O surfista Daniel Pedreira venceu o 45ª AGS Open de Surf na tarde do último domingo (26) em Balneário Gaivota, no extremo sul de Santa Catarina. Um dos mais tradicionais campeonatos de surfe de Santa Catarina, realizado desde o verão de 1980, atraiu 71 atletas dos três estados do sul do país e um da Bahia.
Na final da categoria Open, a principal do evento, em ondas pequenas na Praia Central, “Queijão”, apelido pelo qual é conhecido, fez a melhor onda do evento (7.25 pontos) e o maior somatório (13.10). O surfista é local da Praia do Rosa, em Imbituba (SC), mas é gaúcho e mora há uma década em Santa Catarina. Ele levou para casa um cheque de R$ 1,5 mil como prêmio.
Em segundo lugar foi outro surfista da Praia do Rosa, Gabriel Debatim. Surfistas de Torres (RS) completaram o pódio: Tiago Braga (3º) e Iuri Silva (4º).
O surfista de Torres, Pedro Sommer, de 14 anos, foi outro destaque do evento. Atual campeão gaúcho das categorias de base, venceu a sua categoria, a Sub 14, e foi campeão também na Junior (chamada atualmente de Sub 18). Davi Júnior, de Garopaba, foi o vice-campeão da Sub 18, seguido de dois atletas de Imbituba: Lucas Costa e Santiago Valenzano, terceiro e quarto lugares, respectivamente.
Na Sub 14, o vice-campeão foi Bernardo Lerner, da Bahia.
Na Feminino, o título também foi para Torres. Yasmin Dias voltou às competições depois de um longo período de reabilitação e venceu a categoria. Victória Valenzano, de Imbituba, foi a vice-campeã. A local Fernanda Guimarães ficou em terceiro.
Na Gran Master, para surfistas com mais de 40 anos, dois surfistas de Balneário Rincão foram os melhores na final: Anderson Martinhago foi o campeão e Rafael de Luca o vice-campeão. Os locais Leonardo Lumertz (3º) e Lucas Coelho (4º) completaram a final.
Na categoria Local o campeão foi Ruan Guimarães, seguido de Lucas Coelho (2º), Vanderlei Costa (3º) e Bruno Gonzaga (4º). Na Sub 12, Joaquim da Rocha foi o campeão, seguido de Pedro Medeiros (2º).
A AGS (Associação Gaivota de Surf), fundada em 1988, sediou grandes eventos ao longo da história, como a 1ª etapa do Catarinense e Brasileiro 2014, com os melhores surfistas do país e a vitória de Jessé Mendes.
O 45º AGS Open de Surf foi apresentado pela Vida Marinha e Mega Luz. O patrocínio foi da Farmagnus e Super Moniari. O evento foi homologado pela Federação Catarinense de Surf (FECASURF).
O apoio é de Gastrô, Gomes, Anasol, Perkins, Kesiê Biquínis, Sanferreira, Vidativa, Jungle, Gaiva Tattoo, Gaivota Imóveis, Via Lateral, Farmácia Zanatta, Dahul, Itapuã Center, Banana Wax, Ótica Mondo, Monte Carlo, RMCO, Dividry, Simões Surfboards, Emasel, Loteria Gaivota, Gráfica Pinguim, Mariskão, Neon e Via Vector.
A realização é da Associação Gaivota de Surf (AGS) e da Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota.
Resultados
Open
1 Daniel Pedreira
2 Gabriel Debatim
3 Tiago Braga
4 Iuri Silva
Júnior
1 Pedro Sommer
2 Davi Júnior
3 Lucas Costa
4 Santiago Valenzano
Sub 14
1 Pedro Sommer
2 Bernardo Lerner
3 Davi Júnior
4 Theodoro Mazurek
Sub 12
1 Joaquim da Rocha
2 Pedro Medeiros
3 Isabele Pereira
4 Isadora Santos
Local
1 Ruan Guimarães
2 Lucas Coelho
3 Vanderlei Costa
4 Bruno Gonzaga
Gran Master
1 Anderson Martinhago
2 Rafael de Luca
3 Leonardo Lumertz
4 Lucas Coelho
Feminino
1 Yasmin Dias
2 Victória Valenzano
3 Fernanda Guimarães
4 Isadora Santos