No último domingo (17) aconteceu a primeira etapa do Circuito APGS de Surf 2021, organizado pela Associação Praia Grande de Surf (APGS) e homologado pela Federação de Surf do Estado de São Paulo (SPSurf). O evento aconteceu na Praia do Boqueirão, em Praia Grande (SP), e distribuiu os primeiros pontos para eleger o campeão municipal 2021.
No sábado, foram definidos os campeões de sete categorias, com destaques para os atletas da cidade sede. Kemily Sampaio venceu a Sub 18 e Carol Bastides a Sub 14. O local Vini Palma foi implacável e venceu em três categorias, Sub 10, 12 e 16. O guarujaense John Muller venceu a Sub 14. O título de campeão da categoria Longboard ficou com o itanhaense Carlos Eduardo.
O domingo começou com condições difíceis, vento forte, chuva e ondas mexidas, exigindo o máximo de todos os competidores. No entanto, no decorrer do dia o mar foi melhorando e altas ondas rolaram na praia do Boqueirão para finalizar o evento.
A primeira bateria a entrar no mar foi da categoria Longboard Feminino, com a santista Kaylane Souza sagrando-se campeã. Outras duas santistas garantiram o segundo e terceiro lugar, Gabriela Andrade e Nicole Aranha, respectivamente. A quarta colocação ficou com a praiagrandense Debora Balbino.
Na categoria Stand Up, a disputa foi acirrada, com o vicentino Leo Gimenez levando a melhor e seu pai, Luk Luciano garantiu a vice-liderança. Já o terceiro e quarto lugar ficaram para os praiagrandenses Makaruba e Karl Stricker, respectivamente.
As disputas da categoria Kahuna, para os atletas com mais de 45 anos, chamaram a atenção do público. O surfista vicentino Luk Luciano virou na última onda e garantiu o título, deixando o santista Edson Vieira com a segunda posição. O terceiro lugar ficou para o surfista de Praia Grande, Leandro Pereira e quarta colocação com Marcos Matsubara.
Na Sub 18 Masculina, a primeira colocação ficou para Tierres Alves, de Mongaguá e o vice com o santista Noa Danucalov. Em terceiro lugar ficou o sebastianense Chandler Ribeiro. A quarta posição foi conquistada por Gustavo Giovanardi.
A praiagrandense Kemily Sampaio, além de levar a Sub 18 no sábado, mostrou sua superioridade e sagrou-se campeã da Open. O segundo lugar ficou para a santista Kaylane Souza e a terceira posição com Luany Ribeirinho, de Mongaguá. O quarto lugar ficou para outra santista, Gabi Muntaner. “Essa foi a primeira vez que eu venci na minha cidade e só tenho a agradecer a minha família e aos meus apoiadores”, disse Kemily.
Luan Carvalho deu um show de surfe e venceu a categoria Open Masculina. Para levantar o caneco, o praiagrandense surfou muito durante todo o evento, tirando até a melhor nota da etapa, um 9,83. Diego Bispo ficou com a vice-liderança. O vicentino Antony Silva fechou na terceira posição e Gabriel Novaes, da Praia Grande, na quarta colocação.
Apresentação Surfe Adaptado
Durante os dois dias de evento as apresentações do surfe Adaptado foi um show à parte para o público que prestigiou a primeira etapa do Circuito APGS de Surf 2021.
Os atletas deixaram suas marcas nas mentes e corações de muitas pessoas e mostraram que o surfe é uma poderosa ferramenta de inclusão social. Quatro atletas se apresentaram, são eles Thiago Dantas, Richard Dias, Wendel Sabino e Malu Mendes, campeã mundial do surf ISA Parasurfing 2020.