Com surfistas do Ceará a Santa Catarina, o CBSurf Júnior Tour 2018 tem sequência neste sábado e domingo (4 e 5), na praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.
A Prefeitura de São Sebastião apresenta Maresia Júnior SP 2018 terá em ação cinco categorias, quatro delas valendo vagas para formar a seleção ISA World Junior Surfing Championship, o Mundial Sub18, na Califórnia (EUA). O evento terá transmissão ao vivo pela internet, no site da Federação Paulista de Surf.
Diretor técnico do Circuito, Marcos Bukão também membro da ISA, destaca a importância e força da competição, sobretudo com a participação das equipes do Sul e Sudeste. “2018 é o ano que costumo dizer: O brasileirão voltou! Temos um circuito mais bem distribuído e o que é mais importante, muito mais representativo, com as equipes participando com forças máximas, o que nos permite dizer que temos os melhores juniores do País em Maresias”, diz.
Na Sub 18 e na Sub 16, no Masculino e na Feminina, os dois melhores do ranking serão convocados pela Confederação Brasileira, que ainda convidará um terceiro atleta em cada categoria. A competição também contará com a Sub 14, esta valendo pontos para a disputa do título no final do ano.
Entre as forças presentes em Maresias, destaque para a Paraíba, que chega com três atletas com chances reais de integrar a seleção brasileira nos Estados Unidos. Felipe Alves da Silva é o líder da Sub 18; Kauã Hanson, o terceiro da Sub 16; e Nalanda Carvalho, a vice-líder da Sub 18 (e também foi a quarta na Sub 16). “Estou muito animada e, se Deus quiser, vai dar tudo certo”, afirma a surfista de 16 anos.
Outros dois nomes fortes competem por seus estados, mas podem ser considerados talentos locais de Maresias. Leonardo Barcelos, de Santa Catarina, foi o segundo na Sub 18 e Júlia Duarte, do Rio de Janeiro, a terceira na mesma faixa etária feminina, e ambos moram atualmente em Maresias, integrando o Instituto Gabriel Medina. Na Sub 16, a carioca Maju Freitas foi segunda e tem a vantagem de conhecer bem o pico, por também ter treinado no IGM em 2017.
Entre os paulistas, Sophia Medina é “prata da casa” e aparece em terceiro no ranking. Sua prima, Isabela Saldanha também mora em Maresias e está em quarto lugar na Sub 18. Mas sem dúvida, a principal estrela do evento é a catarinense Tainá Hinckel, líder da Sub 18 e da Sub 16. A surfista conhece muito bem as ondas de Maresias, onde já competiu e venceu várias vezes e tem na “bagagem” até mesmo experiência em etapa do CT.
A lista dos cotados também conta com o baiano Davi Mendes, líder da Sub 16, o potiguar Mateus Sena e o catarinense Luiz Mendes, segundo e quarto na mesma faixa etária. Na Sub 18, aparecem o pernambucano Cauan Nunes e o cearense Cauã Costa, terceiro e quarto colocados. Já na Sub 14, Caio Costa defende a ponta do ranking, competindo em casa e com o apoio da torcida.
Heitor Muller, de Santa Catarina, é o vice-líder, seguido do cearense Adriano de Souza, que não só tem o mesmo nome do brasileiro campeão mundial do CT em 2015, como é patrocinado pelo ídolo. Completa a lista dos primeiros colocados, o potiguar Adauto Sena, na quarta colocação.
O evento válido pelo Brasileiro de Base abre a programação em Maresias, que também contará, no outro final de semana com a segunda etapa do CBSurf Pro Tour, com a Prefeitura de São Sebastião apresenta Maresia Pro SP 2018, com R$ 80 mil em premiação para as categorias masculina e feminina, sendo R$ 10 mil aos vencedores. As inscrições seguem abertas e devem ser feitas pelo e-mail marcosbukao@bol.com.br.