O primeiro dia de disputas teve como destaque os profissionais Luis Lamarão, Aurélio Santana e Felix Martins e os amadores Gabriel Leal e Ryan Fadul
As classificações do surfista local Luiz Lamarão e de João André na bateria de abertura da segunda bateria do evento foram os os termômetros da intensidade nas disputas de hoje (9) na praia da Catinguiba, na Praia do Forte, Litoral de Mata de São João.
A primeira fase profissional caiu no mar por volta das 9h e foi marcada também pelas performances dos veteranos Aurélio Santana e Walace Sampaio e dos garotos Gabriel e Felipe Guerreiro, Jadson Santana, Félix Martins e Rafael Pedreira.
A competição, que vai até sábado (11), distribui R$ 10 mil entre os profissionais, conta com mais oito categorias amadoras e pontua para o Circuito Baiano 2023. As principais estrelas profissionais da competição, a exemplo dos atuais líderes ranking Bino Lopes (vencedor da primeira etapa), Fabrício Bulhões e Bruno Galini, estreiam na seguinda fase, amanhã.
O Tivoli Triple Crown é um circuito inédito, que tem patrocínio do Tivoli Praia do Forte Ecoresort e Billabong. O atleta que fechar o circuito em primeira posição entre os profissionais vai ganhar com prêmio extra um final de semana no Tivoli Ecoresort da Praia do Forte, com direito a acompanhante e a todas as mordomias de um dos ecoresort mais bem conceituados do mundo.
Amadores – Em ondas pequenas, mas como boa formação, as categorias local, Sub 18 e Sub 16 também estrearam no dia de hoje. O vencedor da Sub 18 na primeira etapa, Ryan Fadul, de Itacaré, e o vice da mesma categoria e campeão da local Gabriel Leal, não decepcionaram e também se classificaram.
Outros nomes que se destacaram nas categorias amadoras foram Juan Pablo, Gonçalo Chipinha e Gabriel Guerreiro. Amanhã estreiam as categorias feminino, Sub 12 e Sub 10. A Sub 8 só entra na água no sábado decisivo.
Soltura de tartarugas – Com um conceito de sustentabilidade, o evento também conta com ações ambientais. Uma delas é solturas de tartarugas recém-saídas dos ovos pelo Projeto Tramar. A ação, que acontece às 8h desta sexta, vai proporcionar um momento único para os competidores e para o público.
A realização do circuito é da Federação Baiana de Surf (FBSurf), com supervisão da Associação de Surf da Praia do Forte (ASPF). O circuito terá a terceira etapa nos dias 9, 10 e 11 de março. Sempre na Praia da Catinguiba, na Praia do Forte.
O Tivoli Triple Crown tem os patrocínios do Tivoli Ecoresort Praia do Forte e da Billabong e apoios da Prefeitura Municipal da Mata de São João, através da Secretaria de Turismo (Setur), do Projeto TAMAR, Portal WAVES e da CDL Praia do Forte.
Ranking baiano / Triple Crown 2023
Profissional
1 Bino Lopes
2 Fabrício Bulhões
3 Ayrton Dylan
4 Bruno Galini Ramos
Feminino
1 Maria Eduarda
2 Samira Vitória
3 Catarina Lorenzo
4 Laura Diamante
Sub 18
1 Ryan Fadul
2 Gabriel Guerreiro
3 Gabriel leal
4 Vítor Gabriel
Local
1 Gabriel Leal
2 Pedro Guerreiro
3 Gabriel Guerreiro
4 Juan Pablo
Sub 16
1 Vítor Gabriel
2 Isaac Lorente
3 Felipe Guerreiro
4 Bernardo Bicalho
Sub 14
1 Bernardo Bicalho
2 Davi Lucca
3 Yan Rodrigues
4 Guilherme Simões
Sub 12
1 Davi Lucca
2 Numa Lyori
3 João Jesus
4 Miguel Becker
Sub 10
1 Davi Lucca
2 João Jesus
3 Rafa Galeno
4 Rudá Nascimento
Sub 8
1 Gabriel Brito
2 Francisco Modesto
3 Maria Suella
4 Layla Sofia
Calendário
Segunda Etapa: 9, 10 e 11 de fevereiro
Terceira Etapa: 9, 10 e 11 de março