Circuito Vicentino

Zé Paulo é atração

Ícone do surfe brasileiro, Zé Paulo participa da abertura do Circuito Vicentino, neste fim de semana (26 e 27), na Praia do Itararé, em São Vicente (SP).

0
Zé Paulo em ação na Indonésia.

José Paulo Neves Ferreira é um ícone do surfe brasileiro. Zé Paulo, como é conhecido no meio surfe mundial, é um apaixonado pelo esporte desde pequeno e já confirmou presença no Circuito South to South de Surf Vicentino 2018, apresentado pela Lines SurfShop, que acontece neste fim de semana (26 e 27), na Praia de Itararé, São Vicente (SP).

O ex-surfista profissional vai disputar nas categorias Master, com inscrições já esgotadas, e na Stand Up. Dono de muitos títulos, esse paulista de São Vicente, aos 49 anos, já foi team manager da equipe da Billabong na América do Sul de 2003 a 2014. Viajou o mundo em busca das melhores ondas do planeta e foi um dos principais comentaristas de surfe nas transmissões da antiga ASP, atual WSL, de 2006 a 2014, encerrando sua participação no Pipe Master, junto com Kelly Slater, na transmissão que condecorou o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe, Gabriel Medina.

Com muita história no surfe, Zé retorna ao berço onde tudo começou, a Praia de São Vicente, desta vez com a sua filha Yasmim Neves, de 13 anos, que está iniciando nas competições. Esta será sua segunda participação em campeonatos e o pai espera que ela tenha destaque entre as meninas.

“Me sinto muito feliz em poder compartilhar com a minha filha a cidade, a praia, e os amigos que fiz durante o início da minha carreira como surfista. Com certeza esse momento único trará muitas boas lembranças e dará continuidade a toda história que agora será escrita através da visão da minha filha, que eu torço para que ela conquiste um lugar no pódio”, relata Zé.

Para ele não será apenas uma competição, mas sim um momento para rever velhos e bons amigos. “É sempre bom poder rever todos os amigos, além de prestigiar o Circuito Vicentino que agora está nas mãos de pessoas que trabalham sério pelo esporte e merecem nosso apoio e participação. Espero que essa nova fase do surf Vicentino traga grandes benefícios para nossos atletas que irão representar a cidade e quem sabe, um dia, o Brasil, pelo mundo afora”, finaliza.

Ao lado de Kelly Slater e Gabriel Medina no Taiti.

Para o presidente da Associação São Vicente de Surf (ASVS), o ex-surfista profissional Lucinei Mallas, ter Zé Paulo como um dos competidores em duas categorias só enriquece o Circuito. “O Zé tem muita história no surfe competição. Ele é um excelente surfista. Com muita experiência. Já morou um tempo na Indonésia e foi chefe de equipe da Billabong. Um atleta com muitos resultados expressivos, tanto no amador como no profissional e para nós é uma honra poder realizar um evento com um atleta deste nível entre a nova geração da cidade”, explica.

Na bagagem ele carrega muitas temporadas no Havaí e na Indonésia. Como competidor acumulou títulos como o vice-campeão brasileiro amador e profissional; Campeão do Seaway Classic Recife; Campeão Hollywood Surf Itamambuca; Vice Campeão Town e Country Saquarema; Vice-campeão Lighthning Bolt Guarujá; Segundo lugar no Op Pro Joaquina. Ele foi o primeiro Campeão da etapa do Associação de Surf da Baixada Santista, que hoje é a Federação Paulista de Surf; Campeão do Circuito Session Limes em São Vicente e Quitanduva.

Também já foi condecorado pela Câmara Municipal de São Vicente pelo reconhecimento dos resultados obtidos neste esporte. “Eu fui o primeiro surfista a receber esse mérito na cidade pela Câmera dos vereadores. Inclusive, na época, em 91, o atual governador de São Paulo, Márcio França, ficou com a vice-liderança do ranking geral”, relembra.

Sua filha, Yasmim Neves está iniciando nas competições.

Desde 1990, o ex-atleta profissional trocou a cidade de São Vicente para morar na Praia de Camburi, em São Sebastião, litoral Norte de São Paulo. Atualmente é um dos idealizadores da cerveja Sumatra – A Cerveja dos Surfistas, totalmente artesanal produzida com puro malte e lúpulo especial importados da Alemanha e Inglaterra.

“O surfe me trouxe muitas coisas e junto conquistei muitos amigos. Em 2014, eu encerrei meu ciclo ao lado de Kelly Slater e Gabriel Medina, que conquistou o título para o Brasil. Um momento histórico para a minha carreira. Agora, estou centrado no meu novo desafio que é a produção e distribuição da Cerveja Sumatra – The Surfers Beer”. Zé Paulo e sua filha Yasmim Neves vão disputar o evento com apoios da Millenium Brasil, Rubber Stick e pranchas Rip Wave

Inscrições Desde segunda-feira, dia 21, o Circuito South to South de Surf Vicentino 2018, apresentado pela Lines SurfShop está com inscrições abertas aos surfistas de outras localidades do Estado.

Para não sócios a inscrição custa R$ 110,00 na PRO/AM e nas demais categorias R$ 70,00. Interessados devem procurar a Loja Lines SurfShop – Rua Padre Anchieta, 326 – no Centro de São Vicente, São Paulo. Mais informações: (13) 9.7405-9376 e (13) 9.8826-3125.

Vale ressaltar que o Circuito é aberto para surfistas de outras cidades, como forma de promover maior intercâmbio, mas no ranking final, serão declarados campeões apenas os surfistas de São Vicente.

O South to South de Surf Vicentino 2018 é apresentado pela Lines Surf Shop. Patrocínio: South to South. Co-patrocínio: Cacau Center, Rubber Sticky, Keahana, MetalNox. Realização: Associação São Vicente de Surf (ASVS). Parceria: Secretaria de Esportes e Prefeitura Municipal de São Vicente. Supervisão: Federação Paulista de Surf (FPS). Apoios: O Era’s, Ymage, Terraço, CS Noivas, Fuwax, Mega Sorte Loterias, Trifins, Surferia Bar, O Pastelão Delivery, BigFrio, Espaço Bella Mama, Drogaria Boa Vista, E.R.A Resgate, Eko Açai, WM Paraíso dos Doces, Nova Eras, Wave Attack, Mag Surfboards, Shaper Marcelo Mota, Grellet Surfboards, Classic Longboards, RipTide surfboards, MS surfboards, Rolling Surfboards. Divulgação: CRSCom.