Em novembro de 2017, a Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú (SC), foi palco do retorno das competições nacionais de bodyboarding.
Com a reformulação da CBRASB (Confederação Brasileira de Bodyboarding) e o apoio das federações e atletas, a entidade que rege o esporte no País conseguiu retomar os eventos em Balneário Camboriú, definindo os campeões brasileiros do ano e dando um importante passo para o retorno de um circuito consolidado para a temporada seguinte.
Para 2018, o Circuito Brasileiro de Bodyboarding volta com força total, com quatro etapas confirmadas no calendário, e nada mais justo do que a abertura ser no mesmo lugar em que o recomeço foi possível. Entre os dias 12 e 15 de abril, a paradisíaca praia do Estaleirinho volta a receber os melhores atletas do país para o primeiro evento do ano.
O Troféu Brasil de Bodyboarding 2018 ocorrerá em uma das melhores ondas do País com disputas nas seguintes categorias: Profissional Masculino (48 vagas), Profissional Feminino (20 vagas), Open Masculino (48 vagas), Open Feminino (16 vagas), Sub-18 Masculino (32 vagas) e Master – 35 anos (16 vagas).
As inscrições estão abertas pelo link. Importante lembrar que os atletas precisam estar filiados à entidade para poder competir e as filiações podem ser feitas através do site E-inscrição.
Espírito Santo, Paraná e Rio de Janeiro dominaram Troféu Brasil de Bodyboarding em 2017
Com uma lacuna de alguns anos sem campeões brasileiros, o Troféu Brasil de Bodyboarding 2017 foi um marco para o esporte no País. E mesmo com a ausência dos eventos, foi possível ver que o esporte não parou, com uma renovação grande de aletas, mas, ao mesmo tempo, com a presença de nomes consagrados em competições nacionais e internacionais.
Entre os profissionais só deu Espírito Santo em 2017. Um dos grandes celeiros do bodyboarding no País, o estado teve seus representantes Lucas Rodrigues e Maylla Venturin ganhando nas duas principais categorias do evento. Lucas conquistou seu primeiro título brasileiro como profissional, assim como Maylla, que há anos beliscava a tão sonhada taça de campeã. Outro capixaba que fez bonito foi Leonardo Moreira, campeão na Master.
Rio de Janeiro e Paraná também tiveram seus campeões em 2017. Uma das grandes promessas do esporte para os próximos anos, Luan Tavares venceu na Sub-18 e na Open Masculino, mostrando que está afiado para as competições. Já na Open Feminino, deu Isa Nunes do Paraná.
Calendário 2018 com quatro etapas em três regiões:
O retorno do Circuito Brasileiro de Bodyboarding deixou os atletas bastante animados e com ótimas perspectivas para o ano. Além disso, o apoio das federações foi fundamental para que se pudesse construir um calendário com etapas em diversas regiões. Além de Balneário Camboriú (SC), a temporada 2018 terá eventos em Niterói (RJ), Guarapari (ES) e Cabo de Santo Agostinho (PE).
“É importante que a gente consiga fazer eventos em diversas regiões, pois isso atrai mais competidores e torna o formato ainda mais inclusivo. Com certeza, depois de alguns anos, poder fazer um circuito com quatro etapas em quatro estados diferentes é algo que nos traz muita alegria, mas, que ao mesmo tempo, nos dá uma enorme responsabilidade”, afirma Jarbas Soares, presidente da CBRASB.
O Troféu Brasil de Bodyboarding conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú através da Fundação Municipal de Esportes e da Pousada Estaleiro Village. A etapa de abertura do Circuito Brasileiro de Bodyboarding 2018 tem o apoio do Restaurante Estaleirinho, Maria´s Praia – Restaurante & Lounge e Bora Bodyboarding.
Calendário 2018 – Circuito Brasileiro de Bodyboarding
1ª etapa – Balneário Camboriú (SC) – 12 a 15 de abril
2ª etapa – Niterói (RJ) – 28 de junho a 01 de julho
3ª etapa – Guarapari (ES) – 02 a 05 de agosto
4ª etapa – Cabo de Santo Agostinho (PE) – 23 a 26 de agosto
Atuais campeões brasileiros
Profissional Masculino: Lucas Rodrigues (ES)
Profissional Feminino: Maylla Venturin (ES)
Sub-18 Masculino: Luan Tavares (RJ)
Open Masculino: Luan Tavares (RJ)
Open Feminino: Isa Nunes (PR)
Master Masculino: Leonardo Moreira (ES)