O Brasil está na final do El Salvador Pro. Filipe Toledo deu espetáculo na segunda semifinal do evento masculino, conquistou a maior nota da etapa até o momento e superou Italo Ferreira.
No momento da bateria, as direitas de até 1,5 metro de Punta Roca estavam um pouco irregulares, mas com algumas seções limpas. Italo começou melhor a bateria, com 5.83 pontos contra 4.33 de Filipe. Filipe assumiu a liderança da disputa aos sete minutos. Ele fez uma batida, depois executou um aéreo com revesse e rasgou mais duas vezes. A nota foi 5.00 pontos.
Italo recuperou a ponta aos 15 minutos. Ele rasgou forte e deu mais três pancadas para anotar 6.77 pontos. Filipe passou a necessitar de 7.60 e chegou perto da nota no minuto seguinte, quando fez quatro rasgadas e uma batida na junção. Ele conquistou 7.40.
Filipe precisava de 5.20 pontos para assumir o primeiro lugar. Enquanto Italo pegava várias ondas, porém fracas, Filipe esperava no pico, até que quando restavam oito minutos para o término ele entrou em ação. Filipinho rasgou e voou alto num alley oop completado com segurança, depois voou novamente com reverse na junção. A nota foi a maior do El Salvador Pro até o momento, 9.70.
Italo passou a necessitar de 17.10 pontos para vencer. Ele até trocou de nota, mas não mudou sua situação na bateria e terminou a etapa em terceiro lugar. Filipe agora segue para a final e enfrentará o norte-americano Griffin Colapinto, numa reedição da final da prova portuguesa. Na ocasião deu Estados Unidos.
El Salvador Pro 2022
Semifinais masculinas
1 Griffin Colapinto (EUA) 13.30 x 13.17 Gabriel Medina (BRA)
2 Filipe Toledo (BRA) 17.10 x 13.20 Italo Ferreira (BRA)
Final
Griffin Colapinto (EUA) x Filipe Toledo (BRA)
Semifinais femininas
1 Lakey Peterson (EUA) 12.70 x 9.67 Johanne Defay (FRA)
2 Stephanie Gilmore (AUS) 14.50 X 9.84 Caroline Marks (EUA)
Final
Lakey Peterson (EUA) x Stephanie Gilmore (AUS)