A primeira etapa do Circuito Estudantil de Surf rolou no último final de semana na Praia do Tombo, Guarujá (SP). O evento é uma parceria entre o Projeto Ondas e o surfista profissional Rodrigo Koxa, que reuniu 12 categorias. A competição busca fomentar o esporte e promover valores importantes como trabalho em equipe, superação e respeito ao meio ambiente.
O evento destinado a 96 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos e 11 meses, contou pontos para o circuito guarujaense de base e transformou as águas paulista em um verdadeiro palco para o talento e a paixão pelo surfe, reunindo jovens surfistas de escolas públicas, privadas, outras Organizações Sociais e associações de surfe do município.
“Para o Projeto Ondas foi a realização de um sonho, por esse evento contribuir para o fomento do surfe de base do município, por meio da Lei de Incentivo Promifae (Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio ao Esporte), da Secretaria de Esporte e Lazer, com a grande parceria com a Associação Guarujaense de Surf. E também porque nós entendemos a importância de valorizar e reconhecer os ídolos da nossa cidade. Neste caso o Rodrigo Coxa, campeão mundial de ondas grandes”, diz Jojó de Olivença, idealizador do Projeto Ondas.
Jojó lembra também sobre a importância de ressaltar quem ajudou o evento. “Além dos parceiros da indústria do surfe e cosméticos, nosso agradecimento à Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que ofereceu bolsa integral de estudo EAD para os vencedores das categorias Sub-18 Masculina e Feminina, e kits para todos os finalistas de todas as categorias. Sobretudo com a possibilidade de uma parceria efetiva com o Projeto Ondas agregando valor no processo de transformar vidas através do esporte e da educação”, fala.
Confira os resultados
Sub-10 Mista
1 Matheus Jhones
2 Otávio Maia
3 João Vitor
4 caíque Azzi
Sub-12 Feminino
1 Maria Clara
2 Sofia Bonon
3 Júlia Nunes
4 Yasmin Menezes
Sub-12 Masculino
1 Noah Kogachi
2 Theo Kogashi
3 Matheus Jhones
4 Felipe Gandolfi
Sub-14 Feminino
1 Giovana Rocha
2 Maria Clara
3 Sofia Bonon
4 Valentina Lembo
Sub-14 Masculino
1 Bryan Almeida
2 Miguel Medeiros
3 Noah Kogashi
4 Derick Queiroz
Sub-16 Feminino
1 Catarina Baragatti
2 Giovanna Rocha
3 Giovanna Arcon
4 Duda Rodrigues
Sub-16 Masculino
1 Jonh Muller
2 Bryan Almeida
3 Luciano Ticolé
4 Alex Ribeiro
Sub-18 Feminino
1 Giovanna Rocha
2 Catarina Baragatti
3 Duda Rodrigues
4 Giovanna Arcon
Sub-18 Masculino
1 John Muller
2 Luciano Ticolé
3 Nathan Brandão
4 Everton Freitas
Open Sub-12 Masculino
1 Izau Sgnorini
2 Enzo Monteiro
3 João Miguel
4 Arthur Enzo
Open Sub-16 Masculino
1 Levi Silva
2 Luciano Ticolé
3 Lucas Camargo
4 Diogo Cézar
Open Sub-14 Feminino
1 Isabelli Knutt
2 Giovanna Rocha
3 Isabel Meyer
4 Rafaela Americano
Air show – não houve campeão e o prêmio ficou acumulado para segunda etapa.
As datas marcadas para a realização da segunda etapa do Circuito Estudantil de Surf será entre os dias 28 e 29 de outubro e as inscrições serão abertas no início do mesmo mês.
Sobre o evento
Essa é a chance de meninos e meninas mostrarem suas habilidades e talento no surfe, além de vivenciar valores essenciais como o respeito, a ética e a amizade que o esporte proporciona, com a oportunidade de se inspirar em dois dos grandes nomes da modalidade Jojó de Olivença e Rodrigo Koxa.
Projeto Ondas
As atividades do projeto são realizadas no contraturno escolar e servem para, além de incentivar a prática do surfe, complementar o ensino dado nas salas de aula, com reforço em português, matemática, informática, educação ambiental, palestras sobre valores, além de assistência psicossocial e jurídica para os alunos e suas famílias.