A WSL anunciou nesta segunda-feira (15) as datas e os locais dos quatro eventos da perna australiana do Championship Tour 2021.
Com a confirmação das saídas de Bells Beach e Snapper Rocks, a elite mundial terá três novidades nesta temporada, além do já tradicional evento em Margaret River: Newcastle, North Narrabeen e Rottnest Island.
A primeira parada será entre os dias 1º e 11 de abril em Merewether Beach, Newcastle. O campeonato já havia sido anunciado no começo de fevereiro pela World Surf League.
Depois, os Tops seguem no estado de New South Wales para outra novidade, a disputa em North Narrabeen, Sydney, de 16 a 26 de abril.
A WSL concentrará seus eventos na Austrália em New South Wales e Western Australia, estados que aprovaram a “bolha” e os protocolos de quarentena propostos pela entidade. Já Victoria e Queensland não conseguiram entrar em acordo com a Liga, o que explica as saídas de Snapper e Bells Beach do calendário em 2021.
Em seguida, no mês de maio, o CT desembarca no Oeste australiano para mais dois eventos: o Margaret River Pro, entre os dias 2 e 12, e o inédito Rottnest Search, em Rottnest Island, com janela de espera entre os dias 16 e 26.
Devido à pandemia de Covid-19, os eventos australianos de CT serão realizados com base no fechamento das fronteiras estaduais, seguindo estritamente as diretrizes e restrições dos governos locais.
A WSL entrou em acordo com o governo de New South Wales e fará com que todos os competidores internacionais embarquem em um voo fretado no mês de março, partindo de Los Angeles (EUA) com direção a Sydney.
Uma vez na Austrália, atletas e staff passarão por uma quarentena obrigatória de 14 dias em hotel determinado pelo governo. Após esse período, eles precisarão de autorização médica das autoridades de saúde antes de poderem treinar e se preparar para a competição em Newcastle. A WSL reforçou em nota oficial que o governo não está financiando esta quarentena.
“A WSL está realmente entusiasmada com o retorno do CT à Austrália em 2021, e com a adição de um evento extra”, diz Andrew Stark, gerente geral da WSL na região.
Ver essa foto no Instagram
“Este ano, devido à Covid-19, a perna australiana está muito diferente daquela que estamos acostumados. Embora seja genuinamente decepcionante perder locais como Bells Beach e Snapper Rocks, estamos muito felizes em adicionar Newcastle, North Narrabeen e Rottnest Island à programação”, acrescenta Stark.
Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira, a WSL acrescenta que todas as paradas e datas estão sujeitas a alterações devido às restrições aplicáveis relacionadas à Covid-19, incluindo as restrições de viagens internacionais.
“A WSL implementará um robusto e completo protocolo de saúde e segurança para cada evento durante a etapa australiana do CT, sempre de acordo com as orientações federais e estaduais em relação à Covid-19. Isso inclui medidas de distanciamento físico, verificações de temperatura, limpeza de alto toque aprimorada no local do evento, procedimentos de rastreamento de contato, estações de desinfetante em todo o local do evento e pessoal mínimo no local”, afirma a Liga.
O Championship Tour 2021 deu a largada no último mês de dezembro com as vitórias de John John Florence e Tyler Wright em Pipeline, Havaí. Depois disso, por causa da pandemia de Covid-19, a etapa de Sunset foi cancelada e a de Santa Cruz, na Califórnia, adiada por tempo indeterminado.