O paranaense Anuar Chiah foi o grande destaque da primeira etapa do Circuito ADS, realizada último sábado (6), na Prainha, em São Francisco do Sul (SC).
Campeão Sub 10, ele também foi o responsável pelos dois maiores somatórios (18.60 e 15.15) e as duas maiores notas (9.60 e 9.00) da competição.
Local de Matnhos (PR), Anuar tem apenas 10 anos e vem se destacando nas competições de base. Na entrevista abaixo, ele fala sobre a sua participação no evento idealizado pelo campeão mundial Adriano de Souza.
O que você achou do Circuito ADS?
Animal, porque sou fã do Adriano de Souza.
Você acha que o envolvimento de Mineirinho no Circuito incentiva a nova geração no surfe competitivo?
Sim, incentiva muito. Ele quebra e a história dele me motiva.
Você pensa em se profissionalizar no surfe? Qual é o seu maior objetivo?
Eu quero ser surfista o resto da vida! Meu maior objetivo é ser campeão mundial, como o Mineirinho.
Você teve um grande desempenho neste último evento. O que você achou das ondas no dia da competição?
No começo o mar estava difícil, perdi nas quartas de final da categoria Sub 14 e foquei na Sub 10. Na semifinal fiz duas ondas boas e cheguei à final. Me concentrei, achei as melhores ondas e consegui ser campeão.
Já na categoria Sub 16, Artur Romão confirmou o favoritismo e largou na frente do ranking do Circuito ADS nesta temporada.
Atual campeão do evento, ele é local de São Francisco do Sul e fez valer o conhecimento local para vencer a disputa. Confira o relato do surfista abaixo.
Artur, como foi vencer esta competição em casa, com direito a grande torcida na areia?
Foi tenso. Na verdade eu sabia que conseguiria um bom resultado por ser em casa, a pressão de ter que fazer um bom resultado implicou bastante em meu pensamento. Foi muito gratificante a parceria dos que torciam por mim, me senti muito acolhido e confortado.
Como foi receber uma grande referência e um grande ídolo como o Adriano de Souza na praia em que você surfa diariamente?
Na verdade, sabia que não podia fazer feio na frente do cara que me inspirou muitas vezes.
A final foi muito disputada, com um grande vira-vira nas duas primeiras colocações, entre você e o outro surfista local, Heitor Muller. Como foi o sentimento de compartilhar o pódio com um parceiro de treino?
Foi um sentimento de muita parceria, eu sei que vamos ir muito além juntos, sendo em amizade e em campeonatos. Nos treinos o Heitor é muito espaçoso, sei também que temos estilos diferentes de free surf, então foi realmente difícil correr a bateria com ele, mas fiz escolhas certas e mantive a calma, e isso me levou a ter um ótimo resultado.
Circuito ADS 2019
Resultados da primeira etapa
Sub 10
1 Anuar Chiah
2 Kailani Rennó
3 Kalani Robles
4 Yuri Gabriel
Sub 14
1 Noah Machado
2 Samuel Joquinha
3 Ryan Coelho
4 Antônio Vitorino
Sub 16
1 Artur Romão
2 Heitor Muller
3 Kayke Araújo
4 Luiz Mendes
Feminina Sub 12
1 Gabriely Vasque
2 Luara Mandelli
3 Natalia Gerena
4 Alexia Leal Monteiro
Feminina Sub 16
1 Pâmella Mel
2 Kemily Sampaio
3 Ana Luiza Romão
4 Laura Maciel Raupp