Vini Palpa, da Praia Grande, Maeva Guastala, de São Sebastião, Julia Stefani, do Guarujá, e Kalebe Simões, de Ubatuba, estão na Europa para representar o Estado de São Paulo no Olas Pro Tour Portugal. Essa experiência única abrange surfe, gastronomia e cultura, com o objetivo de oferecer aos atletas um intercâmbio cultural de alto nível, focado em seu desenvolvimento intelectual e esportivo.
Os surfistas foram convidados pelo Centro de Alto Rendimento de Viana do Castelo e de Ericeira, cujos representantes, João Zamith e Miguel Barata, possuem uma forte parceria com a Federação de Surf do Estado de São Paulo, liderada por Zé Paulo. Embora os irmãos Rennó também estivessem listados para a viagem, eles não embarcaram para Portugal.
“Esta é uma chance única para nossos atletas surfarem em algumas das melhores ondas de Portugal, palco de etapas do circuito mundial. Teremos atividades variadas e uma competição interna. Estamos com uma delegação de altíssimo nível e o intercâmbio será enriquecedor para todos”, comentou Zé Paulo.
O destaque desta jornada é o praiagrandense Vini Palma, que já explorou as famosas ondas de Peniche e Nazaré. “Portugal está sendo uma experiência incrível para mim”, afirmou o atleta. “Esse trabalho da Federação de São Paulo é muito importante para o desenvolvimento de todos”, acrescentou.
Além de liderar a SPSurf, Zé Paulo também faz parte da comissão organizadora do Intercâmbio Semillero Olas Pro Tour, composta por João Zamith, Roberto Meza, Felipe Rodrigues, Gonçalo e Yasmin Neves.
O evento teve início 9 de outubro, em Viana do Castelo, e segue até dia 18 de outubro, com a conclusão em Ericeira. Durante os nove dias de competição e aprendizado, os atletas terão a oportunidade de conhecer a cultura local e disputar com adversários de Peru, Chile, Argentina, Panamá, Portugal e Espanha.
A delegação visitará o Centro de Surf de Alto Rendimento em Viana do Castelo. Ambos são referências no surfe europeu e prometem proporcionar uma experiência inesquecível para os jovens sul-americanos.