Em celebração aos 40 anos de evento, a organização do Lacanau Pro, QS 1.500 encerrado no último domingo (18) na França, promoveu uma bateria especial entre os legends Teco Padaratz, Tom Carroll, Tom Curren e Gary “Kong” Elkerton.
Quem levou a melhor e provou que está em grande forma foi o catarinense Teco Padaratz, bicampeão mundial do Qualifying Series, que somou 9.80 e 8.50 para sair com o título. Tom Carroll (2º), Tom Curren (3º) e Gary Elkerton (4º) completaram a festa.
Pouco antes de aposentar-se do Tour, em 2002, Teco venceu a etapa do antigo WQS em Lacanau. A França (Hossegor) também foi palco de uma das duas vitórias do brasileiro na elite mundial, em 1994.
Por muitos anos, Lacanau também foi a principal sede francesa do Championship Tour. A cidade é uma das candidatas para receber o surfe nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Pelo QS 1.500 deste ano, quem levou a melhor foi o francês Marco Mignot, que venceu a decisão caseira contra Gatien Delahaye. No feminino, vitória para a também francesa Maud Le Car.
Highlights do dia decisivo: