Francês Surf Festival

Primeiro evento como reserva

Oitava etapa da Taça Brasil, Francês Surf Festival é primeiro evento realizado no pico alagoano como reserva nacional de surfe.

0
Weslley Dantas, atual campeão brasileiro 2023, na Praia do Francês.

O Programa Brasileiro de Reservas de Surf que visa criar locais destinados à valorização e conservação de ondas icônicas e seus ecossistemas de surfe recentemente elegeu as quatro primeiras reservas nacionais. Uma delas é a Praia do Francês, Marechal Deodoro (AL), por sua relevância ambiental, cultural e econômica, e agora faz parte da Rede Brasileira de Reservas de Surf, que visa proteger e promover esses ecossistemas únicos. A seleção das praias foi baseada em critérios rigorosos que avaliam a qualidade das ondas, o ecossistema, a história do surfe local e o engajamento da comunidade.

E foi no pico que a CBSurf realizou a oitava etapa do circuito da divisão de acesso ao Dream Tour, a Taça Brasil 10000, com o CBSurf Francês Surf Festival 2024, apresentado pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude do Governo de Alagoas. O evento  foi o primeiro campeonato de surfe no Francês com o título de Reserva.

Além do Francês, Itamambuca (SP), Regência (ES) e Moçambique (SC) foram selecionadas pelo Programa, coordenado pelo Instituto Aprender Ecologia em parceria com a Conservação Internacional. Essas áreas foram escolhidas por sua relevância ambiental, cultural e econômica, e agora fazem parte da Rede Brasileira de Reservas de Surf.

 Fabricio Bulhões, vencedor da etapa.

Foi no paraíso alagoano que a liderança do circuito da Taça Brasil 2024 está sendo decidido. A última sexta-feira (25) foi dia de classificar os homens nas disputas da terceira e quarta fase da competição. Recordes foram batidos e novos protagonistas tomaram a cena. O cearense Mathias Ramos repetiu a boa performance, quando pontuou a maior nota empatado com Matheus Sena com 7.83 pontos, e fez a melhor nota de todo o campeonato até então, 9.17. Empatando com o Weslley Dantas, com o somatório de 15.67 feito na quarta fase na mesma bateria que eliminou Mathias. Luan Ferreyra (PE), Ryan Kainalo (SP), Yuri Barros (PB) e Wesllley Dantas (SP) aparecem como favoritos ao título da etapa.

Os campeões da etapa foram Larissa dos Santos e Fabrício Bulhões, que levantaram o troféu no último domingo (27).

Socializando com a comunidade ao mesmo tempo servindo com base em estudos acadêmicos, o CBSurf Francês Surf Festival 2024 recebeu alunos do oitavo período do curso de Educação Física do Centro Universitário CESMAC que se aprimoraram na gestão do esporte e lazer na praia.

Estimulada pela medalha de ouro de Italo Ferreira nas Olimpíadas de Tóquio 2020, a professora Christianne Tenório assessorada pelo instrutor de surfe da praia do Francês, Dema, apresentou a parte técnica do esporte ministrando aulas para a professora dar a remada inicial do projeto de colocar o surfe na grade curricular da Universidade.

Equipe da CESMAC com Rodrigo Bareja, diretor de comunicação da CBSurf.

“Fiz aulas com o Dema, achei super interessante ter essa experiência maravilhosa junto aos atletas aqui do Francês, ele ajudou muito a gente desde o começo até agora. Achei interessante que os alunos soubessem como eram as regras. Foi bacana para que os meninos entendessem um pouco como é que funciona a gestão de uma competição nacional. Ver essa realidade da CBSurf é super importante para eles observarem como mexe com o comércio local, na gestão de pessoas e do próprio esporte. Eu achei interessante a associação da parte teórica com a prática. Agora eles vão fazer aulas de surfe semana que vem para terem essa vivência”, explica a professora.

O CBSurf Francês Surf Festival 2024 foi o oitavo evento válido pelo circuito da Taça Brasil 2024. Após a sétima etapa realizada em São Chico (SC) o ranking está assim:

Feminino

1 Silvana Lima (CE) – 25500 pontos

2 Nathalie Martins (PR) – 21500

3 Larissa dos Santos (CE) -19400

4 Julia Duarte (RJ) – 19150

5 Juliana dos Santos (CE) – 16400

6 Analu Silva (PB) – 16250

7 Julia Santos (SP) – 15700

8 Monik Santos (PE) – 14250

9 Alexia Monteiro (RS) – 13450

10 Potira Castaman (SC) – 12850

Masculino

1 Yuri Barros (PB) – 15850 pontos

2 Luan Ferreyra (PE) – 15850

3 Artur Silva (CE) – 14700

4 Rickson Falcão (RJ) – 14.500

5 Michel Roque (CE) – 13350

6 Israel Junior (RN) – 13100

7 Thiago Eduardo (CE) – 12500

8 Rafael Veluto (CE) – 12000

9 Giovani Pontes (SP) – 1600

10 Samuel Joca (RN) – 11300

Francês Surf Festival

Realização: Confederação Brasileira de Surf – CBSurf com colaboração da Federação de Surf do Estado de Alagoas – FESSEA

Patrocínio: Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude do Governo de Alagoas e Jisk

Apoio: Prefeitura de Marechal Deodoro, ASPF, Sococo , Surfland Brasil , Açai da Hora

Sobre a CBSurf

Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf.

A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.

A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf.

Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro.

A CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surfe brasileiro.