Os líderes dos rankings Masculino e Feminino do Circuito Semillero Olas Pro Tour 2024 participaram de dois eventos em Portugal, de 9 a 18 de outubro, onde, além de competir em alto nível, aproveitaram um intercâmbio cultural. Os atletas competiram em Viana do Castelo e Ericeira, conquistando resultados e ampliando conhecimentos nos centros de referência em treinamento esportivo locais.
Entre os sete selecionados para a equipe sul-americana, destacam-se Colomba Melus (Chile), Emma García (Peru) e Brianna Barthelmess (Peru), no Feminino; e Guilherme Goulart (Brasil), Nicolas Oliveira (Brasil), Romano Menichetti (Chile) e Thiago Passeri (Argentina), no Masculino. Todos conquistaram pódios, com alguns atletas levantando títulos em suas categorias.
As competições ocorreram nas categorias Sub 12, Sub 14 e Sub 18 (Masculino e Feminino) e Master, em Viana do Castelo. Na Ericeira as categorias em disputa foram Sub 12, Sub 14 e Sub 18 (Masculino) e Sub 14 e Sub 18 (Feminino).
“As competições foram um verdadeiro espetáculo de talento e determinação, com atletas de diferentes países elevando o nível do surfe juvenil sul-americano. O Semillero Olas Pro Tour continua a ser uma plataforma importante para revelar novas promessas e fortalecer o intercâmbio entre surfistas do Peru, Chile, Equador, Nicarágua, Espanha, Brasil, Portugal e outros países. A visita ao Centro de Alto Rendimento e à Reserva Mundial de Surf reforça ainda mais o compromisso de oferecer experiências que inspiram e preparam nossos jovens para o cenário internacional,” afirma Roberto Meza, organizador do Semillero Olas Pro Tour.
Clique aqui e confira resultados completos de Viana do Castelo.
No Masculino Sub 12, o grande campeão foi o brasileiro Guilherme Goulart, de Santa Catarina. Ele superou o português Grisha Leushkin, que ficou em segundo lugar, o nicaraguense Jet Abate, que terminou em terceiro, e o português Pedro de Brito, que conquistou a quarta posição.
No Sub 14, mais um brasileiro brilhou: Vini Palma, de Praia Grande (SP) levou o título de campeão. Para garantir a vitória, Vini superou o espanhol, da Galícia, Teo Garcia, vice-campeão, o brasileiro Nicolas Oliveira, líder do ranking sul-americano do Semillero Olas Pro Tour 2024, que ficou em terceiro, e o português Martinho de Barros, que encerrou a competição na quarta posição.
No Sub 18, o argentino Thiago Passeri foi o grande vencedor. Ele superou Alejandro Bernales, do Peru, que garantiu o segundo lugar, e os portugueses Gabriel Leitão e Samuel Cerne, que ficaram com o terceiro e quarto lugares, respectivamente.
No Feminino Sub 12, Emma Garcia, do Peru, sagrou-se campeã. As chilenas Colomba e Josefa Melus ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente, e a portuguesa Leonor Vasconcelos terminou na quarta posição.
Na categoria Sub 14, o Brasil dominou com as trigêmeas do Guarujá (SP), fazendo pódio. Julia Stefani foi a campeã, Maeva Guastalla, de Ubatuba, terminou em segundo lugar, enquanto Paula e Eduarda Stefani garantiram o terceiro e quarto lugares.
Na Sub 18, da Argentina, Victoria Muñoz, foi a grande campeã. A peruana Brianna Barthelmess ficou com a segunda colocação. As portuguesas Miriam Julião e Núria Maganinho, terceira e quarta colocadas, respectivamente.
A competição também contou com uma bateria especial Master onde o argentino, de Mar del Plata, Martin Passeri foi o vencedor, seguido por Felipe Rodriguez, de Salinas, Equador, em segundo lugar, e Zé Paulo, do Brasil e presidente da Federação de Surf do Estado de São Paulo, em terceiro. O quarto lugar ficou com Roberto Meza, , de San Bartolo, Peru, e organizador do Semillero Olas Pro Tour Sul-americano, e o quinto com o português João Zamith.
Clique aqui e confira resultados completos de Ericeira.
Na categoria Sub 12 Masculino, o título de campeão ficou com Nauê Brasil, de Portugal. Outro português, Vasco Leitão, garantiu o segundo lugar, seguido por Jet Abate, da Nicarágua, em terceiro, e Romano Menichetti, do Chile, em quarto.
Na Sub 14 Masculino, o brasileiro Nicolas Oliveira, de São Paulo, conquistou o primeiro lugar. Noa Cerne, de Portugal, terminou em segundo, enquanto Calebe Simões, também de São Paulo, ficou com a terceira colocação. Thiago Hanssen, de Portugal, fechou o pódio em quarto lugar.
No Sub 18 Masculino, Thiago Passeri Pezzati, da Argentina, foi coroado campeão. O peruano Alejandro Bernales garantiu a segunda posição, Martim Fortes, de Portugal, atual campeão nacional Sub 18, ficou em terceiro, e Hare Natori, de Portugal, em quarto.
No Feminino Sub 14, Brianna Barthelmess, do Peru, foi a grande campeã, seguida por sua compatriota Emma Garcia em segundo. As irmãs chilenas Josefa e Colomba Melus completaram o pódio com a terceira e quarta colocação, respectivamente.
No Sub 18 Feminino, Brianna Barthelmess mais uma vez se destacou, conquistando mais um título. Victoria Muñoz, da Argentina, ficou em segundo lugar, Rafaela Lorenzi, de Arica, Chile, em terceiro, e Mafalda Pinto, de Portugal, em quarto.
Além das competições, a equipe teve a oportunidade de visitar o Centro de Surf de Alto Rendimento em Viana do Castelo e a Reserva Mundial de Surf da Ericeira, ambos considerados referências no surf europeu, proporcionando uma experiência enriquecedora para os jovens sul-americanos.