Os olhares do mundo do surfe estão apontados para o Brasil, mais precisamente para Itaúna, Saquarema, onde a partir do dia 23 de junho será disputada a oitava etapa do Championship Tour, o CT, da World Surf League (WSL).
O Brasil hoje é um dos principais players do circuito, entretanto nem sempre foi assim. O domínio australiano e americano sempre foi a tônica da competição e para lembrar um pouco dessa época, voltemos ao ano de 1978, quando então jovem Cheyne Horan, aos 18 anos, venceu o icônico Waimea 5000, tornando-se o primeiro gringo a sagrar-se campeão em águas brasileiras.
De acordo com registros da época uma multidão com cerca de 20 mil pessoas se aglomerou no Arpoador para assistir os tops da época. Nomes como Daniel Friedmann, Pepê Lopes, Valdir Vargas, Peter Townend (vice campeão da etapa), Michael Ho, entre outros faziam parte da cena.
Na seleção brasileira da época, o jovem talento Cauli Rodrigues representou ficando com a terceira colocação na edição vencida por Horan. A competição foi um marco para o surfe internacional tendo como ápice a final entre Horan e seu mentor e compatriota, Peter Townend. Na final os sete juízes responsáveis pela decisão não chegaram a um consenso unânime: três votaram a favor de Horan, um para Townend e três consideraram o confronto um empate.
Destaques da época como Jim Banks e Steve Jones além do o líder do ranking da IPS (International Professional Surfers) na época, Rabbit Bartholomew, ficaram em nono lugar, recebendo um prêmio de apenas US$ 100 cada um.
1. Cheyne Horan (Aus) $4,000
2. Peter Townend (Aus) $2,000
3. Cauli Rodriguez (Bra) Hans Heiderman (Hi) $800 each
5. Ian Cairns (Aus) Buzzy Kerbox (Hi) Michael Ho (Hi) Critter Byrne (Aus) $400 each
Nota da redação: No ano de 1976, o Brasil teve a honra de ser escolhido como sede de uma das etapas do primeiro circuito mundial de surfe. Essa competição recebeu o nome de “Waimea 5000”, em referência ao prêmio em jogo no valor de US$ 5 mil.
Ao longo dos anos de 1976 a 1982, ocorreram seis edições do evento “Waimea 5000”. Todas elas tiveram como local principal o Arpoador, no entanto, as finais das edições de 1977, 1978 e 1982 foram disputadas, respectivamente, no Quebra-Mar, na praia do Diabo e na Prainha.