Um final de semana para lá de bom. O Instituto Gabriel Medina (IGM) comprovou com resultados práticos que o projeto iniciado há um ano está no caminho certo. E nada melhor do que mostrar isso em grande estilo, com conquistas num dos principais campeonatos do País nas categorias de base.
Foram três vitórias nas quatro categorias e nada menos que nove atletas entre os 16 finalistas na abertura do Rip Curl Grom Search 2018, nos dias 27 e 28, na Prainha, em São Francisco do Sul (SC).
O time venceu na Grommet (sub 12), com Guilherme Fernandes, dono da única nota 10 do evento e da maior somatória, com 19 pontos de 20 possíveis; na Feminina (sub 16), com Sophia Medina, com apenas 12 anos; e na Iniciante (sub 14), com Caio Costa, que também chegou na final da categoria acima, a Mirim (sub 16), sendo o quarto colocado. Os dois primeiros comemoraram suas primeiras vitórias no Circuito, enquanto que Caio já é um “veterano” e foi campeão Grommet em 2016.
Entre os caçulas, o domínio foi total do IGM. Além do show de Gui Fernandes, Murillo Coura foi o segundo e Ryan Coelho o terceiro. Na Iniciante, mais três finalistas, com Sunny Pires, um dos novos reforços de 2018 na terceira posição e Gabriel de Souza, chegando em nova categoria, em quarto. Na Feminina, Sophia dividiu a final com Júlia Duarte, mais um talento que chegou esse ano no projeto e terminou em terceiro lugar.
O IGM viajou com 22 atletas, que além do transporte, ganharam hospedagem e alimentação, através dos patrocínios pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), do Ministério do Esporte. Charles Saldanha, um dos idealizadores do IGM e técnico de Gabriel Medina, resumiu em uma única palavra a atuação da equipe na Prainha: “Orgulho”.
O coordenador técnico do Instituto, Alex Leco, também enalteceu o desempenho excelente da equipe. “Não poderíamos ter começado o ano de melhor forma. Conseguimos nos destacar dentro de um campeonato renomado, que reúne surfistas de ponta no cenário nacional”, vibrou.
“O IGM mostrou, mais uma vez e, de uma maneira muito clara, que estamos trabalhando no caminho certo e os atletas estão acreditando e permitindo que nosso projeto seja implementando em suas carreiras. Além dos vitoriosos, muitos tiveram apresentações bem emblemáticas no processo de evolução. Foi muito gratificante ver atletas surfando de igual para igual”, comentou Leco.
Ele também destacou a grande performance dos atletas da Grommet, dominando a cena, numa faixa etária que ainda tem muitos anos para ser preparada. “O Gui Fernandes fazendo a primeira nota dez da vida, surfando o tempo inteiro com muita solidez. Fizemos um trio na final, que é muito interessante até dentro dos nossos planos. Categoria que temos um tempo maior para trabalhar”, explicou.
“Na sub-14, o Caio Costa foi implacável. Veio crescendo ao longo do campeonato. Foi mais uma categoria que chegamos com um trio muito forte. Garotos que marcaram resultados interessantes nesse início do ano. As meninas foram sensacionais. A Sophia Gonçalves mostrou muita evolução. A Sophia Medina que sonhava com essa vitória, mesmo sendo uma categoria sub16 e que agora tem possibilidade de conseguir vaga na final internacional”, disse.
E para completar, o coordenador técnico citou novamente Caio Costa, em sua segunda final do dia, desta vez na categoria acima. “Chegou bem cansado, em função do número de baterias disputadas, mas surfou de igual para igual e superou atletas mais experientes. Mostra todo o potencial dele e que temos muita confiança”, relatou.
A segunda e última etapa do Rip Curl Grom Search está marcada para os dias 24 e 25 de fevereiro, na Praia de Geribá, em Búzios (RJ), com a equipe do IGM já confirmada para ter um grande time e ser, novamente, um dos destaques do evento.