A janela da primeira etapa do CT 2025 começa em Pipeline, Havaí, entre os dias 27 de janeiro e 8 de fevereiro e o bicampeão mundial, Filipe Toledo, finalizou sua preparação e está mais que confirmado para a volta ao Tour depois de tirar um ano sabático da elite para focar em sua saúde mental. Toledo reestreia no CT na bateria 10 do Round 1 contra o compatriota Miguel Pupo e o australiano Connor O’Leary.
Clique aqui e confira baterias completas.
Agora, com um novo calendário, a meta do campeão é conquistar o tricampeonato e figurar na seleta lista de atletas que alcançaram o feito.
Em 2024, após competir a etapa de Pipeline, Filipinho tomou a decisão de tirar um ano sabático, no auge da sua carreira, depois de fazer história e se tornar o primeiro brasileiro bicampeão mundial de forma consecutiva. O motivo da escolha foi para cuidar da saúde mental, ficar mais próximo da família, focar nos projetos pessoais e também para se preparar para as Olimpíadas de Paris. Por ser campeão, Filipe poderia tirar o ano de ‘folga’, sem que isso afetasse sua classificação para o ano seguinte.
Para a temoprada de 2025, a meta de Filipe Toledo é conquistar o tricampeonato, e superar ainda mais seus feitos na elite. “No meu último ano, consegui descansar o meu mental e o físico, e aproveitei o tempo livre da melhor forma possível. Agora, vou voltar com tudo, dando o meu melhor como sempre fiz. Quero me tornar tricampeão, com toda a certeza, seria uma marca incrível para a minha carreira”, conta Filipinho.
Neste ano, o CT passou por algumas mudanças no calendário: inclusão da piscina de ondas, em Abu Dhabi; volta dos eventos em Trestles, Snapper Rocks e Jeffreys Bay; e também o Finals, que agora será disputado em Cloudbreak, Fiji. Além disso, o corte de surfistas, que acontecia no meio da temporada, passa a ocorrer na sétima etapa, em Margaret River, Austrália.
“São mudanças positivas. Já tive a oportunidade de conhecer a piscina nova do Kelly Slater em Abu Dhabi, e é muito incrível. Foram incluídos eventos históricos também, então acho que vai ser bem divertido. Estou muito empolgado para voltar a competir no CT neste ano”, diz Toledo.
Sobre Filipe Toledo
Filipe Toledo, 29 anos, é um dos principais surfistas do mundo, natural de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Desde os 16 anos na elite do surfe mundial, Filipinho é o terceiro surfista com mais etapas vencidas (17) em atividade no mundo. Em 2023, após um ano brilhante, se tornou o primeiro brasileiro a ser bicampeão mundial de forma consecutiva. No ano passado, foi um dos três representantes do Brasil nas Olimpíadas de Paris. Além do show que dá surfando, Filipe transcende ao fortalecer a cultura do esporte, apoiando a educação e inspirando as próximas gerações.
Como empreendedor, anunciou sua parceria com a Beyond The Club, clube exclusivo com praia e ondas perfeitas, além de ser sócio da Pasokin, primeira e única marca de paçoquinha produzida nos Estados Unidos e também da Let’s Poke, rede de culinária havaiana, com o intuito de espalhar a cultura local pelo Brasil. Em janeiro, lançou a Ecoboard FT77, a primeira prancha 100% reciclável do mundo, visando trazer acessibilidade, performance e sustentabilidade em um mesmo produto. Recentemente, anunciou o lançamento do IFTT77, o Instituto Filipe Toledo, que será inaugurado em breve, em Ubatuba, sua cidade natal.
Além disso, Filipe faz parte do squad BB, o time de atletas e influenciadores patrocinados pelo Banco do Brasil.