Circuito Santista

Taças entregues no Quebra-Mar

Circuito Santista finaliza temporada e define os campeões municipais em sete categorias no Quebra-Mar (SP).

0

A terceira e última etapa do Circuito Santista de Surf 2018 foi realizada no último domingo (20), definindo os campeões municipais em sete categorias. A prova reuniu 80 atletas no Quebra-Mar, Parque Roberto Mario Santini, na praia do José Menino, Santos (SP). Ela seria realizada em dezembro, mas teve que ser adiada após um vendaval danificar o palanque horas antes de começar.

Conforme previsto, neste domingo decisivo o mar subiu. As ondas alcançaram 1 a 1,5 metro e foram palco de disputas de alto nível para o deleite do grande público presente e também de quem acompanhou pela transmissão ao vivo na internet.

Segundo as regras da Federação Paulista de Surf, a competição rola em baterias de quatro atletas com tempo de 15 minutos nas fases classificatórias e 20 minutos na final. São computadas as duas melhores ondas de cada atleta e os dois melhores avançam para a fase seguinte, até definir o campeão da etapa.

Como o circuito é aberto para outras cidades, se ao término das três etapas o atleta que somou mais pontos não for de Santos, ele é declarado campeão do circuito, enquanto o campeão santista será o santista mais bem colocado no ranking.

Após as fases classificatórias, a primeira final a entrar na água foi da categoria Petit (sub 10). John Muller, de Guarujá, venceu a etapa e o circuito. O santista melhor colocado foi Vitor Prado, que ficou em segundo no ranking. Prado também foi o campeão santista na categoria Estreante (sub 12), na qual terminou em terceiro no ranking. O campeão da estreante no circuito e na etapa foi David Jihad, jovem talento de Itanhaém.

Na sequência foi a vez da Iniciante (sub 14), com vitória do santista Noa Danucalov. Ele ficou também com o título do circuito e fez questão de agradecer aos seus patrocinadores, amigos, e ao diretor técnico da Associação Santos Surf, Pedro Souza, que faz os treinos da equipe municipal. “Estou muito contente. Essa a primeira vez que venço um circuito”, comemora.

Na Mirim (sub 16), outro santista venceu a etapa e o circuito: Vinícius Parra, que foi um dos destaques ao ficar também com o título de santista Júnior (sub 18), categoria na qual terminou em segundo no ranking. O campeão Júnior no circuito foi o praiagrandense Gabriel Nieba. Já a vitória na etapa foi de Gustavo Giovanardi, também de Praia Grande.

Na feminino, a santista mais bem colocada foi Raquel Otero. Kemily Sampaio, de Praia Grande, foi a campeã do circuito, e Laura Agnes, de São Sebastião, a campeã da etapa.

A categoria Master (acima de 35 anos) foi dominada por santistas. A vitória foi de Giovani Ferrante, que após passar quase toda a bateria final na segunda posição conseguiu a onda da virada no último minuto, superando o segundo colocado Tico Oliveira por uma apertada margem de 17 centésimos na somatória das duas melhores ondas. Luke Franco terminou em terceiro e Gustavo Nastasi em quarto. Ferrante, que já competiu como profissional, ficou com o título santista.

Para Mad William, da comissão organizadora, o resultado não poderia ter sido melhor. “Tivemos boas ondas, tempo bom e atletas de oito cidades prestigiando a prova. Agradeço muito ao nosso staff e patrocinadores, em especial ao Governo do Estado de São Paulo, sem o qual não teria sido possível realizar essa competição que colabora com o crescimento do surf, hoje um dos esportes mais importantes do país”, ressalta.

O evento foi realizado pelo Núcleo Metropolitano Esporte e Cidadania (Numec) e Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. É homologado pela Associação Santos Surf e Federação Paulista de Surf. Conta com o apoio da Surf Trunk e da Prefeitura de Santos através da Secretaria de Esportes (Semes) e da Fundação Pro-Esporte (Fupes).

Circuito Santista de Surf 2018

Resultados da terceira etapa

Petit

1 John Muller
2 Derek Silva
3 Vitor Prado
4 Caio Schmidt

Estreante

1 Davi Jihad
2 Joao Artur
3 Ryan Araujo
4 Giovani Fortes

Iniciante

1 Noa Danucalov
2 Renan Rodrigues
3 Tierres Alves
4 Yuri Beltrao

Mirim

1 Vinicius Parra
2 Henrique Liberato
3 Renan Rodrigues
4 George Alves

Júnior

1 Gustavo Giovanardi
2 Gabriel Nieba
3 Heitor Zequiel
4 Breno Nieba

Feminino

1 Laura Agnes
2 Kemily Sampaio
3 Mel Yukari
4 Carol Bastides

Master

1 Giovani Ferrante
2 Tico Olveira
3 Luke Franco
4 Gustavo Nastasi

Ranking final

Petit

1 John Muller, Guarujá – 2656 pontos
2 Vitor Prado, Santos – 2349 pontos
3 Caio Schmidt, São Vicente – 1458 pontos
4 Yan Sato, Santos – 1187 pontos

Estreante

1 Davi Jihad, Itanhaém – 3000 pontos
2 Everton Freitas, Guarujá – 1916 pontos
3 Vitor Prado, Santos – 1718 pontos
4 Ryan Araujo, Guarujá – 1620 pontos

Iniciante

1 Noa Danucalov, Santos – 2656 pontos
2 Renan Rodrigues, Santos – 2529 pontos
3 Yuri Beltrao, Guarujá – 2260 pontos
4 Tierres Alves, Monguguá – 1710 pontos

Mirim

1 Vinicius Parra, Santos – 2900 pontos
2 Renan Rodrigues, Santos – 2366 pontos
3 Henrique Liberato, Praia Grande, 2241 pontos
4 George Alves, Santos – 2114 pontos

Júnior

1 Gabriel Nieba, Praia Grande – 2900 pontos
2 Vinicius Parra, Santos – 2285 pontos
3 Samuel Alves, Guarujá – 1902 pontos
4 Gustavo Giovanardi, Praia Grande – 1656 pontos

Feminino

1 Kemily Sampaio, Praia Grande – 1800 pontos
2 Laura Agnes, São Sebastião – 1656 pontos
3 Mel Yukar, São Vicente – 1539 pontos
4 Sarah Germiniani, Guarujá – 1187 pontos

Master

1 Giovanni Ferranti, Santos – 1000 pontos
2 Tico Oliveira, Santos – 900 pontos
3 Luke Franco, Santos – 810 pontos
4 Gustavo Nastasi, Santos – 729 pontos

Longboard

1 Carlos Bahia, São Sebastião – 1000 pontos
2 Picuruta Salazar, Santos – 900 pontos
3 Adriano Teco, Santos – 810 pontos
4 Alexandre Bellio, Santos – 729 pontos

SUP

1 Juninho Oliveira, Bertioga – 1000 pontos
2 Thiago Amancio, Berioga – 900 pontos
3 Carlos Bahia, São Sebastião – 810 pontos
4 Luan Felipe, São Vicente – 729 pontos