O quarto dia de competições da etapa do ALAS Pro Tour, em El Sunzal, El Salvador, rolou com emoção no último sábado (30). O evento teve a coroação de dois campeões do circuito e vencedores das categorias SUP Surf e SUP Race.
A brasileira Aline Adisaka foi a grande campeã entre as mulheres no SUP Surf, superando com 14.33 pontos sua compatriota Gabriela Sztamfater (13.17). Em terceiro ficou Xiomara Bowen do Equador (8.80) e em quarto fechou Josselyn Alabi de El Salvador (8.27).
Entre os homens, o campeão da categoria foi Maximilian Torres de Porto Rico. O porto-riquenho venceu com uma pontuação total de 15.73 contra Tamil Martino do Peru (15.23), em terceiro ficou Sebastián Gómez do Peru (11.30) e em quarto ficou Gabriel Salazar do Chile (11.13).
Open Masculino
O panamenho Jean Carlos González foi coroado campeão da etemporada 2024 na Open Masculino. Conhecido como Oli, ele alcançou a pontuação necessária para superar seus adversários no ranking.
Com quatro etapas realizadas ao longo do ano, ao alcançar as semifinais em El Salvador, ele se tornou inalcançável para seus mais próximos competidores, Oscar Urbina da Costa Rica, Gabriel Vargas do Peru e Thiago Passeri da Argentina.
O uruguaio Julian Schweizer é o campeão ALAS 2024 na categoria Longboard Masculino. Ele alcançou esse resultado ao somar os pontos necessários no ranking ao avançar para as semifinais deste evento. Com sua participação em seis etapas na temporada, ele acumulou pontos importantes para se colocar no topo.
SUP Race
No SUP Race, centenas de pessoas na praia El Sunzal viram uma final emocionante. O percurso consistiu em três voltas em um circuito que incluiu saídas para a praia, seções com ondas grandes e muita correnteza.
Os primeiros a partir foram os homens. O primeiro lugar ficou com Itzel Delgado do Peru, multimedalhista internacional e atual campeão pan-americano, com o tempo de 28:23 minutos. Em segundo lugar ficou Santino Basaldella da Argentina, com 29:42 minutos. Terceiro colocado foi Matias Casco, também da Argentina, com 32:14 minutos, e em quarto lugar, Edonays Caballero do Panamá, com 32:48 minutos.
Na categoria feminina, a vencedora foi a porto-riquenha Mariecarmen Rivera, outra atleta de destaque em nível mundial e atual campeã pan-americana, com o tempo de 33:25 minutos. Em segundo lugar, finalizou Alma Coletta da Argentina com 35:36 minutos. Em terceiro lugar ficou Jessika Moah do Brasil com 41:02 minutos, e em quarto lugar, Paula Rojas do Chile com 44:23 minutos.
Leia Mais