A última etapa do CT em El Salvador, vencida por John John Florence no começo do mês de junho, foi boa para os brasileiros em termos de resultados. Yago Dora, vice-campeão no evento, e Gabriel Medina, semifinalista, se aproximaram dos cinco primeiros do ranking, que se classificam para o WSL Finals. A chegada dos brasileiros é um alerta para o atual quinto colocado, o sul-africano Jordy Smith, que tem 24.790 pontos.
Logo após Jordy, estão Gabriel Medina, 6º lugar com 24.235 pontos; Italo Ferreira, em 7º com 24.045; e Yago Dora, em 8º com 23.835. A disputa pela posição do Jordy terá um tempero a mais. Isso porque Smith, em 2023, deu uma declaração polêmica sobre Italo Ferreira e Gabriel Medina.
Clique aqui e confira ranking completo.
À época, em março de 2023, Jordy disse em um episódio da série How Surfers Get Paid, da revista australiana Stab, não gostar do estilo de Italo e nem do Medina. Primeiro, Smith diz não curtir Italo Ferreira. “Acrobático, mas sem nada a ver com o que eu gosto de ver no surfe”. As declarações no período repercutiram ainda mais em meio à polêmica sobre as avaliações de notas da WSL para brasileiros e estrangeiros.
Ainda falando de Italo, Jordy foi perguntado sobre os bons contratos no surfe e falou: “não sei… não pagaria um centavo a ele (Italo Ferreira)”.
Smith continua e também fala do Medina. “Até o Gabriel, acho ele tão bom, tão consistente, mas para mim existe um elemento de estilo no surfe que tem que estar lá. Eu assisto Dane (Reynolds) o dia todo, Joel (Parkinson), (Tom) Curren, John (John Florence). As longas curvas e é com isso que me identifico, nunca vi o Gabriel fazer”.
Ferreira, logo depois, rebateu as críticas feitas pelo surfista sul-africano.
Italo provocou Jordy nas redes sociais, escrevendo: “Também Jordy, tu só toma pau da gente. Vai gostar como”. O brasileiro também questionou a fala do sul-africano sobre não pagar “um centavo” para vê-lo surfar, afirmando ser um “surfista muito bom, acrobático”.
A próxima etapa do CT começa neste sábado (22) e vai até o próximo dia 30 de junho, na Praia de Itaúna, Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O evento do Brasil pode ser um divisor de águas para os atletas tupiniquins na busca pelo top 5.
Fonte UOL