Italo Ferreira foi o primeiro brasileiro a entrar na água no segundo dia de disputas do El Salvador Pro 2024, nas ondas entre 4 e 6 pés em Punta Roca. Italo perdeu para o salvadorenho Bryan Perez na bateria 1 da repescagem e deu adeus a competição. O campeão mundial de 2019 começou o embate surfando uma boa série, com manobras fortes de backside, para abrir os trabalhos com 6.5 pontos.
Ferreira continuou forte e pegou mais uma da série, batendo forte de backside e adicionando 4.5 para o somatório. Logo em seguida, Perez pegou a primeira onda, conseguindo conectar fortes batidas e finalizá-la bem, reagindo na bateria com 6.5 pontos. Depois de entrar de vez no duelo, Bryan achou uma onda mais embaixo, conseguindo um tubo rápido, uma rasgada forte e finalizou firme, tirando dos juízes 5.0 pontos e assumindo a bateria.
Faltando 15 minutos para o término, os dois atletas acham boas séries. Italo rende bem, bate forte na direita, finaliza e consegue 5.90 pontos. Logo depois, Bryan pega a onda, rasga forte na manobra de saída, acerta outra e manda um aéreo alto, some na espuma e aparece, rendendo a maior nota do dia até o momento, 8.83 pontos.
Italo, aos 8 minutos finais, precisando de 8.83 para avançar de fase, vai para o tudo ou nada. Ele pega onda da série, acelera, voa e consegue completar o aéreo, mas não suficiente para a virada. Bem no final, faltando 1 min e meio, Italo tenta última cartada, acha mais uma onda, bate forte, mas não finaliza bem e cai.
Placar final, Bryan Perez 15.33 contra 12.40 de Italo Ferreira.