Com o encerramento do Surf City El Salvador Alas Pro Tour 2021, entre os dias 2 e 5 de dezembro nas ondas de Punta Roca, em El Salvador, foram definidos os campeões continentais das quatro categorias que participaram no Circuito Alas 2021.
Os peruanos Miguel Tudela e Sol Aguirre são os campeões continentais no Masculino e Feminino. Tao Rodríguez do Panamá é o campeão continental Júnior e Martín Pérez da Argentina no Longboard.
Este ano, o circuito visitou o México, teve duas etapas consecutivas no Peru e encerrou na lendária Punta Roca, em El Salvador.
De acordo com o regulamento, atletas tiveram direito a um descarte das quatro etapas realizadas. Assim, para ser campeão, o peruano Miguel Tudela venceu a primeira etapa em Acapulco, no México, em uma final intensa contra o brasileiro Ryan Kainalo, somando 6.600 pontos. Nos eventos em casa, Miguel chegou às quartas de final e fechou a prova com 450 ponto. Em Miraflores, somou 670 pontos ao terminar em quarto lugar no evento.
Em El Salvador, ao chegar à final somou pelo menos 12.946 pontos (eliminando seu pior resultado do ano), o que impossibilitou seu rival mais próximo de vencê-lo. “Tem sido um ano de muitos altos e baixos para mim e estou super feliz por encerrá-lo com este título. O Alas foi o início da minha carreira. O primeiro campeonato fora de casa que ganhei foi aqui mesmo em Punta Roca, no Júnior e fico feliz que esse título tenha sido conquistado em um lugar tão especial”, diz Miguel.
No Open Feminino, a também peruana Sol Aguirre começou o ano com vitória no México, obtendo 2.475 pontos, na primeira etapa do Peru obteve 670 pontos em Punta Rocas (seu menor resultado do ano) e a vitória em Miraflores lhe rendeu mais 1000 pontos.
Em El Salvador, ao chegar ao 3º round, chegou a 4.848 pontos no ranking, ficando inatingível pelas outras adversárias. “Estou muito feliz e muito grata. Tudo foi muito espontâneo. Este ano tem sido forte, com muitos altos e baixos, vinha de um momento de baixa, tanto física como mentalmente, mas estava lutando e os resultados começaram a aparecer”, fala Sol. “Para todos que passam por momentos difíceis, nunca desista e tente ser positivo. As coisas acontecem se você se esforçar e nunca desistir”.
No Júnior, o panamenho Tao Rodríguez foi vice-campeão no México, enquanto no Peru obteve 870 pontos em Punta Rocas e venceu em Miraflores para somar mais 1.000 pontos. Em El Salvador, ao chegar à final da prova, atingiu o total mínimo de 4.419 pontos (subtraindo a menor pontuação), conquistando a vitória final no Campeonato Continental de Juniores.
“Esta vitória é uma grande motivação, agora vou com tudo sabendo que posso alcançá-lo. Também estou satisfeito por ter me saído muito bem no Open, que há um ano não teria acreditado. Estou muito feliz com tudo isso”, celebra o Campeão Júnior.
Na categoria Longboard, Martín Pérez contou com um bom resultado para superar o peruano Picolo Clemente em pontos e conquistar o terceiro título Alas de sua carreira, avançando para a final e vencendo o evento em El Salvador.
Pérez competiu em uma das etapas no Peru onde somou 730 pontos, depois viajou para o Brasil onde somou mais 763 e em El Salvador precisava estar pelo menos em segundo lugar para somar um total de 3.385, o suficiente para ultrapassar Clemente e ganhar o Título Continental mais uma vez.
“Tudo foi dado, o mar e Deus decidiu. Sempre houve vontade de começar e terminar coisas e isso é fruto de tudo o que procurava. El Salvador é um país magnífico para mim. Nas últimas provas do ano tive muito trabalho, mas na realidade tudo o que errei nos outros torneios deu para fazer aqui”, diz o tricampeão do Longboard.
As categorias Longboard Feminino e SUP Surf tiveram apenas uma etapa neste ano. O Longboard Feminino foi disputado no Rio de Janeiro, Brasil, onde a vencedora foi Cristiana Pires e no SUP Surf, a etapa foi disputada em Punta Rocas, no Peru, onde venceu Tamil Martíno.
Top 5 Alas Pro Tour 2021
Open Masculino
1 Miguel Tudela – Peru
2 Alonso Correa – Peru
3 Francisco Bellorín – Venezuela
4 Ryan Kainalo – Brasil
5 Tomás King – Costa Rica
5 Jean Carlos González – Panamá
Open Feminino
1 Sol Aguirre – Peru
2 Havanna Cabrero – Porto Rico
3 Analí Gómez – Peru
4 Daniella Rosas – Peru
5 Lucia Cosoleto – Argentina
Júnior
1 Tao Rodríguez – Panamá
2 Ryan Kainalo – Brasil
3 Sam Reidy – Costa Rica
4 Darshan Antequera – Costa Rica
5 Tosh Talbot – Canadá
Longboard Masculino
1 Martín Pérez – Argentina
2 Piccolo Clemente – Peru
3 Tzahi Poo Vázquez – México
4 Sebastián Cárdenas – Peru
5 William Saldaña – Peru
Longboard Feminino
1 Cristiana Pires – Brasil
2 Maina Thompson – Brasil
3 María Fernanda Reyes – Peru
4 Rayane Amaral – Brasil
5 Luana Soares – Brasil
5 Evelyn Neves – Brasil
Sup Surf
1 Tamil Martino – Peru
2 Sebastian Gómez – Peru
3 Vania Torres – Peru
4 Esteban Rubio – Peru
5 Lucia Cosoleto – Argentina
5 Rodrigo Dibos – Peru