Rip Curl Rottnest Search

CT estreia em Strickland Bay

Com altas ondas e cenário paradisíaco, Strickland Bay recebe pela primeira vez uma etapa do Championship Tour.

Drew Courtney cava na esquerda de Strickland Bay, palco do inédito Rip Curl Rottnest Search.

Palco da quarta etapa da perna australiana do Championship Tour, a reserva de Rottnest Island receberá pela primeira vez uma etapa da elite mundial.

O evento acontece entre os dias 16 e 26 de maio em Strickland Bay, local que oferece esquerdas de qualidade no oeste australiano.

Apesar do excelente potencial para o surfe, o pico está longe de ser um dos roteiros mais famosos para o esporte na Austrália.

A escolha da WSL foi recebida com surpresa, já que que o local pode ser considerado uma espécie de segredo bem guardado pelos australianos.

Strickland Bay é um reef break que pode oferecer ondas tubulares, tanto para a esquerda como para a direita, embora a esquerda seja considerada melhor. É considerado o spot mais consistente da região, mas há outras ondas que não deixam a desejar.

“Rotto Box” é um deles, com tubos pesados que fazem lembrar The Box (Margaret River). Destacam se também Chicken Reef, Stark Bay, Cathedral Rock, Transists, Fruit Bowl ou Radar Reef, dentre outros.

Além do surfe, a região é conhecida por sua grande beleza natural. As atrações são inúmeras, como a água-azul turquesa, areia branca, a natureza abundante e uma fauna rica em espécies nativas. Tudo isso dentro de 19 quilômetros quadrados, com cerca de 300 habitantes.

Além do surfe, a região é conhecida por sua grande beleza natural.Tourism WA
Além do surfe, a região é conhecida por sua grande beleza natural.

Apesar de não ter uma vasta tradição dentro do cenário de competições, Rottnest Island sediou etapas dos Mundial Júnior nos anos 90 e de lá para cá também recebeu alguns campeonatos de menor escala.

Assim como aconteceu em Margaret River, surfistas da região alertam que a onda pode exigir o melhor do preparo físico e mental dos competidores.

“Stricko é uma onda intensa. Lembro-me de ter batido com a cabeça na rocha, depois percebi que estava batendo com a cabeça na parte inferior do recife. Eu fui lavado por baixo dele. Isso aconteceu com algumas pessoas “, descreve o escritor e surfista do oeste australiano Wayne Murphy.

Taj Burrow enfrenta brasileiros

Assim como em Narrabeen, quando Mick Fanning foi convidado, uma lenda do surfe australiano será um dos adversários a ser batido na etapa da Ilha Rottnest. Taj Burrow aceitou ser um dos wildcards do evento, que também terá os australianos Liam O’Brien, Stuart Kennedy, Jacob Wilcox e Kael Walsh, este último vencedor da triagem.

Aposentado em 2016 após uma bateria épica contra John John Florence, Burrow terá um desafio de grande porte pela frente, enfrentando dois campeões mundiais brasileiros já na primeira bateria. Ele encara nada menos que Italo Ferreira e Adriano de Souza no Round 1.

As ausências são o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater, o californiano Kolohe Andino, o australiano Adrian Buchan e John John Florence, que abandonou a etapa em Margaret River após sentir dores no joelho em sua bateria nas oitavas de final.

Taj Burrow volta a competir em uma etapa do Championship Tour.

Os brasileiros chegam ao Rip Curl Rottnest Search defendendo as três primeiras colocações do ranking do Circuito Mundial, com Gabriel Medina, Italo Ferreira e Filipe Toledo na ponta.

No Feminino, Tatiana Weston-Webb, campeã da última etapa em Margaret River, aparece na segunda posição do ranking. Em Rottnest Island, a brasileira encara a aussie Keely Andrew e a japonesa Amuro Tsuzuki na primeira fase.

Acompanhe a cobertura completa do evento aqui no Waves.

Rip Curl Rottnest Search 2021

Primeira fase

1 Griffin Colapinto (EUA), Owen Wright (AUS) e Mikey Wright (AUS)
2 Kanoa Igarashi (JAP), Jack Robinson (AUS) e Jacob Wilcox (AUS)
3 Jordy Smith (AFR), Wade Carmichael (AUS) e Stuart Kennedy (AUS)
4 Filipe Toledo (BRA), Ethan Ewing (AUS) e Liam O´Brien (AUS)
5 Italo Ferreira (BRA), Adriano de Souza (BRA) e Taj Burrow (AUS)
6 Gabriel Medina (BRA), Jack Freestone (AUS) e Kael Walsh (AUS)
7 Ryan Callinan (AUS), Matthew McGillivray (AFR) e Connor O´Leary (AUS)
8 Conner Coffin (EUA), Peterson Crisanto (BRA) e Alex Ribeiro (BRA)
9 Frederico Morais (POR), Jadson André (BRA) e Leonardo Fioravanti (ITA)
10 Jeremy Flores (FRA), Seth Moniz (HAV) e Miguel Pupo (BRA)
11 Caio Ibelli (BRA), Yago Dora (BRA) e Michel Bourez (FRA)
12 Morgan Cibilic (AUS), Julian Wilson (AUS) e Deivid Silva (BRA)

Feminino

1 Stephanie Gilmore (AUS), Bronte Macaulay (AUS) e Macy Callaghan (AUS)
2 Tatiana Weston-Webb (BRA), Keely Andrew (AUS) e Amuro Tsuzuki (JAP)
3 Carissa Moore (HAV), Malia Manuel (HAV) e Mia McCarthy (AUS)
4 Caroline Marks (EUA), Courtney Conlogue (EUA) e Brisa Hennessy (COS)
5 Sally Fitzgibbons (AUS), Isabella Nichols (AUS) e Sage Erickson (EUA)
6 Tyler Wright (AUS), Johanne Defay e Nikki Van Dijk (AUS)

Exit mobile version