A abertura da quarta e última etapa do CBSurf Junior Tour, na Praia do Flamengo, em Salvador (BA), começou com muito sol e ondas consistentes entre meio e 1 metro nas séries.
Surfistas de nove estados participaram da cerimônia de abertura e neste primeiro dia apenas as categorias masculinas Sub 18, Sub 16 e Sub 14 entraram no mar, ficando o Feminino Sub 18 e Sub 16 para o domingo.
Na Sub 18, os destaques ficaram por conta de Leo Casal (SC) e Taiwan Chan (BA), que tiveram as melhores performances do dia na categoria e avançaram às semifinais.
Na briga pelo título da Sub 18, o catarinense Leonardo Barcelos parou no segundo round, deixando a briga pelo título entre Mateus Sena (RN), Leo Casal (SC) e Felipe Alves (PB).
O Masculino Sub 16 reservou grandes momentos ao bom público presente e entrou no mar após uma paralisação do evento por aproximadamente 40 minutos, por conta de uma chuva de verão muito forte que forçou os organizadores a uma parada por falta total de condições de operar o sistema de som e computação.
Com o sol brilhando forte novamente, o público vibrou com a excelente performance de Heitor Mueller (SC), que fez a melhor bateria do round 1. No segundo round, Mateus Sena (RN) mostrou por que foi o melhor brasileiro no último Mundial da ISA, fazendo o melhor somatório do dia entre todas as categorias com 15.57 pontos em 20 possíveis.
Com a passagem para as semifinais e a desclassificação de Luiz Mendes (SC), seu único concorrente ao título da temporada no segundo round, Mateus Sena (RN) sagrou-se o novo campeão brasileiro Sub 16.
A categoria Sub 14 mostrou a qualidade da nova geração do surfe brasileiro, e já no primeiro round, todos se impressionaram com as performances de Yuri Barros(PB), Leo Casal (SC), Rodrigo Saldanha (SP) e principalmente Ryan Kainalo (SP), que com 15.34 fez a segunda melhor pontuação do dia.
No segundo round, Yuri, Rodrigo e Ryan confirmaram a boa fase e também foram os destaques no avanço às semifinais.
Nesta categoria, o título brasileiro será decidido no domingo entre Heitor Mueller (SC) e Caio Costa (SP).
A chamada no domingo será às 9 da manhã, com o término e o anúncio dos campeões brasileiros individuais e por equipes da temporada de 2018.