Arpoador Surf Club

Bordovsky é bicampeão do Clássico

Cerveja Praya Arpoador Clássico 2024 fecha em grande estilo Circuito Tyr Energia Arpoador Surf Club 2024. Bernardo Bordovsky vence pela segunda vez categoria Open.

Cerveja Praya Arpoador Clássico 2024

Cerveja Praya Arpoador Clássico 2024

O Cerveja Praya Arpoador Clássico, terceira e última etapa do Circuito Tyr Energia Arpoador Surf Club 2024, com o copatrocínio da Hang Loose e da Monster Energy, foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro com boas ondas quebrando um pouco acima da altura da cabeça no berço do surfe carioca. O evento mais uma vez promoveu a confraternização de atletas de diferentes categorias, desde profissionais renomados aos veteranos do pranchão.

Atravessando um ano fraco de ondulações de Sudeste (SE), direção de onda ideal para o Arpex, a direção de prova esperou até o limite da janela de espera para chamar o evento, que neste ano completou a sua 17ª edição.

Ainda que longe das condições ideais de fundo e de ondulação, um novo swell de SE com período curto gerado próximo da costa proporcionou ondas divertidas e consistentes, quebrando tanto na pedra do jacaré quanto no pico do meio da praia, onde abriam esquerdas e direitas, proporcionando mais oportunidades para os atletas.

Arpoador Clássico 2024 chega a 17ª edição.

O destaque no primeiro dia foram as disputas nas categorias Open e Pro/Am, aquelas com maior nível técnico, e que contaram com um formato de competição diferenciado: na primeira fase as baterias tiveram seis atletas e duração de 1 hora, contando as três melhores ondas de cada um. Ao término das baterias, os atletas com as quatro maiores somatórias se classificaram para a Final, onde somaram as duas melhores ondas à média das três melhores da primeira fase. É um formato que visa permitir mais tempo de surfe para todos, diminuindo o fator sorte e aumentando a curtição, além de valorizar aqueles capazes de fazer notas altas durante todo o evento, ao acumular os pontos de diferentes fases.

Com a presença ilustre do ex-top do WCT, o niteroiense Guilherme Herdy, e da dupla “uaradei” Marcelo Trekinho e Gabriel Pastori, quem roubou mesmo a cena foi a nova geração carioca, representada por dois jovens atletas locais do Recreio dos Bandeirantes, Nathan Hereda e Cauet Frazão, e pelo local do Arpex, Bernardo Bordovsky. E foi justamente o mais jovem de todos, Nathan Hereda, quem levou o título da etapa, virando a bateria no final com uma nota 8.50, deixando o Cauet em segundo, o Pastori em terceiro, e o Bordovsky em quarto.

Nathan Hereda é destaque no Arpex.

Na Open, os top 4 depois que todos puderam surfar por 1 hora foram, pela ordem, Gabriel Mureb, Bernardo Bordovsky, Bruno Coutinho e Francisco Vilela. A Final, realizada no segundo dia de competições, rolou em ótimas condições, com mar clean e séries consistentes quebrando na altura da cabeça. Os finalistas, todos locais e amigos, dividiram as ondas e deixaram o surf falar mais alto. Ao toque final da buzina, a liderança da bateria estava com o único goofy presente, Bernardo Bordovsky, que se sagrou bicampeão do Arpoador Clássico! Mas, a sensação era que se houvesse mais tempo essa liderança mudaria de mãos por algumas vezes, pois todos estavam encaixados nas ondas.

Vale mencionar uma disputa muito interessante nesta final, entre a nova guarda, representada pelo Bernardo, Gabriel e Francisco, e a velha guarda, representada por Bruno Coutinho. Desde os primeiros eventos do ASC, um dos principais interesses da diretoria foi proporcionar para a nova geração a oportunidade de se apresentar na onda do Arpoador, um dos principais palcos do surf competição do Brasil. Através das suas diversas categorias, o campeonato proporciona uma mescla de manobras modernas trazidas pelos mais novos, com uma forma de surfar mais clássica, trazida pelos mais antigos. Isso é o Arpoador Clássico.

Pódio Open do Cerveja Praya Arpoador Clássico 2024.

Com o vice-campeonato na etapa, Bruno Coutinho se consagrou o campeão Open do Circuito Tyr Energia Arpoador Surf Club 2024. No pódio, o veterano anunciou que vai dar um descanso para a garotada e irá migrar para a categoria Grand-Master em 2025.

E uma prévia do que vem por aí no ano que vem já pudemos ver nessa etapa. Competindo pela primeira vez na Grand-Master, Bruninho terminou em primeiro na Fase 1, na qual todos competem contra todos, e depois venceu também a Final.

E não foi uma Final fácil. Todos os quatro integrantes foram surfistas profissionais em determinado momento de suas vidas, e continuam em grande forma: Erik Petric, Marcelo Bispo e Fabiano Passos, todos grandes surfistas de base regular quebram no Arpoador. E tudo caminhava para a vitória do único “forasteiro” nesta Final, o macaense Erik Petric. Com duas notas na casa dos 7 pontos em direitas muito bem surfadas, Erik vinha liderando a Final até tomar a virada do Bruninho na última onda, atacada com um off-the-lip de saída, mais uma rasgada passando, e um floater no buraco para finalizar, recebendo 7.5 pontos dos juízes.

Mesmo com a maior nota da Final (8.00), Marcelo Bispo terminou em terceiro na etapa. Porém, com este resultado o “Preto-Loro” garantiu o título do ranking do ASC.

Cerveja Praya Arpoador Classico 2024 - Finais

A final da Grand-Kahuna rolou em ótimas condições, com bastante onda, e a vitória do Luiz Menezes foi indiscutível. Ele já abriu a bateria com uma nota 8.00 pontos em uma onda da série em que imprimiu uma ótima velocidade e finalizou com uma manobra bem ampla no buraco. Depois, ele ainda pegou mais duas ondas em que pontuou muito bem (5.10 e 6.10). Definitivamente, é o cara a ser batido nesta categoria, fluidez, amplitude nas manobras, velocidade e consistência. Não caiu em nenhuma manobra. Colocou todos na kombi no banco de trás.

Na Feminino Open também tivemos um bicampeonato, com a goofy Letícia Moraes, recém “promovida” a mãe, atacando as esquerdas do pico para vencer de forma consistente pela segunda vez seguida. Em segundo lugar na etapa depois de ótima apresentação nas semifinais, Ariane Mateik não teve do que se queixar, pois garantiu pontos suficientes para se consagrar a campeã da temporada. Aliás, bicampeã também. Completaram a final, Fernanda Avelino (3ª), em sua melhor apresentação do ano, Luisa Ramos (4ª), Ju Fleury (5ª) e Maria Claudia (6ª).

Roberto Coelho conhece muito bem as ondas do Arpex.

Finalizando o evento, os veteranos das categorias Legends, tanto de pranchinha quanto de pranchão, para atletas com idade a partir de 60 anos. Alguns com mais de 75 anos. Um verdadeiro exemplo e uma motivação para a nova geração manter uma vida saudável para continuarem surfando por toda a vida! Nestas categorias, definitivamente, todos são vencedores!

Agora as atenções se voltam para a confraternização de encerramento e premiação dos rankings do Circuito Tyr Energia Arpoador Surf Club 2024, que será realizada no dia 19 de dezembro, na Guarderia Surf Club. Todos os atletas, colaboradores e patrocinadores estão convidados para celebrar mais um ano de realizações do Arpoador Surf Club, a primeira associação de surf do Brasil! E que venha o Circuito Tyr Energia Arpoador Surf Club 2025! Até lá!

Circuito Tyr Energia Arpoador Surf Club – Etapa Cerveja Praya Arpoador Clássico 2024

Clique aqui para ver os resultados das baterias

Pro/AM

1 Nathan Hereda
2 Cauet Frazao
3 Gabriel Pastori
4 Bernardo Bordovsky

Open

1 Bernardo Bordovsky
2 Bruno Coutinho
3 Gabriel Mureb
4 Francisco Vilela

Grand-Master

1 Bruno Coutinho
2 Erik Petric
3 Marcelo Bispo
4 Fabiano Passos

Grand-Kahuna

1 Luiz Menezes
2 Bruno Brocá
3 Eduardo Chalita
4 Luli

Grand-Legends

1 Luis Leal
2 Gustavo Capanema
3 Antônio Buchaúl
4Guanabara

Feminino Open

1 Letícia Moraes
2 Ariane Mateik
3 Fernanda Avelino
4 Luisa Ramos

Legends Longboard

1 Roberto Coelho
2 Otavio Pacheco
3 Flavio Lemos
4 Gian Cacciola

Ranking final do circuito Trr Energia Arpoador Surf Club 2024

Open

1 Bruno Coutinho 2795
2 Nathan Hereda 2163
3 Francisco Vilela 1948
4 Magno Neves 1845

Grand-Master

1 Marcelo Bispo 2913
2 Erik Petric 2535
3 Marcelo Lacerda 2259
4 Fernandinho do Leme 2095

Grand-Kahuna

1 Luiz Menezes 3110
2 Eduardo Chalita 2773
3 Bruno Brocá 2475
4 Paulinho Guimaraes 2000

Grand-Legends

1 Luis Leal 3110
2 Gustavo Capanema 2935
3 Antônio Rihl 1968
4 Antonio Buchaúl 1523

Feminino

1 Ariane Mateik 2935
2 Dudinha 2424
3 Fernanda Avelino 2106
4 Maria Claudia 1954

Local Grom

1 Cauã Diniz 2000
2 Alexandre Marques 1360
3 Noah Bueno 1313
4 Noah Castello Branco 1253

Mirim

1 Nathan Hereda 2000
2 Cauã Diniz 1460
3 Zeca Guimaraes 1280
4 Bento Aldabalde 610

Apresentado pela Tyr Energia, o Cerveja Praya Arpoador Clássico 2024 é uma realização do Arpoador Surf Club com o copatrocínio da Hang Loose e da Monster Energy. O evento conta ainda com o apoio da Maxime, Keahana, Boards Co, Bully’s, Super Food, Guarderia Surf Club, La Carioca e Tiloe. A divulgação é do WAVES. A agência oficial é a EGD e a coprodutora é a MEMO. Apoio Institucional da Feserj e da Prefeitura do Rio.

Circuito Tyr Energia Arpoador Clássico 2024

Etapa: Cerveja Praya Arpoador Clássico

Data: 22-23 de novembro

Categorias: Pro/Am | Open | Grand-Master (40+) | Grand-Kahuna (50+) | Grand-Legends (60+) | Legends Longboard (60+) | Feminino Open

Patrocínio Master: Tyr Energia

Patrocínio: Cerveja Praya

Copatrocínio: Hang Loose e Monster Energy

Apoios: Maxime, Keahana, Boards Co, Bully’s, Super Food, Guarderia Surf Club, La Carioca e Tiloe

Divulgação: WAVES

Agência oficial: EGD

Coprodutora: MEMO

Realização: Arpoador Surf Club

Apoio Institucional: Feserj e Prefeitura do Rio

Exit mobile version