A Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) comemora o sucesso da etapa de abertura da Taça Brasil 2025, que acontece de 17 a 23 de fevereiro, na Praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante (CE). Com cerca de 200 atletas inscritos, a etapa distribui R$ 250 mil em premiação e 10 mil pontos no ranking reunindo surfistas de todo o país em busca de uma vaga no Dream Tour, a elite do surfe nacional. Este é um início de ano promissor para o surfe brasileiro refletindo o crescente interesse e a competitividade no cenário nacional.
A etapa, apresentada por Mormaii, conta com o patrocínio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, sob a liderança do prefeito Marcelo Teles em trabalho conjunto ao secretário de Esporte e Juventude Muller Rodrigues. O evento também tem o apoio da Secretaria do Esporte e Juventude do Estado do Ceará, comandada pelo secretário Rogério Pinheiro. A colaboração entre as esferas municipal e estadual tem sido fundamental para a promoção e o desenvolvimento do surfe na região.
A Praia da Taíba fica a cerca de 70 km de Fortaleza, numa viagem de aproximadamente uma hora, pela CE-085, em direção ao Cumbuco, Pecém e outras praias da região. É um beach break, com picos variados de direitas e esquerdas. Quebra melhor com ondulação de norte e nordeste funcionando melhor na maré secando ou enchendo. A temperatura da água é quente todo o ano e não precisa de roupa de borracha. Hoje é uma das melhores ondas do Ceará e o verão é o melhor período de ondas do estado. A previsão já começa a apresentar um bom swell de Norte na janela da competição.
O vice-presidente e diretor técnico da CBSurf, Paulo Moura, destacou a importância do evento e do cenário nordestino para o surfe brasileiro. “É com muita alegria que iniciamos nosso novo mandato, focados em manter o bom trabalho realizado na primeira gestão, garantindo que os circuitos continuem acontecendo com a melhor qualidade, tanto na execução quanto na premiação e no nível técnico. Estamos muito felizes por começar o circuito brasileiro agora em fevereiro, na Praia da Taíba, no Ceará — um estado que é berço de grandes atletas e campeões. É mais do que justo abrir o circuito brasileiro no Nordeste. Seguimos motivados para fazer de 2025 um ano de esperança, realizações, crescimento e muita alegria para o surfe brasileiro”.
A CBSurf, em parceria com a Federação de Surf do Estado do Ceará, presidida por Amélio Jr., e o Instituto Brasil Sem Fronteiras (IBESF), está comprometida em oferecer uma competição de alto nível, garantindo toda a infraestrutura necessária para atletas e público. A etapa será transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY e no site oficial da CBSurf, permitindo que entusiastas do surfe acompanhem cada detalhe das disputas.
Sobre a CBSurf
Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surfe brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surfe, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais brasileiros, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surfe brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabeleceu um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.