Baiano de Surf

Quinta etapa rola em Ilhéus

Quinta etapa do Circuito Baiano de Surf 2024 tem inscrições abertas. Evento acontece de 27 a 29 de setembro na Praia de Renascer, Ilhéus (BA).

Baiano de Surf Categoria de Base, Praia da Renascer, Ilhéus (BA)

A Praia da Renascer, Ilhéus (BA), recebe a quinta etapa do Baiano de Surf Categoria de Base, entre os dias 27 e 29 de setembro. Além da nova geração do surfe do Sub 8 ao Sub 18, também disputam baterias as Surf Feminino, Surf Open, Bodyboard Open e Bodyboard Feminino, todos com pontuação válida para o ranking baiano de 2024.

Os atletas, vindos de todos os pontos do litoral baiano, seguem na disputa pelo primeiro lugar da classificação geral. Vários atletas disputam mais de uma categoria e são destaques na competição, como Rudá Nascimento, de Maraú, líder da Sub 10 e vice na Sub 12, e o ilheense Brayan Pessoa, que segue em primeiro na Sub 16 e ainda tem chances na Sub 18. Gonçalo Chipinha Brito, de Salvador, é o líder com maior folga, com 507 pontos à frente do segundo colocado da Sub 18, Matheus Neves, local de Uruçuca.

Outros atletas como João Jesus, de Itacaré, e Yan Rodrigues, de Cairu, disputam três categorias e têm chances em todas elas. Com mais etapas previstas ainda este ano, a participação dos atletas é fundamental, já que na contagem final, serão somados 75% dos melhores resultados de cada um.

O bodyboard, modalidade abraçada pela FBSurf desde o ano passado, também celebra sua excelente fase com a realização de mais uma etapa válida pelo ranking. Com muitos atletas locais de Ilhéus e Itacaré, as baterias prometem disputas acirradas, onda a onda, sempre acompanhadas de perto pelas equipes que vibram a cada manobra.

A categoria Open vai receber os surfistas locais que não estão filiados e está aberta a participantes de todas as idades, com premiação em blocos e medalhas para o primeiro e segundo colocado e troféus para os quatro melhores classificados.

Além da pontuação válida para o ranking baiano, todos os atletas inscritos receberão um kit da FBSurf com sacochila, parafina e camiseta. O evento com três dias de duração é realizado pela Federação Baiana de Surf em parceria com a Asurfi, entidade local, e conta com o apoio da Sudesb e da Prefeitura de Ilhéus.

Princesinha do sul – Ilhéus celebrou em 2023 uma história de 50 anos de relação com o surfe. Com ondas regulares o ano todo, a cidade tem vários pontos para a prática do esporte e tradicionalmente é um celeiro de atletas de alto nível.

Em busca de novos talentos e buscando proporcionar a prática sistematizada do surf para crianças, a ASURFI (Associação de Surf de Ilhéus) lançou o projeto “Surf com Amor”, que beneficia 40 crianças da cidade. A entidade, fundada em 2019 e filiada à FBSurf, é a responsável pelo projeto que conta com uma equipe de instrutores e psicólogo, com o objetivo de contribuir para a redução da ociosidade e a promoção da saúde e do esporte para as crianças atendidas.

Sobre a FBSurf – De olho no novo ciclo olímpico, a Federação Baiana de Surf vem buscando cada vez mais recursos e ferramentas para profissionalizar a sua gestão e impulsionar o surfe baiano. Hoje, a entidade conta com oito associações locais filiadas, promovendo e homologando campeonatos ao longo de todo o litoral baiano. A FBSurf é a única entidade estadual reconhecida pela CBSURF – que está diretamente ligada ao Comitê Olímpico Brasileiro.

O circuito baiano de surf dá visibilidade e incentiva novos atletas a praticar e se dedicar ao esporte até atingir o índice de alto rendimento e, por isso, ao longo desta gestão da FBSurf, vem sendo amplamente apoiado pelo Governo do Estado da Bahia através da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia).

As inscrições permanecem abertas através da plataforma TicketSports.

Clique aqui para se filiar e aqui para matricular no evento.

Exit mobile version