Quiksilver Estadual

Didi e Sol brilham em Camburi

Diego Aguiar e Sol Carrion vencem categoria Sub 18 no último dia do Quiksilver Estadual de Categorias de Base em Camburi (SP).

0
Campeão da categoria Sub 18 Masculino, Diego Aguiar tem grande atuação nas ondas de Camburi.

O último dia do 1º Quiksilver Estadual de Categorias de Base definiu os campeões das quatro categorias que faltavam na última quinta-feira (3), na Praia de Camburi, São Sebastião (SP). A molecada da nova geração deu um show no primeiro campeonato realizado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf).

Clique aqui para ver o vídeo

Com ondas quebrando com boa formação, abrindo para os dois lados e alcançando 1 metro com maiores na série, o ubatubense Diego Aguiar sagrou-se o campeão estadual do evento na categoria Sub 18. “Eu comecei a surfar na Baleia, e para mim, vencer em Camburi foi muito gratificante. Estou feliz e quero parabenizar toda a estrutura disponibilizada para os atletas”, comemora Didi.

Para chegar à vitória, Diego desbancou outro atleta de Ubatuba, Lucas Lisboa, que ficou na segunda posição. Philippe Neves, de Maresias, terminou em terceiro e Vinicius Parra, de Santos, foi o quarto.

Outra categoria que chamou a atenção do público foi a Sub 16, vencida pelo atleta de Ubatuba Gabriel Klaussner, que teve um desempenho impecável nas direitas de Camburi. “Fiquei muito feliz de ter vencido este primeiro evento. Foi um campeonato muito bem organizado, tudo muito show”, diz Klaussner.

Lucca Cassemiro, de Maresias, liderou praticamente toda a bateria, mas terminou na segunda posição. Também de Maresias, Rodrigo Saldanha, terminou a bateria em terceiro lugar e, na quarta posição ficou Caio Costa, de São Sebastião.

Atleta de Camburi, Sol Carrion faz a festa da torcida local com título da Sub 18 Feminino.

O desempenho das meninas foi muito expressivo dentro d’água. Todas apresentaram um nível técnico alto e a local de Camburi, Sol Carrion, foi a grande campeã da Sub 18. Ela venceu por apenas 1.00 ponto a praia-grandense Kemily Sampaio, que vinha desenvolvendo uma linha segura, mas não conseguiu uma boa onda para alcançar a vitória e terminou em segundo lugar. Já Isabela Saldanha, da Praia de Maresias, conquistou o terceiro lugar e Yasmin Neves, de Camburi, dividiu o pódio com a quarta posição.

Na Sub 14, Nairê Marquez, atleta da Praia Grande de Ubatuba, apresentou a melhor performance e garantiu o lugar mais alto do pódio. Nairê teve que passar pela local Mayara Zampieri, que finalizou o evento em segundo lugar, Sophia Gonçalves, na terceira colocação e pela atleta Aurora Ribeiro, quarta colocada.

Após as finais, alguns surfistas voltaram para o mar em busca dos R$ 1 mil oferecido para o atleta que acertasse o aéreo mais alto. O ubatubense Lucas Lisboa, segundo colocado na Sub 16, foi o grande destaque do Fu Wax Air Show e levou para casa o cheque. “Estava tão focado para vencer que eu só vi a onda vindo e quando percebi já estava voando.”

Ao final do campeonato, o presidente da SPSurf evidenciou a importância da realização do evento para os surfistas. “Primeiramente eu quero agradecer a todos que acreditaram neste projeto. Isso que aconteceu era um desejo de todos os atletas e de muitas pessoas envolvidas nesta modalidade. A gente está aqui para um futuro melhor, para o esporte e para os atletas. Graças à Deus deu tudo certo, a gente conseguiu dar um passo importante”, finaliza Zé Paulo.

O 1º Quiksilver Estadual de Categorias de Base contou com a presença do secretário de esportes do município de São Sebastião, Marquinho Souza, representando o prefeito Felipe Augusto. O secretário fez questão de presenciar a cerimônia de premiação e elogiou a iniciativa e parabenizou todo o trabalho da organização.

“São mais de 15 anos que Camburi não recebia um evento estadual e o prefeito me pediu atenção total para que este acontecimento se realizasse, respeitando os protocolos de saúde em meio à pandemia. E isso foi cumprido. É sempre bom ressaltar a importância que o esporte tem na vida e mente de um cidadão em formação e na prevenção de inúmeras doenças”, disse.

Ao todo, os dois campeonatos seguidos promovidos pela SPSurf, contabilizaram 300 atletas inscritos e foram entregues R$ 15 mil em premiação. Todos os cuidados para a não disseminação da Covid-19 foram tomados. O protocolo de saúde determinado pelo Governo do Estado de São Paulo, como distanciamento social, aferição de temperatura, distribuição de máscaras e álcool gel, foram seguidos à risca.

O Surf Trip apresenta o 1° Quiksilver Estadual de Categorias de Base contou com o apoio da Surf Trip, Quiksilver, Roxy, Miwa Beach Club, Fu Wax, Sucos Sim e Let’s Poke. Realização: Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf). Colaboração: Prefeitura Municipal de São Sebastião, Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), Associação de Surf, Cultura e Ambiente de Camburi (ASCAM), Protetor Solar Suntech, Loja 20 Pés, XBlanks, Travel Ace, Ibis Style Guarujá, Janjão Bordados, Delab Desing, Pousada das Praias, Tree Park, Hotel Camburi Praia, Hostel Royal,Taitiros Pizza e Sush, Casa da Praia e Pizzaria Porto da Praia. Divulgação: Waves e TV Cultura.

1º Quiksilver Estadual de Categorias de Base

Resultados do último dia

Sub 14 Feminino

1 Nairê Marquez
2 Mayara Zampieri
3 Sophia Gonçalves
4 Aurora Ribeiro

Sub 16 Masculino

1 Gabriel Klaussner
2 Lucca Cassemiro
3 Rodrigo Saldanha
4 Caio Costa

Sub 18 Masculino

1 Diego Aguiar
2 Lucas Lisboa
3 Philippe Neves
4 Vinicius Parra

Sub 18 Feminino

1 Sol Carrion
2 Kemily Sampaio
3 Isabela Saldanha
4 Yasmin Neves