A Tribuna Colegial

George e Kemily reinam no Quebra-Mar

George Alves e Kemily Sampaio dominam categorias para surfistas de até 18 anos na abertura do A Tribuna de Surf Colegial em Santos (SP).

George Alves garante a vitória em casa.

Vitórias inéditas, vitórias já esperadas e muita animação. O 25º A Tribuna de Surf Colegial teve a sua etapa inicial na última segunda-feira (7) em Santos (SP) em grande estilo. A competição na Praia do José Menino, junto ao Quebra-Mar, teve atletas de Ilha Comprida a São Sebastião, e foi marcado por disputas acirradas e, como sempre aconteceu, a revelação de novos talentos, com os vencedores de cada categoria de uma cidade diferente. Nem mesmo o tempo chuvoso atrapalhou a animação dos surfistas, dentro e fora do mar.

Na categoria Júnior (até 18 anos), George Alves garantiu a sua primeira vitória e justamente em casa; entre as meninas (também com limite de 18 anos), Kemilly Sampaio, de Praia Grande, confirmou o favoritismo, abrindo caminho para o tricampeonato; na Mirim (no máximo 16 anos), Tierres Alves, de Mongaguá, voltou a vencer; enquanto que na Iniciante (14 anos para baixo), Davi Jihad, de Guarujá, foi o melhor.

Por equipes, mesmo sem garantir vitória e conseguindo apenas um atleta nas finais, o Colégio Adélia Camargo Corrêa, maior vitorioso na história do Circuito, ficou na frente, seguido de perto pelo Vértex, de Santos, o COC Novo Mundo, de Praia Grande, e a EE Walkir Vergani, de São Sebastião. Vale destacar a importante atuação de várias escolas públicas. Dos 16 finalistas (nas quatro categorias) sete eram de escolas estaduais.

Kemilly Sampaio abre caminho para o tricampeonato.

Outra atração foram as homenagens oferecidas pela Blue Med, patrocinadora master aos campeões mundiais de surfe adaptado e que têm ligação com o evento. Malu Mendes, Mike Richard e Alcino Pirata garantiram medalhas de ouro no ISA Para Surfing Games na Califórnia (EUA), no início deste ano. Os dois primeiros já competiram no A Tribuna – ela foi finalista e ele campeão Júnior, enquanto que Pirata (representado por Paulo Kid, por morar no Havaí atualmente) foi treinador do maior ícone do campeonato, Adriano de Souza.

Os troféus foram entregues por Cisco Araña, que faz um trabalho exemplar com o surfe adaptado e há dois anos comanda uma escola exclusiva para esse público, iniciativa da Prefeitura, com patrocínio da Blue Med. “Só tenho a agradecer por lembrarem e destacarem nossas conquistas. Fui campeão nesse circuito e agora volto como homenageado, é uma honra”, disse Mike.

Nas ondas, o dia foi repleto de boas disputas. A primeira final no mar foi a Feminina. Kemily, da EE Prof Maria Pacheco Nobre, dominou toda a disputa e no final, Yasmin Neves, da EE Walkir Vergani, e que é filha do surfista Zé Paulo, reagiu e terminou em segundo lugar. “Estou muito feliz, porque é o último campeonato que vou participar no ano e estou fechando com chave de ouro. Esse é uma competição por onde passaram vários atletas importantes e é bom deixar meu nome nessa galeria”, vibrou Kemily.

Davi Jihad faz bonito na Iniciante.Fabio Altman
Davi Jihad faz bonito na Iniciante.

Na Iniciante, João Artur, do Colégio Santa Cecília, liderou toda a bateria, mas nos instantes decisivos Davi Jihad, da EE Pastor Jaconias Leite da Silva, garantiu a maior nota da disputa, 6.87, virando o resultado por menos de meio ponto. “Peguei a última onda e deu certo. Esse evento é sinistro. Estava até triste porque pensei que não ia ter, mas acabou rolando e ainda com vitória. Fiquei feliz”, falou Davi.

A terceira final foi a mais comemorada, com a vitória ficando para o atleta que treina todos os dias no Quebra-Mar. George Alves, do Colégio Vértex, liderou toda a bateria. JP Ferreira, da EE Jardim Vicente de Carvalho, de Bertioga, esboçou uma reação, mas o placar não foi alterado. “Estou amarradão. Garantir minha primeira vitória, no quintal de casa foi incrível. Estavam todos os meus amigos, minha família torcendo. Essa foi a primeira de muitas, se Deus quiser”, destacou George.

A última bateria do dia, a Mirim, também reservou uma grande disputa, com Tierres Alves, da EE Prof. Aracy da Silva Freitas, de Mongaguá, superando Daniel Duarte, do Colégio Viver Aprendendo, de Bertioga, atual vice-campeão brasileiro sub 14. “Treinei muito e estou bem feliz em vencer. Foi bem acirrada a bateria, virei nos minutos finais e foi bem gratificante”, disse Tierres, que já havia vencido o A Tribuna de Surf Colegial, na iniciante.
Os campeões serão definidos na segunda e decisiva etapa, marcada para janeiro.

O 25º A Tribuna de Surf Colegial tem o patrocínio master de Blue Med Saúde, com patrocínio de DP World Santos. Apoio: Silver Surf. Organização: Associação Sócio Educativa de Esporte e Lazer (ASEEL), Promifae – Prefeitura de Santos.

Resultados da primeira etapa

Júnior

1 George Alves – Colégio Vértex (Santos)
2 JP Ferreira – EE Jardim Vicente de Carvalho (Bertioga)
3 Derek Rodrigues – EE Willian Aureli (Bertioga)
4 Pedro Muller – Colégio Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)

Feminina

1 Kemily Sampaio – EE Prof Maria Pacheco Nobre (Praia Grande)
2 Yasmin Neves – EE Walkir Vergani (São Sebastião)
3 Giovanna Donato – Objetivo São Sebastião (São Sebastião)
4 Maria Beatriz Nogueira – Colégio COC Novo Mundo (Praia Grande)

Mirim

1 Tierres Alves – EE Prof. Aracy da Silva Freitas (Mongaguá)
2 Daniel Duarte – Colégio Viver Aprendendo (Bertioga)
3 Noa Danucalov – Colégio Vértex (Santos)
4 Chandler Ribeiro – EE Walkir Vergani (São Sebastião)

Iniciante

1 Davi Jihad – EE Pastor Jaconias Leite da Silva (Guarujá)
2 João Artur – Colégio Santa Cecília (São Vicente)
3 Vini Palma – COC Novo Mundo (Praia Grande)
4 Thiago Doncev – Objetivo Praia Grande (Praia Grande)

Escolas

1 Colégio Adélia Camargo Corrêa (Guarujá)
2 Colégio Vértex (Santos)
3 Colégio COC Novo Mundo (Praia Grande)
4 EE Walkir Vergani (São Sebastião)

Exit mobile version