The Legends

Veteranos coroados no Rosa

Ícones do surfe brasileiro são premiados com altas ondas na etapa final do The Legends Pico da Tribo 2018.

0
Marcio Leal fatura etapa na categoria Open.Saul Oliveira Filho
Marcio Leal fatura etapa na categoria Open.

Boas ondas, praia cheia, sol, muita ação dentro e fora da água marcaram a etapa decisiva do The Legends Pico da Tribo 2018, realizada no último final de semana (8 e 9), na praia do Rosa, Imbituba (SC).

A terceira e última etapa do circuito voltado aos veteranos do surfe começou quente no sábado, com ondas maiores de 2,5 metros que testaram a habilidade dos atletas. No domingo o vento virou para maral, a ondulação perdeu força, mas mesmo assim, as disputas seguiram eletrizantes.

O evento contou com a presença de grandes ícones do surfe catarinense e brasileiro como Fabio Gouveia, Saulo Lyra, Valdemar Bilo, Davi Severo, Claudio Marroquim, Carlos Santos, Amauri Piu Pereira, Marcio Farney e Rodrigo ‘Pedra’ Dornelles.

De passagem por Imbituba, Zé Paulo, um dos grandes nomes do surfe nacional, apareceu de surpresa no evento e se disse impressionado com o campeonato, ‘reivindicando’ sua participação no The Legends Pico da Tribo, o que foi prontamente atendido. Zé Paulo passou então a ser mais um dos destaques na praia do Rosa no fim de semana.

Roni Ronaldo leva a melhor na Kahuna.

Ainda no sábado, o surfista, André Zanine conquistou de forma antecipada o título da categoria Open. ‘Zana Hickel’, como é também conhecido, nem precisou chegar à grande final para vencer. E assim, abriu caminho para Márcio Leal levar a etapa e Moa Soares chegar na segunda colocação.

Na categoria Master, o imbitubense Riomar ‘Kiko’ Rodrigues manteve a pegada e também sagrou-se campeão do circuito. A estreia de um dos maiores ícones do surfe brasileiro, o gaúcho Rodrigo ‘Pedra’ Dornelles, não poderia ter sido melhor. Pedra levou a melhor na grande final da Master, deixando Kiko na segunda colocação, com um placar apertado, 13.65 x 12.75.

A categoria Local também foi definida no sábado, em ondas de mais de 2,5 metros. Local da praia do Rosa, Fernando Alves levou a melhor sobre Ariel Ferreira. E na longboard, Márcio Vilela conquistou sua primeira vitória no Legends em 2018, deixando Jonas Lima na segunda colocação.

Com a mesma velocidade que a forte ondulação encostou na praia do Rosa no sábado, ela se foi no domingo. Mesmo assim, em ondas de até 1,5 metro e vento maral, o restante da competição com as principais categorias do The Legends Pico da Tribo 2018 se desenrolou. Com as categorias Master e Open já definidas, restaram a Grand Master, Kahuna e Grand Kahuna.

Zé Paulo aparece de surpresa e participa da confraternização.

Rodrigo Wazlawick, mesmo com dois quintos lugares nas duas primeiras etapas do Legends, conseguiu vencer na última e fazer a virada no ranking em cima do garopabense Roni Ronaldo, que liderava até então. Márcio Leal chegou na segunda posição, Zé Paulo em terceiro e Rodrigo Dornelles em quarto.

Com mais uma vitória, e praticamente em casa, o garopabense Roni Ronaldo levou o título da Kahuna e comemorou muito ao final da bateria. A grande festa de Roni se deu ao fato dele ter disputado a final com dois amigos locais – Mdio (2º), Marcos Fino (3º) -, e que estavam logo atrás dele no ranking. Fabinho Gouveia, que terminou na quarta colocação, demonstrou o alto nível dos atletas no The Legends.

Na categoria Grand Kahuna, a etapa foi vencida por Cardoso Júnior em sua primeira participação no Legends. Logo atrás dele, Rubens Farias (2º), Júnior Maciel (3º) e, na quarta colocação, um dos maiores exemplos de superação no surfe catarinense, que também foi uma das grandes atrações na praia do Rosa, Chelo Massih. Sua chegada a final Grand Kahuna foi comemorada por todos.

Mesmo não tendo chegado à final, Mdio sagrou-se campeão do circuito. Logo atrás dele, Rubens Farias precisava vencer a etapa do Rosa e o complemento da pontuação, para conseguir o título em 2018. mas foi atrapalhado por Cardoso Júnior que venceu neste último evento.

Entre todos os ícones presentes na praia do Rosa, uma das principais sacadas da organização do evento foi trazer de volta as imagens de um dos melhores fotógrafos de surfe das décadas de 70 e 80. Saul Oliveira Filho, fundador da extinta revista Surf Sul, que povoou o cenário do surfe do sul do Brasil naquela época, mostrou que sua experiência ainda está viva e que continua afiado.

A etapa final do The Legends Pico da Tribo 2018 teve o patrocínio do Pico da Tribo. Apresentação: Vida Marinha e Banana Wax. Apoio: Ciroc, Tanqueray, Pranchas Mdio, JR Surfboards, Pranchas Ruba, Skull Surfboards, Kos Blanks, Anasol, Luípa Materiais de Construção, La Creación, Restaurante D’Aquarius, Pousadas dos Soles, Swell Paradouro e Choree Resto Bar. Supervisão: Fecasurf, da Associação de Surf de Imbituba (ASI) e Associação de Surf da Praia do Rosa (ASPR). Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Imbituba. Cobertura: Waves e Surfemais. Realização: Swell Produção de Eventos.

The Legends Pico da Tribo 2018

Resultados da terceira etapa

Local

1 Fernando Alves
2 Ariel Ferreira
3 Ronam Mascarelo
4 Rafael Roxo

Open

1 Marcio Leal
2 Moa Soares
3 Ygor Arakaki
4 Caique Guimaraes

Master

1 Rodrigo Dornelles
2 Riomar Rodrigues
3 Marcio Farney
4 Gustavo Spillere

Grand Master

1 Rodrigo Wazlawick
2 Marcio Leal
3 Zé Paulo
4 Rodrigo Dorneles

Kahuna

1 Roni Ronaldo
2 Mdio
3 Marcos Fino
4 Fabio Gouveia

Grand Kahuna

1 Cardoso Jr.
2 Rubens Farias
3 Junior Maciel
4 Chelo

Longboard

1 Marcio Vilela
2 Jonas Lima
3 Tiago Lima
4 Gabriel Piccoli

Ranking final

Open

1 Andre Zanini – 2.556 pontos
2 Ygor Arakaki – 1.710
3 Moa Soares – 1.431
4 Daniel Pedreira – 1.430

Master

1 Riomar Rodrigues – 2.800
2 Adriano Lemos – 1.997
3 Andre Zanini – 1.612
4 Jorge Correa – 1.385

Grand Master

1 Rodrigo Wazlawick – 2.312
2 Roni Ronaldo – 2.241
3 Adriano Lemos – 1.938
4 Alvaro Bacana – 1.916

Kahuna

1 Roni Ronaldo – 2.900
2 Mdio – 2.241
3 Rubens Farias – 2.087
4 Marcos Fino – 1.853

Grand Kahuna

1 M.Dio – 2.466
2 Rubens Farias – 2.390
3 Junior Maciel – 2.341
4 Carlos Santos – 1.861