O Colégio Adélia Camargo Corrêa, do Guarujá (SP), saiu em destaque na primeira etapa do SPSurf Estudantil 2023, apresentado pela Prefeitura Municipal e patrocínio da Garytos. O colégio já acumulou nesta estreia 2.670 pontos.
A abertura do circuito aconteceu na Praia dos Pescadores, em Itanhaém, com realização da Federação de Surf do Estado de São Paulo e apoio da Associação de Surf de Itanhaém.
O SPSurf Estudantil é o novo circuito da Federação e logo no lançamento reuniu vários talentos da nova geração do surf paulista. Foram aproximadamente 150 atletas representando cerca de 49 escolas de São Paulo.
“Esta primeira etapa, deste novo projeto da Federação, superou nossas expectativas. Foi um sucesso. E é importante ressaltar que este circuito tem uma abordagem mais pedagógica que valoriza a participação e o lado formativo do cidadão, sem muita ênfase no resultado, mas estamos de olho em novos talentos”, diz o presidente da SPSurf, Zé Paulo.
Okamoto foi o grande campeão na Sub 16 e Sub 18, enquanto Bastides venceu a Sub 12 e 14. “Estou muito feliz de ter vencido em duas categorias e quero agradecer minha família e meu colégio por terem acreditado em mim até agora”, comenta Carol.
Na Sub 18 Feminino, a atual campeã paulista Sub 14, Natália Gerena, da Ilha Comprida, representando a EMEF Monte Carlo, faturou a Sub 18 na estreia do SPSurf Estudantil 2021, na Praia dos Pescadores, em Itanhaém.
Na Sub 14 Masculino, o praiagrandense que tem um currículo invejável com pouca idade, o jovem Vini Palma, representando o Colégio COC Novomundo e já garantiu os primeiros 1000 pontos na Sub 14.
Na Sub 16 Feminino, a sebastianense Mayara Zampieri, representando a Escola Estadual Walkir Vergani, saiu do mar comemorando o inédito título da primeira etapa. “Acabei de participar do Estudantil, representando a minha escola, e estou muito feliz com a vitória”, diz.
E o filho do potiguar, surfista profissional, Alan Jhones, Matheus Jhone, que já venceu categoria Sub 14 com apenas 9 anos, e aos poucos o talento herdado do pai vem sendo moldado nas ondas brasileiras. O menino prodígio disputou a primeira etapa do SPSurf Estudantil 2023 representando o Colégio Don Domênico, do Guarujá, e foi o grande campeão da categoria Sub 12.
“A Associação de Surf de Itanhaém esteve à disposição e contribuiu com todos os seus esforços para que o evento acontecesse redondo. Ficamos lisonjeados de termos sido a primeira sede deste nosso novo projeto organizado pela SPSurf”, finaliza o presidente da Associação de Surf de Itanhaém (ASI), Alexandre Hadad Turquinho.
Ação Ambiental – Junto às disputas, o evento também contou com uma ação ambiental, comandada pela Ecosurf em parceria com a SPSurf e a Associação de Surf de Itanhaém (ASI). Sob o comando do CEO da Ecosurf, João Malavolta, que montou uma equipe de ponta e realizou um importante trabalho de limpeza num dos cartões postais da cidade de Itanhaém, a Ilha das Cabras, localizada na Praia dos Pescadores. “Fizemos uma ação de despoluição. Um trabalho de conscientização para os locais e banhistas de não deixar lixo na praia. Foi um momento de retribuir o favor de cuidar da natureza e proteger um pouco mais o oceano”, comenta.
Demais etapas – A segunda etapa do Circuito SPSurf Estudantil 2023, será entre os dias 8 e 9 de julho (local a definir). Já a terceira etapa está marcada entre os dias 16 e 17 de setembro (local a definir).
Resultados da primeira etapa
Sub 18
1º – Caio Okamoto – E.E. Prof. Escola Maria Aparecida Pinto De Abreu Magno – Bertioga
2º – Pedro H. Ferreira – E.E Prof Ottoniel Junqueira – Peruíbe
3º – Vini Palma – Colégio COC Novomundo – Praia Grande
4º – David Jihad – Colégio Adélia Camargo Corrêa – Guarujá
1º – Caio Okamoto – E.E. Prof. Escola Maria Aparecida Pinto De Abreu Magno – Bertioga
2º – Pedro H. Ferreira – E.E Prof Ottoniel Junqueira – Peruíbe
3º – Vini Palma – Colégio COC Novomundo – Praia Grande
4º – Heitor Lins – E.E. Prof. Armando Bellegard – Bertioga
1º – Vini Palma – Colégio COC Novomundo – Praia Grande
2º – Izau Signorini – Colégio Tip Toc – Alphaville
3º – Diogo Cesar – Colégio Supremus – Itanhaém
4º – Guilherme Noé – Escola 22 de Abril – Itanhaém
1º – Mateus Jones – Colégio Don Domênico – Guarujá
2º – Vini Palma – Colégio COC Novomundo – Praia Grande
3º – Izau Signorini – Colégio Tip Toc – São Vicente
4º – João Miguel – EMEF Jacoub Koukdjian – Mongaguá
1º – Natália Gerena – EMEF Monte Carlo – Ilha Comprida
2º – Mayara Zampieri – E.E.Walkir Vergani – Boiçucanga
3º – Isabel Meyer – Escola Municipal Dr. José Ermírio De Moraes Filho – Bertioga
4º – Luany Ribeirinho – Colégio Expressão – Mongaguá
1º – Mayara Zampieri – E.E.Walkir Vergani – Boiçucanga
2º – Natália Gerena – EMEF Monte Carlo – Ilha Comprida
3º – Luana Reis – E.E Profª Dulce César Tavares – São Sebastião
4º – Tayla Victoria – E.E William Aureli – Bertioga
1º – Carol Bastides – Colégio Adélia Camargo Corrêa – Guarujá
2º – Isabel Meyer – Escola Municipal Dr. José Ermírio De Moraes Filho – Bertioga
3º – Manu Medeiros – Colégio Raízes – São Sebastião
4º – Sofia Bonon – Escola Vivere – Guarujá
1º – Carol Bastides – Colégio Adélia Camargo Corrêa – Guarujá
2º – Isabel Meyer – Escola Municipal Dr. José Ermírio De Moraes Filho – Bertioga
3º – Manu Medeiros – Colégio Raízes – São Sebastião
4º – Maya Calixto – Colégio Adventista – Santos
1º – Colégio Adélia Camargo Corrêa
2º – Colégio COC Novomundo
3º – E.M. Dr. José Ermírio De Moraes Filho
4º – E.E. Prof. Escola Maria Aparecida Pinto De Abreu Magno