As fracas condições do mar nesta quarta-feira levaram a direção do Ballito Pro a promover apenas os quatro confrontos pendentes da segunda fase da prova, que oferece 10.000 pontos no ranking do Qualifying Series.
Os brasileiros Bino Lopes, Hizunomê Bettero e Peterson Crisanto superaram seus adversários nas pequenas ondas de meio metro e séries demoradas, enquanto Jadson André e Michael Rodrigues deram adeus à competição.
Bino foi o primeiro a avançar, totalizando 8.53 pontos para seguir junto com o Top australiano Connor O´Leary, autor de 10.50. Pior para o japonês Joh Azuchi e o francês Marc Lacomare, eliminados da prova.
Na sequência, Hizunomê e Jadson tentaram a dobradinha, mas apenas o paulista se deu bem, totalizando 12.50 pontos para vencer o duelo. Em segundo ficou Jorgann Couzinet, da Ilha Reunião, com 10.64, seguido por Jadson (9.60) e o japonês Hiroto Arai (7.96).
Finalizando a segunda fase, Peterson Crisanto comandou as ações com 13.10 pontos, deixando para trás o norte-americano Michael Dunphy (9.26), Michael Rodrigues (7.97) e o basco Aritz Aranburu (7.50).
Na terceira fase, o Brasil ganha os reforços de Deivid Silva, Krystian Kymerson, Marcos Corrêa Jessé Mendes, Thiago Camarão, Mateus Herdy, Samuel Pupo, Luel Felipe, Yago Dora, Ian Gouveia, Flavio Nakagima e Wiggolly Dantas.
A quarta-feira marcou também a definição da vencedora do QS 1.000 Feminino. Ex-integrante da elite mundial, a peruana Sofia Mulanovich roubou a cena e levou a melhor na final contra a australiana Philippa Anderson.