Surf Talentos 2024

Coroados primeiros campeões

Confira campeões da primeira etapa do Circuito Surf Talentos 2024, disputada na Praia da Ferrugem, Garopaba (SC).

Surf Talentos Oceano, Garopaba (SC)

O Circuito Surf Talentos Oceano 2024 começou com tempo bom e altas ondas no último final de semana na Praia da Ferrugem, Garopaba (SC). Foram dois dias de competição no pico, onde recebeu a nova geração do surfe catarinense e brasileiro. O campeonato vale pontos para o Circuito Fecasurf de Base 2024.

As condições estiveram excelentes (principalmente no sábado, dia 27) com praia cheia e temperatura agradável durante todo o dia. As ondas quebraram na faixa de meio metrão com boa formação nas séries durante os dois dias de disputas.

O primeiro dia de competição foi reservado para as categorias Sub 12, Sub 14 e Sub 16 Masculino, que definiram seus finalistas após uma maratona de baterias. A primeira semifinal a entrar na água foi a Sub 16 Masculina, que classificou a dupla do Campeche, Henrique Venceslau (1º) e Michel Demétrio (2º) para a final.

Na bateria seguinte, Yuri Gabryel foi o destaque do confronto, assumindo a liderança na metade da disputa. Em segundo ficou o imbitubense Lucas Costa, que virou na última onda para cima de Luigi Wengrover.

Na sequencia foi a vez da Sub-14 Masculina conhecer seus finalistas. Na primeira semifinal Michel Demétrio fez uma das melhores notas da competição (8.00 pontos) e avançou à grande final com o somatório de 14.00 pontos em suas duas melhores ondas. Luca Messenger ficou em segundo, conseguindo a virada em sua última participação (5.00).

O surfista de Floripa, Lucas Miguel assumiu a liderança da segunda semi depois de marcar 5.31 em sua primeira onda. Ele ainda cravou 7.00 para consolidar a primeira posição e sua vaga na decisão. Rian Pietro ficou em segundo, após uma disputa acirrada contra Kaleb Henrique e Cauan Saito, terceiro e quarto respectivamente.

As duas últimas semifinais do sábado foi a Sub 12 Masculino. O capixaba Kaleb Henrique já ficou direto da bateria anterior para liderar o primeiro confronto do início ao fim e garantir sua vaga na final do domingo. Miguel Pereira foi o segundo, superando Raoni Rodrigues em terceiro.

Na última bateria do dia, Luca Messenger, sergipano radicado em Floripa, começou forte com 6.00 pontos em sua primeira apresentação, seguido de Cauã Saito que deu o troco com 5.00 numa bela direita.

Luca Messenger garantiu a vitória na bateria após surfar uma longa esquerda de backside e marcar 5.00. Saito terminou a disputa em segundo, com Noah Teixeira em terceiro.

Domingo de finais na Ferrugem – Depois de mais uma sequencia de disputas durante a parte da manhã, as finais das oito categorias entraram na água para a definição dos primeiros vencedores da temporada.

Foi a vez da estreia das categorias Sub 8, Sub 10, Sub 12, Sub 14 e Sub 16 Feminino na competição. As ondas diminuíram um pouco em relação ao dia anterior, mas mantiveram a boa formação.

A primeira final do dia foi com a garotada da Sub 8, que reúne os surfistas mais novos que participam do circuito. A vitória foi para o atleta local J.P Batatinha, que competiu pela primeira vez uma etapa do Circuito de Base da Fecasurf. Benji Gonçalves ficou em segundo, com Ricardo Búrigo em terceiro e Arthur Henrique na quarta posição.

Na sequencia foi a vez da final da Sub 10 Masculino. A bateria foi muito equilibrada durante seus 15 minutos, com alternância na liderança entre Davi Lucca, Guilherme Goulart e Bernardo Pires.

Com uma nota 4.50 na metade do confronto, Bernardo assumiu a primeira colocação até o minuto final, quando Davi Lucca aplicou uma boa batida de backside e conseguiu a virada em sua última chance para o vencer. Ele precisava de 4.35 e marcou 4.95 para a virada do título. Bernardo Pires terminou com o vice-campeonato, Guilherme Goulart no terceiro posto e Rafael Acom em quarto lugar.

A terceira final do dia foi a Sub 12 Masculino. O capixaba da praia de Ulé, Kaleb Henrique, dominou as ações do início ao fim, cravando 7.25 em sua primeira participação, o que lhe deu tranquilidade para administrar o resultado.

Ele ainda faria uma boa segunda onda, marcando 5.50 para conquistar o título da etapa de abertura do Surf Talentos Oceano 2024. Em segundo ficou Luca Messenger, com Cauan Saito na terceira colocação e Miguel Pereira fechando a lista em quarto lugar.

A decisão da Sub 12 Feminino foi eletrizante do início ao fim. A lagunense Maria Heizen começou a decisão na frente com 3.75. A resposta de Lulu Vivan, de Balneário Camboriú, veio em seguida, com 3.25, deixando a disputa em aberto até o final.

Faltando menos de 3 minutos para o encerramento, Lulu Vivan precisava de 4.15 para ficar com o título. Ela virou o resultado em uma boa esquerda de frontside conseguindo 4.75 dos juízes para festejar mais uma vitória. No último final de semana ela venceu a etapa do circuito brasileiro de base em sua categoria realizado em Porto de Galinhas (PE). Maria Heizen terminou a prova na segunda colocação, Maya Reis em terceiro e Manu Moraes ficou na quarta posição.

Na disputa seguinte foi a vez da Sub 14 Feminino entrar na água. Ana Aguiar liderou boa parte da bateria, mas na segunda metade da disputa Kauanny de Souza saiu da quarta para a segunda posição após surfar a melhor onda da bateria (7.00 pontos).

A poucos minutos do fim, ela precisava de 3.35 para o título e fez 3.85 em sua última chance, deixando Ana Aguiar sem tempo para a reação e com o vice-campeonato da etapa. As gêmeas de São Francisco do Sul (SC), Kaylane e Kyara Antunes, terminaram na terceira e quarta colocação respectivamente.

A decisão da Sub 14 Masculino foi mais uma disputa de tirar o fôlego neste final de semana em Garopaba (SC). Michel Demétrio continuou apostando nas direitas de backside e se deu bem. Ele abriu a bateria com 5.50 e liderou o confronto do início ao fim para sacramentar o título com uma nota 6.00 em suas duas melhores ondas.

Rian Prieto terminou na segunda posição surfando a melhor nota da bateria (6.50), numa direita com três manobras muito bem executadas. Luca Messenger finalizou no terceiro posto com Lucas Miguel em quarto lugar.

A penúltima final do dia foi a categoria Sub 16 Feminino, que estreou no circuito neste ano. Ana Aguiar começou liderando com 5.10 em sua primeira onda. Ela tomou a virada de Luiza Rosa Teixeira a quatro minutos do fim, quando a surfista da Praia do Rosa acertou uma bela batida na junção que lhe valeu 6.00.

Faltando um minuto para o término, Ana Aguiar teve sua última tentativa recompensada com 6.65 numa ótima esquerda para virar o resultado a seu favor e ficar com o título. Luiza Rosa foi a segunda colocada, com Kauanny de Souza no terceiro posto, e Kyara Antunes na quarta colocação.

A última final decidida nessa primeira etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2024, apresentado pela Surfland Brasil e Mini Kalzone foi a Sub 16 Masculino. Henrique Venceslau começou forte a disputa, largando com 7.00 em sua primeira onda. Yuri Gabryel respondeu a altura fazendo 7.75 na sua segunda participação e sacramentando a vitória em seguida com 7.35, para somar imbatíveis 15.10 no somatório.

O surfista de Imbituba (SC), Lucas Costa, saiu da terceira para a vice-liderança, superando Henrique Venceslau em sua última participação, com 5.80. Venceslau terminou em terceiro, com Michel Demétrio no quarto posto.

A próxima etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2024, apresentado pela Surfland Brasil e Mini Kalzone ainda não tem local definido. Nos próximos dias a organização divulgará a praia que sediará a competição.

Ações Ambientais durante o evento – A praia da Ferrugem conta com uma associação de surfe ativa nos aspectos socioambientais locais, principalmente relacionados à conservação das dunas frontais e da vegetação de restinga com função de fixação destas dunas.

Ações ambientais marcam primeira etapa.

A Associação de Surf da Ferrugem (ASF) fechou no início do ano de 2024 uma parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Garopaba (IMAG), com o objetivo de cercamento e proteção deste ecossistema situado no canto norte da praia, um dos locais com as melhores ondas do município, palco dos principais eventos de surfe.

Visando realizar a compensação da emissão de gases de efeito estufa relacionadas ao evento por meio do plantio de árvores nativas, a Fecasurf procurou o IMAG para ouvir sugestões de locais propícios para este plantio.

O IMAG informou à Fecasurf que pretende inserir vegetação arbórea nativa na restinga alvo da ação em parceria com a ASF, com o objetivo de substituir a médio e longo prazo a vegetação arbórea exótica do local.

Levando em consideração as propriedades ambientais do local do plantio (solo pobre, com baixa retenção de umidade e alto índice de salinidade), a Fecasurf plantou o dobro das mudas indicadas no Livro de Regras, inserindo 30 mudas de Aroeiras Vermelhas, uma das poucas espécies pioneiras com chances de sobrevivência neste tipo de ambiente.

Surf Talentos Oceano, Garopaba (SC).

O Plantio foi realizado por meio de ação socioambiental, engajando membros da Fecasurf, da ASF, da Associação de Surf de Garopaba (ASG) e atletas da elite da categoria de base do surfe catarinense, grandes formadores de opinião da nova geração de surfistas brasileiros. Junto ao plantio, as mudas também receberam adubação, visando compensar a pobreza do solo. O IMAG acompanhou a ação, tendo em vista que o ambiente é considerado Área de Preservação Permanente (APP), possuindo proteção legal.

Keep the Ocean Blue nas escolas – Uma das tradições do Circuito Surf Talentos Oceano é a realização de uma ação socioambiental em uma escola municipal próxima ao local do evento. Ela é ministrada pelo Keep The Ocean Blue, um projeto de responsabilidade ambiental da Oceano Surfwear, patrocinadora do circuito, que visa auxiliar a combater o lixo nos oceanos.

O trabalho realizado nas escolas consiste em utilizar do esporte e dos atletas como ferramenta para sensibilizar, conscientizar e educar as crianças locais em prol dos oceanos.

Desta vez a ação contemplou a turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Jandira Luiza da Silva. Além do fotógrafo Marcio David, coordenador do projeto, a ação contou com o surfista profissional Hediéferson Junior e o surfista bicampeão catarinense Sub 12 Henrique Surfboy, além do Biólogo Reinaldo Jaeger, Diretor de Sustentabilidade da Fecasurf.

Foi realizada uma apresentação com imagens da equipe da Oceano Surfwear, abordando todo o contexto natural, social e de impactos ambientais dos mares, conduzindo as crianças a refletirem sobre o seu papel na conservação deste importante ecossistema, que é um dos quintais das casas da comunidade da Ferrugem.

Selo evento sustentável Fecasurf – Santa Catarina busca garantir a sustentabilidade dos eventos de surfe em seu território, inserindo mais uma camada de proteção ambiental, por meio de um Capítulo Específico de Sustentabilidade no Livro de Regras das competições da Fecasurf.

Resultados

Sub 16 Masculino

1 Yuri Gabryel
2 Lucas Costa
3 Henrique Venceslau
4 Michel Demétrio

Sub 14 Masculino

1 Michel Demétrio
2 Rian Pietro
3 Luca Messenger
4 Lucas Miguel

Sub 12 Masculino

1 Kaleb Henrique (ES)
2 Luca Messenger
3 Cauan Saito
4 Miguel Pereira

Sub-10 Masculino

1 Davi Lucca
2 Bernardo Pires
3 Guilherme Goulart
4 Rafael Acom

Sub 8 Masculino

1 JP Batatinha
2 Benji Gonçalves
3 Ricardo Búrigo
4 Arthur Henrique

Sub 16 Feminino

1 Ana Aguiar
2 Luiza Rosa Teixeira
3 Kauanny de Souza
4 Kyara Antunes

Sub 14 Feminino

1 Kauanny de Souza
2 Ana Aguiar
3 Kaylane Antunes
4 Kyara Antunes

Sub 12 Feminino

1 Lulu Vivan
2 Maria Heizen
3 Maya Reis
4 Manu Morais

Circuito Surf Talentos Oceano 2024 – Apresentado por Surfland Brasil e Mini Kalzone

Patrocínio Master: Oceano Surfwear

Apresenta: Surfland Brasil e Mini Kalzone

Patrocínio: Prefeitura Municipal de Garopaba, Fu Wax, Silverbay, Acqua e Mais Internet.

Apoio: Keep The Ocean Blue, Eco Local Brasil,Carbon OK, RBDreams, Associação de Surf de Garopaba (ASG) e Associação de Surf da Ferrugem (ASF).

Realização: Swell Eventos

Homologação: Federação Catarinense de Surf (Fecasurf)

Exit mobile version