A primeira edição do Interpraias de Surf Amador foi realizada no último final de semana (29 e 1º) na praia da Vila, Imbituba (SC). O evento foi realizado pela Associação de Surf Imbitubense (ASI) e contou com um formato por equipes.
Os atletas foram divididos em baterias de três ou quatro surfistas, cada um pontuando individualmente e também para seus times. O novo formato foi o piloto para as próximas disputas da ASI e contou com seis equipes: Água Viva, Praia do Rosa, PDR/Ibira, Porto Board Shop, Fisiolife e Escola de Surf do Bananinha.
Duas equipes formadas por surfistas da região norte de Imbituba – Praia do Rosa e Ibiraquera – figuraram nas primeiras posições do evento. A PDR/Ibira foi a grande campeã, com destaque para as vitórias de Fernando Alves na Master, Luan Moreno na Mirim, Yago Silva na Iniciantes, e com atletas em quase todas as finais disputadas.
Já a equipe Praia do Rosa terminou o Interpraias a 1.00 ponto atrás. Destaque para as vitórias de Gabriel Cicolleli na Petiz e Patrick Plachi na Júnior. Empatada na pontuação final com a equipe Praia do Rosa, a Fisiolife levou as categorias Feminino com a surfistas Nandine, a Longboard com Paulo Costa, e a Infantil com Lucas Costa.
Um dos grandes destaques individuais da competição foi o imbitubense Leo Barcelos, principal protagonista de sua equipe, a Porto Board Shop. Leo venceu a categoria Open e também levou a melhor no critério geral de pontos individuais, com um total de 11 pontos em três baterias disputadas.
“Tivemos seis equipes inscritas e foi um evento diferente, bem gratificante. O diferencial é que os atletas e o público permaneceram na praia até o final. Todo mundo atento durante o evento, torcendo pelo outro, e isso foi muito bacana”, declara Henrique de Bona, presidente da ASI.
Entre os chefes de equipe presentes no Interpraias Amador estiveram nomes expressivos do surfe imbitubense como Neno Heleodoro, vice-campeão Sul Brasileiro e chefe da equipe da Escola de Surf do Bananinha.
Em outra equipe, o ainda competidor da categoria Master Fernando Alves venceu esta categoria no evento. Outra lenda que apareceu e disputou o Interpraias, conhecido como ‘Xerife’ da praia da Vila, Biuna Lima, também disputou a Longboard.
O primeiro Interpraias de Surf Amador teve o patrocínio da Eduardo Surf e Skate Shop e do Bando Sicredi. Realização: ASI. Supervisão: Fecasurf. Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Imbituba e Diretoria Municipal de Esportes.
Resultados
Equipes
1 PDR/Ibira – 53 pontos
2 Praia do Rosa – 52 pontos
2 Fisiolife – 52 pontos
4 Bananinha – 45 pontos
5 Água Viva – 44 pontos
6 Porto Board Shop – 42 pontos
Open
1 Leo Barcelos – Porto Board Shop
2 Anderson Júnior – Água Viva
3 Kevin Nascimento – Escola Bananinha
4 Bruno de Bonna – Escola Bananinha
Júnior
1 Patrick Plachi – PDR/Ibira
2 Yano Nacimento – Água Viva
3 Kauan Rosa – Escola Bananinha
4 Gabriel Júnior – Praia do Rosa
Mirim
1 Luan Moreno – PDR/Ibira
2 Micael Dimitri – Praia do Rosa
3 Gustavo Ramalho – Água Viva
4 Vitor Alves – Fisiolife
Iniciante
1 Yago da Silva – Praia do Rosa
2 Pedro Ferreira – Fisiolife
3 Ygor Pereira – Água Viva
4 Breno Mumback – Praia do Rosa
Infantil
1 Lucas Costa – Porto Board Shop
2 Davi Mumbac – PDR/Ibira
3 Gadalupe Corgiolu – PDR/Ibira
4 Guilherme Pacheco – Água Viva
Petiz
1 Gabriel Cicolleli – PDR/Ibira
2 Davi Júnior – Praia do Rosa
3 Lucas Oliveira – Porto Board Shop
4 Artur Costa – Fisiolife
Feminino
1 Nandine – Fisiolife
2 Andreza Barcelos Porto Board Shop
3 Vick Valenzano Escola do Bananinha
4 Luiza Teixeira PDR/Ibira
Master
1 Fernando Alves – Praia do Rosa
2 Henrique Pacão – Fisiolife
3 Riomar Rodrigues – Porto Board Shop
4 Leandro Bananinha – Escola Bananinha
Longboard
1 Paulo Costa – Porto Board Shop
2 Rodrigo Carvalho – Equipe PDR/Ibira
3 Biuna Lima – Equipe Água Viva
4 Vitorino – equipe Escola Surf Bananinha