O bodyboarder Stéfano Triska conquistou o título da categoria Legends na primeira etapa do Circuito Brasileiro Master de Bodyboarding 2025, realizada entre os dias 14 e 16 de fevereiro, na Praia Brava de Caiobá, Matinhos (PR). A categoria Legends é destinada a atletas com 45 anos ou mais, e a vitória de Triska marca um retorno triunfante do atleta paranaense ao topo do pódio.
Um evento histórico para o esporte – Promovida pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, e realizada em parceria com a Federação Paranaense de Bodyboarding (FPB) e a Confederação Brasileira de Bodyboarding (CBRASB), essa foi a primeira edição do evento no Paraná. A competição reuniu mais de 80 atletas de nove estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, RJ, ES, BA, AL e CE), consolidando-se como um marco para o esporte no estado.
O evento faz parte do projeto Jogos de Aventura e Natureza e proporcionou um palco de alto nível para competidores de diversas categorias, incluindo: PCD (Pessoa com Deficiência), Drop Knee (DK), Master Masculino (35+), Master Feminino (35+), Grand Master Masculino (40+), Legends Masculino (45+) e Grand Legends Masculino (50+).
Caminho para a vitória – Stéfano Triska dominou todas as suas baterias desde a fase inicial até a grande final. Mesmo com condições desafiadoras e ondas menores, Triska soube escolher bem suas manobras e garantiu o primeiro lugar na categoria Legends, somando pontos preciosos no ranking do Circuito Brasileiro Master.
“Foi uma competição incrível. O mar estava pequeno, mas consegui encontrar boas ondas e avançar em todas as fases. O evento contou com grandes nomes do bodyboarding brasileiro, e é uma honra conquistar esse título aqui no Paraná”, destaca Triska.
O presidente da Federação Paranaense Bodyboarding, Andrio Costa, também celebrou o sucesso do evento. “Tivemos mais de 80 atletas representando nove estados e um evento bem estruturado, com painel de prioridade para escolha de ondas e sistema de repescagem, garantindo mais chances aos competidores. A parceria com o Governo do Paraná e os Jogos de Aventura e Natureza fez toda a diferença para oferecer uma excelente infraestrutura aos atletas”.
Sobre Stéfano Triska
Natural do Paraná e atualmente treinando em Florianópolis (SC), Triska iniciou no bodyboarding aos 6 anos, e nas competições em 1992. Já em 1995 foi para o pódio pela primeira vez, levando pra casa também o primeiro título sendo esse de 2º lugar na Categoria Iniciantes e, desde então, acumulou uma trajetória notável no esporte. Além de atleta, é um gestor influente no bodyboarding nacional:
Fundador da FPB (2002) e presidente até 2013; Vice-presidente da CBRASB desde 2019;
Técnico da delegação brasileira de Bodyboarding nos Jogos Pan-Americanos no Peru (2024), onde o Brasil foi campeão por equipes; Vice-campeão catarinense em 2022 e 2023, e terceiro colocado em 2024; Terceiro colocado no ranking final do Circuito Brasileiro Master 2024; e Vice-campeão brasileiro na categoria Drop Knee em 2024.
Triska, além de atleta, é empresário. Lidera uma empresa de Tecnologia de Informação que presta serviços para o mercado de energia automatizando processos internos e criando CRMS de comercialização. Atualmente, o empresário atleta, ou atleta empresário, divide seus treinos entre Florianópolis/SC e Praia de Leste, litoral do Paraná.
Com uma carreira consolidada, Stéfano Triska está considerando deixar as competições para assumir um novo desafio: a presidência da Confederação Brasileira de Bodyboarding (CBRASB).
“Sempre foi um sonho integrar a Confederação e trabalhar pelo crescimento do bodyboarding no Brasil. Desde que assumi a vice-presidência, temos visto uma evolução significativa no esporte. Agora, a missão é fortalecer as categorias de base, oferecer melhores condições aos atletas profissionais e garantir que a categoria Master continue crescendo”, afirma Triska.
As eleições para a presidência da CBRASB estão marcadas para maio de 2025, e uma chapa já foi proposta com Triska como candidato principal. Caso eleito, a transição pode impactar sua participação no restante do circuito, uma decisão que será avaliada pelo conselho de atletas.
Sobre o Circuito Master
Criado em 2024 pela CBRASB, o Circuito Brasileiro Master tem como objetivo incentivar atletas de 35 a 60 anos a retornarem às competições, revivendo a adrenalina das competições e mantendo o esporte vivo entre ex-profissionais e entusiastas. O circuito também busca combater o sedentarismo e promover um estilo de vida ativo para atletas veteranos.
Com a vitória na etapa paranaense, Triska dá um passo importante na busca pelo título brasileiro de 2025 na categoria Legends. Independentemente de sua decisão sobre a presidência da CBRASB, seu legado no esporte está mais forte do que nunca.