Faltam dois dias para o início da janela do Margaret River Pro. A etapa é a quinta parada da elite mundial do surfe em 2023 e define quem segue na temporada e quem cai para o Challenger Series. A primeira chamada acontece nesta quarta-feira (19), às 20h (de Brasília).
De acordo com o Surfline, site oficial de previsão das ondas da etapa, o máximo de tamanho previsto até o momento é de 8 a 10 pés durante dois dias, porém o vento esperado é maral. A direção do swell para todos os dias é de Sudoeste e o tamanho indicado é da face das ondas. A janela vai até 30 de abril.
Ver essa foto no Instagram
No primeiro dia de janela a região de Margaret River, na Austrália Ocidental, pode ter ondas de 4 a 5 pés, com vento terral pela manhã e lateral ao longo da tarde. No dia seguinte as séries podem passar dos 6 pés durante a tarde. O mar amanhece com ondas de 4 a 6 pés e o vento sopra terral, mas vira para lateral e maral a partir do final da manhã.
As ondas já ficam maiores no terceiro dia da janela e podem chegar aos 8 pés. O vento segue a mesma tendência, com terral cedo e maral à tarde. Os dois dias seguintes podem ter ondas de 8 a 10 pés, porém o vento maral pode danificar a formação. Dali pro final os dois melhores dias terão ondas até 6 e até 8 pés.
O Brasil participa da prova com nove surfistas, sendo oito homens e uma mulher. Jadson André e Miguel Pupo seguem fora do circuito por motivo de lesão, assim como o marroquino Ramzi Boukhiam. O australiano Jack Robinson também está fora por contusão. As vagas foram preenchidas por australianos.
João Chianca usará a lycra amarela de líder do ranking. Filipe Toledo (3º), Caio Ibelli (7º) e Yago Dora (9) são os outros brasileiros entre os dez melhores. Gabriel Medina (11º), Italo Ferreira (17º) e Samuel Pupo (21º) também estão entre os 22 melhores que seguirão no circuito da elite para a segunda metade da temporada. Michael Rodrigues (26º) precisa de um bom resultado para continuar no CT 2023. Miguel Pupo (25º) e Jadson André (34º) já estão entre os cortados. Entre as mulheres, as dez melhores continuaram na primeira divisão do surfe.
Margaret River Pro 2023
Round 1 Masculino
1 Caio Ibelli (BRA) x Ian Gentil (HAV) x Ezekiel Lau (HAV)
2 Ryan Callinan (AUS) x Samuel Pupo (BRA) x Jacob Willcox (AUS)
3 Griffin Colapinto (EUA) x Nat Young (EUA) x Reef Heazlewood (AUS)
4 Ethan Ewing (AUS) x Jackson Baker (AUS) x Jarvis Earle (AUS)
5 Filipe Toledo (BRA) x Liam O’Brien (AUS) x Jerome Forrest (AUS)
6 João Chianca (BRA) x Kelly Slater (EUA) x Jack Thomas (AUS)
7 John John Florence (HAV) x Seth Moniz (HAV) x Carlos Muñoz (CRI)
8 Yago Dora (BRA) x Kanoa Igarashi (JAP) x Kolohe Andino (EUA)
9 Leonardo Fioravanti (ITA) x Italo Ferreira (BRA) x Jake Marshall (EUA)
10 Gabriel Medina (BRA) x Rio Waida (IDN) x Maxime Huscenot (FRA)
11 Connor O’Leary (AUS) x Jordy Smith (AFR) x Michael Rodrigues (BRA)
12 Matthew McGillivray (AFR) x Callum Robson (AUS) x Barron Mamiya (HAV)
Round 1 Feminino
1 Carissa Moore (HAV) x Isabella Nichols (AUS) x Sophie McCulloch (AUS)
2 Tyler Wright (AUS) x Macy Callaghan (AUS) x Johanne Defay (FRA)
3 Molly Picklum (AUS) x Brisa Hennessy (CRI) x Bronte Macaulay (AUS)
4 Caitlin Simmers (EUA) x Stephanie Gilmore (AUS) x Lakey Peterson (EUA)
5 Tatiana Weston-Webb (BRA) x Bettylou Sakura Johnson (HAV) x Courtney Conlogue (EUA)
6 Caroline Marks (EUA) x Gabriela Bryan (HAV) x Sally Fitzgibbons (AUS)