O Búzios Garytos Surf Pro 2021, apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios (RJ), vai entrar para história. No último sábado (6), com as finais da categoria profissional, foram conhecidos os campeões estaduais de 2021 da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ).
Pela primeira vez, as ondas de Geribá consagraram campeões do circuito profissional do estado. Théo Fresia e Yanca Costa levaram o caneco. E pela primeira vez na história do surfe nacional, Monik Santos levou o título nacional da ABRASP para Pernambuco.
Na sua primeira final como profissional no Brasil, o buziano Théo Fresia levou a torcida local à loucura. Com uma virada nos minutos finais, venceu com a maior nota entre grandes nomes do surfe. Nos primeiros minutos, o atleta assumiu a ponta surfando uma onda até a areia e fez uma nota 7. No último minuto, garantiu a vitória na etapa, com a maior nota da final, 8.25. Deixou Raoni Monteiro em segundo, Leandro Bastos em terceiro, e Anderson Pikachu em quarto lugar.
“Sensação única! Quando confirmaram a etapa, eu não sabia como lidar com isso. Porque, ainda, não tinha competido um profissional na minha cidade. O último evento que tinha visto aqui foi há 11 anos. O Brasil Surf Pro. Eu era uma criança que ficava correndo atrás dos autógrafos. Ser campeão da etapa e ser campeão estadual, aqui, é uma sensação inexplicável”, celebra Théo.
“A galera local na areia me ajudou muito! No fim da bateria tentei manter a calma, já que precisava de uma nota alta. Pedi uma onda ao meu amigo e instrutor da minha escolinha, o José, que faleceu há três meses. E não é que a onda veio e aceitei três manobras super encaixadas? A bateria já estava no fim. Fiquei na areia esperando a nota. Quando falei pro meu pai que tinha pedido uma onda para o José, ele me disse que tinha feito a mesma coisa! Isso foi forte! Logo depois, o locutor anunciou a minha nota. Aí, foi só alegria! A galera me levantou! Não tô acreditando até agora!”, comemora.
Na final Feminina, a disputa foi super equilibrada. A surfista mais experiente da final, Monik Santos, de Pernambuco, assumiu a liderança com 10 minutos de bateria. Logo na sua terceira onda, fez uma nota 8 e se manteve na ponta até o fim. Com a vitória, tornou-se campeã brasileira de 2021, da Associação Brasileira de Surf (ABRASP).
“Nossa! Estou muito feliz mesmo de levar esse título para Maracaípe! É muito gratificante ter o seu trabalho recompensado com a vitória. Agradeço demais as pessoas que acreditam em mim! Meus patrocinadores, Neuronha e Fabinho Gouveia, que faz as minhas pranchas. Agora, Pernambuco tem uma campeã brasileira! E graças aos realizadores deste evento, que fizeram acontecer”, diz Monik.
Surfista catarinense, Tainá Hinckel foi a vice campeã da etapa. A terceira colocada, Yanca Costa, cearense radicada há 5 anos no Rio de Janeiro, tornou-se bicampeã estadual.
“Estou muito feliz de conquistar esse título! Era uma meta que eu tinha desde quando as competições voltaram a acontecer. E consegui! Minha família toda mora no Rio. Eu e meus irmãos somos os culpados por essa mudança para cá. Foi nossa melhor escolha! Estou representando o Rio. E está sendo um orgulho! Estamos dando resultados!”, festeja Yanca.
Na estreia das categorias amadoras, destaque para os atletas da Região dos Lagos. Rickson Falcão de Saquarema, Pablo Gabriel de Cabo Frio e Sunny Pires de Búzios, que fez a maior média de hoje entre os amadores, 15,50 pontos de 20 possíveis. Os três vão fazer duas semifinais em categorias diferentes. Entre as meninas amadoras, destaque para Sofia Tinoco, 12 anos. A surfista obteve a maior nota entre as meninas, na categoria Sub 14.
O evento é apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da Secretaria de Esporte e Lazer. O co-patrocínio é da Garytos e do Búzios Surf Point, com apoio do Hotel La Relais La Borie, das pranchas do Ricardo Astral, das Lojas Censura 18, do material para treinamento do Phill Razman Surfboards e da Bz Sports, que está fomentando o turismo e o desenvolvimento social da cidade de Armação dos Búzios. A realização fica a cargo da FESERJ em parceria com ASB e ABRASP. Apoio institucional da SUDERJ.