A Confederação Brasileira de Bodyboard (CBRASB) promove em 2024 o Circuito Brasileiro Master, que conta com sete categorias e três etapas. O segundo evento acontece até o próximo o próximo domingo (25) e promete disputas de alto nível, com os atletas em busca do título de 2024.
Tibúrcio Neto, o Tiba, de Alagoas, atual campeão Brasileiro Master e Legend, confirmou presença. Ele deve chegar com antecedência para se preparar para as disputas e seguir com seus planos de manter os títulos deste ano. O cearense Luiz Sergio, vencedor na Taíba, chega à etapa na liderança da categoria Master. Na categoria Legend, outro cearense, Gustavo Tavares, chega a Vila Velha como líder, seguido de perto pelo
carioca Gugu Barcelos. Ambos são potenciais favoritos para o título deste ano na categoria.
No Master Feminino, a paulista Dada Oliveira, do Guarujá, atual campeã, também confirmou sua participação na etapa da Barra do Jucu, uma onda que ela conhece bem, devido às várias competições que já disputou e venceu no Espírito Santo. As capixabas Elisângela Fragoso e Marylene Berundio despontam como adversárias de Dada Oliveira, e prometem promover disputas emocionantes com a também confirmada baiana Pollyana
Acioly, que foi finalista na Taíba.
60 atletas confirmaram inscrição, e as equipes regionais chegam com seus principais talentos. O Nordeste conta com uma equipe de vinte bodyboaders, enquanto os capixabas estarão presentes com 25 inscritos, determinados a brigar pelas melhores colocações.
A competição rola até o domingo (25) com baterias de quatro atletas até a grande final. As categorias que cometem no Capixaba Bodyboard Master são Master Masculino +35, Master Feminino +35, GranMaster Masculino +40, Legend Masculino +45, Legend Feminino +45, Dropknee e PCD. Clique aqui e confira o ranking. A próxima e decisiva etapa acontece no mês de setembro em São Conrado, Rio de Janeiro (RJ).
O projeto deste evento em Vila Velha, Espírito Santo, está alinhado com os conceitos e práticas ESG em todos os processos de produção e realização. Promovendo o incentivo ao esporte, da iniciação ao alto rendimento, com uma efetiva transformação social na região e no desenvolvimento da modalidade em todo o país. Entre os pilares fundamentais está a proteção ambiental, apoiando a conservação e o uso sustentável dos oceanos.
Nas últimas décadas, a expectativa de vida tem aumentado significativamente, e com ela, a participação de indivíduos acima dos 35 anos em atividades físicas, tanto competitivas quanto recreativas. A medicina preventiva destaca a importância dessas práticas como uma forma eficaz de retardar o processo de envelhecimento e reduzir a incidência de diversas enfermidades associadas à idade.
No cenário esportivo, as competições para veteranos, organizadas por confederações nacionais, federações regionais ou associações de atletas, têm se destacado pelo elevado nível técnico. No bodyboard, essa excelência é ainda mais evidente, com atletas veteranos (master) que, apesar da idade, continuam a competir em alto rendimento. Muitos desses atletas seguem participando de campeonatos por todo Brasil e alcançando resultados excelentes.