Pena Quissamã

Campeões coroados

Lucas Silveira e Julia Duarte são campeões do Pena Quissamã Pro 2022, na praia de Quissamã (RJ).

0

Lucas Silveira e Julia Duarte sagraram-se campeões do Pena Quissamã Pro Am 2022 válido como a etapa de abertura circuito brasileiro de surfe (ABRASP) e do circuito estadual de surfe (FESERJ).

Com uma apresentação impecável, o carioca radicado em Florianópolis, Lucas Silveira, venceu todos os confrontos que participou. Arrancou uma nota 9 na semifinal, e fez a maior nota e a maior média do evento, 15,55. Na final, venceu três grandes atletas. O capixaba bi-campeão brasileiro, Krystian Kymerson, a fera do Recreio dos Bandeirantes, Leandro Bastos, terceiro colocado e o paraibano voador Samuel Igo, que ficou em quarto lugar.

O campeão Mundial Júnior de 2016, bateu na trave da elite do surfe mundial em 2021. Por pouco mais de mil pontos, não entrou WCT. Mas o ano começou com o pé direito no surfe nacional, para Lucas.

“O evento foi muito maneiro! Vim competir para continuar no ritmo de competição, já que tive bons resultados no QS do ano passado. E não queria quebrar o ritmo. Não conhecia Quissamã e me surpreendeu bastante. Boas ondas! Lugar irado!”, disse Lucas.

A surfista local da praia do Grumari, Julia Duarte, vem escrevendo, definitivamente, seu nome na história do surfe feminino. Vice-campeã estadual profissional em 2021, Julia saiu na frente no ranking estadual de 2022. E essa é a sua quinta vitória em etapas do Brasileiro (ABRASP).

Dominando o confronto final, Júlia arrancou a maior nota entre as meninas, no segundo dia de disputa. Com a nota 7, na sua última onda, a surfista venceu a cabo-friense Karol Ribeiro e sagrou-se campeã. A saquaremense, naturalizada portuguesa, Carolina Mendes ficou em terceiro. E a cearense, Julia dos Santos, foi a quarta colocada.

“Estou muito feliz de ter vencido aqui em Quissamã, tinha uma vala bem boa e achei ótimas ondas durante todo evento. Foi bom saber que a prefeita luta pelo feminino! Ter tido essa premiação igual, só mostra que o surfe feminino está crescendo” disse Julia.

Entre os finalistas da categoria Kahuna, Cristiano Silva, com uma performance apurada, venceu e levou para casa uma prancha do shaper Crivella. Deixou para trás, Alan Toledo em segundo, Vinícius Boneco em terceiro e Jonathan Rangel em quarto.

Na categoria Local, a final foi muito apertada. Humberto sagrou-se campeão. Seguido de Vinicius Koala, segundo colocado, Lorram, terceiro, e o atleta Thiago Loro quarto colocado.

Rickson Falcão é campeão da categoria Sub 18.

Campeões coroados na sextA sexta-feira (21)

Na sexta-feira (21) rolaram as disputas de oito finais amadoras. Lanay Thompson e Pablo Gabriel se destacaram, ganhando em duas categorias cada um, a Sub 12 e Sub 14 Femininas e Sub 14 e Sub 16 Masculinas, respectivamente.

Na primeira final do Estadual Feserj 2022, na categoria Sub 12 fFminina, Lanay Thompson, filha da surfista e tricampeã brasileira, Maina Thompson, sagrou-se a campeã. Seguida por Alice Pitanga, vice-campeã. E Eloá de Souza, terceira colocada.

E na Sub 14, Lanay venceu Letícia Calleia, segunda colocada e Sarah Ozorio, terceira. Alice Pitanga foi a quarta colocada dessa categoria.

O cabo-friense de 12 anos, Pablo Gabriel, filho do surfista Paulo Pequeno, venceu a categoria Sub 14, seguido por Fred Siqueira, Nathan Hereda, e João Victor Coutinho, nesta ordem.

Na categoria Sub 16, Pablo ganhou de Rickson Falcão, segundo colocado; Guilherme Lemos, terceiro colocado e Pedro Henrique Massa, quarto colocado.

Na categoria Sub 12 Masculina, Petrus Dantas, filho do ex-surfista profissional André Messias, foi o campeão. Seguido por Caua Diniz, vice-campeão e Kauai Cogo, terceiro colocado. A quarta colocação ficou o surfista de nove anos Eric Grattz, filho do surfista Michel Grattz.

Na categoria Sub 16 Feminina, a campeã foi a atleta Paloma Oliveira. Aysha Ratto foi a vice-campeã. Letícia Calleia, a terceira colocada. E Sofia Tinoco, a quarta colocada.

Ainda entre as meninas, na categoria Sub 18, Luana Paes venceu a atual campeã estadual, Aysha Ratto, que foi vice. Laís Costa ficou com terceiro lugar e Maria Laura com a quarta colocação.

Rickson Falcão venceu a categoria Sub 18, com superioridade, marcando 13.50, de 20 possíveis. Guilherme Lemos foi o vice-campeão. Yan Sondahl foi o terceiro colocado. E Sanny Pires, atual campeão estadual, ficou com a quarta colocação.

Os finalistas do dia, da primeira etapa do Circuito Estadual de Surfe da Federação de Surfe do Rio de Janeiro (FESERJ), com pontuação de nível 2A, receberam entre as premiações: pranchas do shaper Crivella; kits da PENA e kits Soul Fins.