Depois de anunciar o fim da vitoriosa parceria com o padrasto Charles Saldanha, o bicampeão mundial Gabriel Medina, 27, terá o aussie Andy King como técnico na perna australiana do Championship Tour.
Ex-treinador de nomes como Julian Wilson e Mick Fanning, King possui ampla experiência como coach. Ele também é ex-competidor do Qualifying Series e já comandou as categorias de base da seleção australiana de surfe.
Aos 27 anos, Gabriel decidiu viajar sem a companhia de Charles Saldanha depois de mais de 15 anos de uma parceria de sucesso. Com o padrasto como técnico, ele alcançou os dois títulos mundiais, além de 14 vitórias em etapas na elite mundial.
Agora, ele terá o auxílio de King na busca pelo tão sonhado tricampeonato mundial. O primeiro desafio é a Newcastle Cup, segunda etapa do Championship Tour. Vice-líder do ranking, Medina já carimbou passaporte à terceira fase da prova.
Conheça Andy King Local de Cronulla Beach, em Sydney, Andy King encontrou no surfe uma forma de se manter longe do alcoolismo do pai e dos problemas em casa.
Em 1996, ele fez sua estreia no Qualifying Series, a divisão de acesso ao Championship Tour. No circuito, ele chegou a ficar entre os Top 30, mas nunca conseguiu a classificação para a elite mundial.
Em 2004, Andy King se envolveu em uma briga em Cronulla, levou um soco na cabeça e perdeu totalmente a audição. Graças a um implante de cóclea, pago por meio de uma vaquinha organizada por Kelly Slater, Mick Fanning e Mark Occhilupo, ele recuperou parte da audição, mas a carreira como profissional ficou comprometida.
Então, King passou sete anos na Red Bull desenvolvendo programas de treinamento para jovens surfistas, antes de assumir o cargo de técnico nacional no Hurley High Performance Center, na Gold Coast. Trabalhou ao lado de Mick Fanning, Julian Wilson, Tiago Pires e atualmente também é o responsável pelos treinos de Seth Moniz na Austrália.