Na manhã desta quinta-feira (9) a Praia da Catinguiba, na Praia do Forte, Litoral de Mata de São João, volta a receber uma competição de surfe profissional nesta temporada. É a segunda etapa do Tivoli Triple Crown e do Baiano 2023, que, além da liderança do ranking de nove categorias, distribui R$ 10 mil entre os profissionais.
Dentre as estrelas que prometem brilhar nas ondas da Praia do Forte estão o atual campeão estadual Dennis Tihara, de Ilhéus, o vencedor da primeira etapa deste ano e atual líder do ranking Bino Lopes, da Praia do Forte, e os finalistas da primeira prova Fabrício Bulhões (Ilhéus), Ayrton Dylan (Praia do Forte) e Bruno Galini (Ilhéus).
As inscrições para participar da prova estão abertas através do link. As vagas são limitadas e é importante que sejam garantidas o mais breve.
O Tivoli Triple Crown é um circuito inédito, que pontua para o ranking baiano e tem patrocínio do Tivoli Praia do Forte Ecoresort e Billabong. O atleta que fechar o circuito em primeira posição entre os profissionais vai ganhar como prêmio extra um final de semana no Tivoli Ecoresort da Praia do Forte, com direito a acompanhante e a todas as mordomias de um dos ecoresorts mais bem conceituados do mundo.
A realização do circuito é da Federação Baiana de Surf (FBSurf), com supervisão da Associação de Surf da Praia do Forte (ASPF). O Tivoli Triple Crown terá a terceira e última etapa nos dias 9, 10 e 11 de março. Sempre na Praia da Catinguiba.
Bino na dianteira – Se as disputas na abertura do circuito pegaram fogo no final de janeiro, neste final de semana não será diferente. Na briga particular entre Ilhéus e a Praia do Forte, quem se deu melhor foi o experiente local Bino Lopes, de 35 anos. Campeão brasileiro de 2015, ele não tomou conhecimento dos ilheenses Bulhões e Galine e do conterrâneo Dylan na bateria decisiva.
Entre os amadores os também locais Gabriel Leal e Davi Lucca venceram as categorias local e Sub 12 e Sub 10, respectivamente. Os itacareenses Ryan Fadul e Rafael Bicalho levaram a melhor na Sub 18 e na Sub 14. Vito Gabriel e Maria Eduarda venceram a Sub 16 e a feminino, enquanto o pequeno Gabriel Brito ficou com o troféu da Sub 8.
Bino Lopes confessa que os fatores conhecimento das ondas e torcida dá um tempero a mais, porém destaca que não pode dá mole, pois compete com surfistas de alto nível técnico, que estão acostumados com pressão.
“Claro que há um estímulo a mais pela presença maciça dos amigos e familiares. Mas isso por se não ganha campeonato. Bateria se ganha dentro d’água, na disputa onda a onda”, acredita Lopes. “As disputas serão entre atletas de altíssimo nível e vai vencer quem estiver mais concentrado, inspirado e escolher as melhores ondas”, diz.
O Tivoli Triple Crown tem os patrocínios do Tivoli Ecoresort Praia do Forte e da Billabong e apoios da Prefeitura Municipal da Mata de São João, através da Secretaria de Turismo (Setur), do Projeto TAMAR e da CDL Praia do Forte.
Ranking baiano / Triple Crown 2023
Profissional
1 Bino Lopes
2 Fabrício Bulhões
3 Ayrton Dylan
4 Bruno Galini Ramos
Feminino
1 Maria Eduarda
2 Samira Vitória
3 Catarina Lorenzo
4 Laura Diamante
Sub 18
1 Ryan Fadul
2 Gabriel Guerreiro
3 Gabriel leal
4 Vítor Gabriel
Local
1 Gabriel Leal
2 Pedro Guerreiro
3 Gabriel Guerreiro
4 Juan Pablo
Sub 16
1 Vítor Gabriel
2 Isaac Lorente
3 Felipe Guerreiro
4 Bernardo Bicalho
Sub 14
1 Bernardo Bicalho
2 Davi Lucca
3 Yan Rodrigues
4 Guilherme Simões
Sub 12
1 Davi Lucca
2 Numa Lyori
3 João Jesus
4 Miguel Becker
Sub 10
1 Davi Lucca
2 João Jesus
3 Rafa Galeno
4 Rudá Nascimento
Sub 8
1 Gabriel Brito
2 Francisco Modesto
3 Maria Suella
4 Layla Sofia
Calendário
Segunda Etapa: 9, 10 e 11 de fevereiro
Terceira Etapa: 9, 10 e 11 de março