Santista de Surf

Bahia dá show

Carlos Bahia supera Picuruta Salazar na grande final e fica com o título municipal santista de 2018.

0

Com sol, calor, ondas pequenas e bem formadas, a segunda etapa do Circuito Santista de Surf foi realizada nesta quinta-feira (20), no Quebra-Mar, Parque Roberto Mario Santini, na praia do José Menino, com 80 atletas distribuídos em oito categorias.

A longboard e a SUP foram destaque. Primeiro porque essa etapa foi a única etapa do ano com disputas nessas categorias. Segundo porque reuniu atletas experientes que disputam competições nacionais e internacionais.

Na Longboard, o baiano radicado em São Sebastião, Carlos Bahia, foi o campeão. Ele superou três santistas na bateria final: Alexandre Belio, que terminou em quarto; Adriano Teco, que ficou em terceiro; e o experiente Picuruta Salazar, na segunda colocação.

Bahia ainda disputou na SUP, o surfe com remo, mas o vencedor foi Juninho Oliveira, de Bertioga, talento na nova geração que mostrou muita radicalidade. Segundo a organização, a ideia era coloca a SUP água só na terceira etapa do circuito, mas houve mudança no cronograma para melhor aproveitamento das condições do mar.

Na primeira final do dia, dos Estreantes (até 12 anos), o vencedor foi Davi Jihad, de Praia Grande. Outros dois atletas de Praia Grande também levantaram o troféu de primeiro lugar: Gustavo Giovanardi, na Mirim (até 16 anos) e Gabriel Nieba, na Júnior (até 18 anos).

Na Iniciante (até 14 anos), o santista Noa Portes levou a melhor. Ele faz parte da nova geração do surfe da cidade e chegou a disputar também as categorias Longboard e Mirim, mas em ambas ficou nas semifinais. No Feminino, vitória de Rafaela Teixeira, de São Sebastião. E entre os mais jovens, na Petit (até 12) anos, Theo Shimidt, São Vicente, foi o campeão.

Terceira e última etapa – A terceira e decisiva etapa para as categorias de base acontece nesta sexta-feira, no mesmo local. A categoria extra desta vez será a Master, para atletas acima de 35 anos, que será a primeira a entrar na água, às 8 horas. As finais estão previstas para começar às 14h15 e vão até as 16h05. A cerimônia de premiação acontece às 16h15.

O evento é realizado pelo Núcleo Metropolitano Esporte e Cidadania (Numec) e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. É homologado pela Associação Santos Surf e Federação Paulista de Surf. Conta com o apoio da Surf Trunk e da Prefeitura de Santos através da Secretaria de Esportes (Semes) e da Fundação Pro-Esporte (Fupes).