A terceira e última etapa do tradicional circuito local do Arpoador, Rio de Janeiro (RJ), foi realizada no último domingo (15) em um dia lindo de sol, água azul e ondas de meio a 1 metro quebrando rápidas na bancada rasa do Arpex.
Condições desafiadoras para os atletas, acostumados a surfar mares mais fáceis e perfeitos nos campeonatos do Arpoador Surf Club. O mérito foi àqueles que souberam se adaptar melhor às condições, que exigiam uma boa leitura do line-up para identificar as ondas abertas, e um surfe mais ágil para atacá-las.
O grande vencedor do dia foi o Anderson Pikachu, campeão da etapa e do ranking Open, conquistando assim o prêmio máximo do circuito, uma surf trip para Mentawai no barco Maki Boat. A passagem aérea será viabilizada pelo Arpoador Surf Club para realizar o sonho do jovem e talentoso atleta, cria do morro do Cantagalo, de conhecer a Indonésia.
Em segundo na etapa e no ranking ficou Bruno Coutinho, veterano surfista local que deu uma dura na nova geração, representada não apenas pelo Pikachu, como pelo Bernardo Bordovsky (3º) e pelo Rômulo Bula (4º).
Na categoria Grand Master, o experiente competidor Luiz Menezes venceu a etapa surfando como um garoto, deixando Fernandinho do Leme em segundo, Betinho Dengue em terceiro e Pedro Peixoto em quarto. Com esta combinação de resultados, o grande campeão do ranking foi Léo Leite, que perseguia este título desde 2011, sempre chegando perto.
Na Grand Kahuna o ranking final repetiu os resultados da etapa, com Marcelo Boscoli em primeiro, Gustavo Capanema em segundo, e Ricardo Bocão em terceiro.
Roberto Coelho e Ariane Mateik foram os únicos que venceram as três etapas do circuito em suas respectivas categorias, Legends Longboard e Feminino, se consagrando como os campeões com as maiores pontuações do ano.
Na Sub 16, Diego Brígido vinha liderando até o último minuto, quando Caio Knappi, de Niterói, virou com uma direita muito bem surfada e virou o resultado a seu favor. Na Sub 14, Igor Shibata, local da Barra da Tijuca, venceu a segunda seguida no Arpoador, mesmo feito do jovem talento do Recreio, Nathan Hereda na Sub 12.
Encerrando a competição, uma disputa acirrada entre as escolinhas do Jean Carlos (Surf-Glória) e Pablo Becker pelo título da temporada. A etapa foi vencida pela equipe do Jean, mas, o segundo lugar colocou a escolinha do Pablo no topo do ranking final.
O evento teve apoio da Artesanal Produtos Naturais, Juçaí e Silverbay que fortaleceram a etapa com seus produtos maravilhosos.
A festa de encerramento de 2019, com entrega dos troféus para os melhores do ano, será realizada nesta quinta-feira (19) no Parque Garota de Ipanema, Arpoador, a partir das 17 horas.
Resultados Arpex Final Heat 2019
Open
1 Anderson Pikachu
2 Bruno Coutinho
3 Bernardo Bordovsky
4 Rômulo Bula
Campeão do ranking Anderson Pikachu
Grand Master
1 Luiz Menezes
2 Fernandinho do Leme
3 Betinho ‘Deng’
4 Pedro Peixoto
Campeão do ranking Léo Leite
Grand Kahuna
1 Marcelo Boscoli
2 Gustavo Capanema
3 Ricardo Bocão
4 Fernando Cake
Campeão do ranking Marcelo Boscoli
Feminino
1 Ariane Mateik
2 Letícia Moraes
3 Mari Taboada
4 Luisa Ramos
Campeã do ranking Ariane Mateik
Legends Longboard
1 Roberto Coelho
2 Renato Moura
3 Gagoo
4 José Roberto Mingau
Campeão do ranking Roberto Coelho
Sub 16
1 Caio Knappi
2 Diego Brígido
3 Lucas Ribas
4 Igor Shibata
Campeão do ranking Nathan Hereda
Sub 14
1 Igor Shibata
2 Deriky Silva
3 Nathan Hereda
4 Juan Nogueira
Campeão do ranking Nathan Hereda
Sub 12
1 Nathan Hereda
2 João Victor Coutinho
3 Bento Aldabalde
4 Pedro Mettfeldt
Campeão do ranking Nathan Hereda
Escolinha
1 Surf-Glória
2 Pablo Becker
Campeão do ranking Escolinha Pablo Becker