Em 2019, a ABRASP passou a homologar o Circuito Brasileiro Pro Master. Ao todo, foram disputadas cinco etapas. Quatro delas vieram do Circuito The Legends, em Santa Catarina, enquanto a Praia da Pipa (RN) recebeu o Pipa Master de Surf.
“Foi a primeira vez que o circuito foi feito pelos atletas e para os atletas”, celebra Alvaro Bacana, um dos idealizadores do circuito.
Além da competição, o circuito celebra o reencontro de grandes amigos que fizeram a história do surfe brasileiro.
A etapa de abertura aconteceu em Laguna (SC). Em seguida, o The Legends passou por Garopaba (SC).
A terceira etapa do Brasileiro Pro Master teve como palco da Praia da Pipa (RN). Na sequência, Itajaí (SC) e Florianópolis (SC) finalizaram a temporada.
Nas etapas do The Legends, os primeiros campeões brasileiros e catarinenses profissionais foram homenageados.
Os campeões da temporada foram Alvaro Bacana (MA), na Master (acima de 35 anos) e Grand Master (acima de 40), Guga Arruda (SC) na Kahuna (acima de 45) e Jojó de Olivença (BA) na Grand Kahuna (acima de 50).
Para 2020, o circuito está confirmado com etapas em Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O calendário será divulgado em breve.
“Estamos só no começo. Tem muita coisa a ser melhorada, e para isso acontecer, estamos à procura de mais apoiadores e patrocinadores para aumentar o valor da premiação. Com isso, poderemos valorizar cada vez mais as lendas do surfe nacional que abriram as portas do circuito mundial”, conclui Alvaro Bacana.