCD (Pessoa com Deficiência), Drop Knee (DK), Master Masculino (35+), Master Feminino (35+), Grand Master Masculino (40+), Legends Masculino (45+) e Grand Legends Masculino (50+).

Caminho para a vitória – Stéfano Triska dominou todas as suas baterias desde a fase inicial até a grande final. Mesmo com condições desafiadoras e ondas menores, Triska soube escolher bem suas manobras e garantiu o primeiro lugar na categoria Legends, somando pontos preciosos no ranking do Circuito Brasileiro Master.

“Foi uma competição incrível. O mar estava pequeno, mas consegui encontrar boas ondas e avançar em todas as fases. O evento contou com grandes nomes do bodyboarding brasileiro, e é uma honra conquistar esse título aqui no Paraná”, destaca Triska.

O presidente da Federação Paranaense Bodyboarding, Andrio Costa, também celebrou o sucesso do evento. “Tivemos mais de 80 atletas representando nove estados e um evento bem estruturado, com painel de prioridade para escolha de ondas e sistema de repescagem, garantindo mais chances aos competidores. A parceria com o Governo do Paraná e os Jogos de Aventura e Natureza fez toda a diferença para oferecer uma excelente infraestrutura aos atletas”.

Sobre Stéfano Triska

Natural do Paraná e atualmente treinando em Florianópolis (SC), Triska iniciou no bodyboarding aos 6 anos, e nas competições em 1992. Já em 1995 foi para o pódio pela primeira vez, levando pra casa também o primeiro título sendo esse de 2º lugar na Categoria Iniciantes e, desde então, acumulou uma trajetória notável no esporte. Além de atleta, é um gestor influente no bodyboarding nacional:

Fundador da FPB (2002) e presidente até 2013; Vice-presidente da CBRASB desde 2019;
Técnico da delegação brasileira de Bodyboarding nos Jogos Pan-Americanos no Peru (2024), onde o Brasil foi campeão por equipes; Vice-campeão catarinense em 2022 e 2023, e terceiro colocado em 2024; Terceiro colocado no ranking final do Circuito Brasileiro Master 2024; e Vice-campeão brasileiro na categoria Drop Knee em 2024.

Triska, além de atleta, é empresário. Lidera uma empresa de Tecnologia de Informação que presta serviços para o mercado de energia automatizando processos internos e criando CRMS de comercialização. Atualmente, o empresário atleta, ou atleta empresário, divide seus treinos entre Florianópolis/SC e Praia de Leste, litoral do Paraná.

Com uma carreira consolidada, Stéfano Triska está considerando deixar as competições para assumir um novo desafio: a presidência da Confederação Brasileira de Bodyboarding (CBRASB).

“Sempre foi um sonho integrar a Confederação e trabalhar pelo crescimento do bodyboarding no Brasil. Desde que assumi a vice-presidência, temos visto uma evolução significativa no esporte. Agora, a missão é fortalecer as categorias de base, oferecer melhores condições aos atletas profissionais e garantir que a categoria Master continue crescendo”, afirma Triska.

As eleições para a presidência da CBRASB estão marcadas para maio de 2025, e uma chapa já foi proposta com Triska como candidato principal. Caso eleito, a transição pode impactar sua participação no restante do circuito, uma decisão que será avaliada pelo conselho de atletas.

Sobre o Circuito Master

Criado em 2024 pela CBRASB, o Circuito Brasileiro Master tem como objetivo incentivar atletas de 35 a 60 anos a retornarem às competições, revivendo a adrenalina das competições e mantendo o esporte vivo entre ex-profissionais e entusiastas. O circuito também busca combater o sedentarismo e promover um estilo de vida ativo para atletas veteranos.

Com a vitória na etapa paranaense, Triska dá um passo importante na busca pelo título brasileiro de 2025 na categoria Legends. Independentemente de sua decisão sobre a presidência da CBRASB, seu legado no esporte está mais forte do que nunca.

Aviso:O Waves está implementando novas regras para os comentários postados neste fórum. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da matéria em questão. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar abaixo você concorda com nossos termos de uso.
Os comentários postados não representam a opinião do portal Waves e a responsabilidade é inteiramente do autor de cada mensagem.